quarta-feira, outubro 07, 2009

Microsoft traz três aparelhos com Windows Phone ao Brasil


A Microsoft lança nesta terça-feira em todo o mundo a nova versão do seu sistema operacional para telefones, agora chamado de Windows Phone. Três fabricantes vão começar a vender em novembro aparelhos com o sistema no Brasil: Samsung, HTC e LG.

A grande diferença do Windows Phone, de acordo com a Microsoft, é uma nova experiência de uso no telefone, com inteface ajustada para telas sensíveis ao toque.
"Windows Phone não é mais um dispositivo, é um conceito que se materializa em diversos aparelhos dos fabricantes. Serão cerca de 30 celulares com o conceito Windows Phone até o final do ano", explicou Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil. Segundo a empresa, já foram vendidos mais de 1 milhão de smartphones com Windows Mobile no país.
Os aparelhos contam com o serviço MyPhone, que faz backup das informações do celular, e acesso ao Windows Marketplace for Mobile, loja de aplicativos e serviços online.
Os três aparelhos que chegam ao Brasil têm conectividade 3G e serão vendidos inicialmente pela operadora Tim. Samsung Omnia II e HTC Touch2 têm tela sensível ao toque e rodam a versão Professional do Windows Phone, e o LG GW550, com teclado QWERTY integrado, usa a versão Standard do sistema operacional. A Tim não informou os preços sugeridos dos aparelhos.



Feira de eletrônicos no Japão mostra novidades em TVs 3D


A maior feira de eletrônicos do Japão começou nesta terça-feira em Tóquio apresentando as últimas novidades em telas planas, imagens 3D e robótica, apesar da crise econômica ter provocado uma redução no tamanho do evento.

Os principais destaques das novidades mundiais do setor de eletrônicos, que serão apresentadas até o próximo sábado na Ceatec 2009, são as tecnologias que permitem desfrutar das imagens em 3D sem necessidades de óculos, enquanto as telas planas, cada vez mais finas e compactas, continuam sendo as protagonistas.
O número de empresas reunidas nesta edição do evento diminuiu em 27% em relação ao ano passado devido a uma crise que abalou as vendas de eletrônicos domésticos, segundo a agência local Kyodo.
Em um mercado saturado, os fabricantes se apressam em oferecer novas alternativas de entretenimento como as imagens em 3D.
O gigante eletrônico Sony apresenta nesta feira a televisão Bravia capaz de mostrar imagens em 3D, assim como a câmera que gravará imagens neste formato, que chegarão ao mercado em 2010.
Panasonic, Hitachi e Sharp também se juntaram a esta tendência com telas de alta definição que criam ilusão de profundidade.
Para o presidente da Sharp, Mikio Katayama, este formato "deve deslanchar em breve", mas avisou que não será comercializado até que esteja pronto um amplo e constante de fluxo de conteúdos adaptados ao sistema.
Outra novidade que os cerca de 200 mil visitantes da feira poderão conferir é um dos televisores com maior definição do mercado: o modelo Regza da Toshiba com processador Cell PS3, que chegará ao mercado em dezembro por um preço aproximado de 7,6 mil euros.
No setor de robótica, a Nissan apresentou o robô Eporo, um pequeno aparelho com rodas capaz de se movimentar de forma autônoma e cooperativa para encontrar o caminho mais curto e eficaz ao evitar obstáculos.
A tecnologia utilizada nesse robô de pequenas dimensões poderia ser aplicada a veículos maiores para evitar congestionamentos, colisões e tornar o tráfego rodoviário mais eficiente.
Já a Yamaha encantou o público com o robô humanóide "HRP-4C", que cantou uma música acompanhado por um piano automático para demonstrar o funcionamento de uma tecnologia sintetizadora de voz da Yamaha, chamada "Vocaloid".
A empresa japonesa Murata apresentou o seu novo robô uniciclo chamado "Murata-seiko-chan". O robô mede 50 cm, pesa 6 kg e possui vários sensores que são usados para manter o equilíbrio enquanto suas rodas avançam.


Até 2010, mundo terá 4,6 bilhões de assinaturas de celular

O número de assinaturas de serviços de telefonia móvel crescerá para 4,6 bilhões no mundo até o final do ano, graças à contínua expansão em economias emergentes, previu nesta terça-feira a União Internacional das Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês).
Isso significa que duas em cada três pessoas no mundo terá um celular, embora em economias desenvolvidas muitos indivíduos possuam mais de um telefone móvel.
Os usuários de celulares com banda larga devem superar os 600 milhões em 2009, enquanto os assinantes de serviços de internet rápida através da rede de telefonia fixa estariam em 500 milhões, de acordo com a ITU, organização de telecomunicações das Nações Unidas.
Segundo a ITU, suas mais recentes estatísticas ressaltam grandes discrepâncias regionais. Há apenas um assinante de banda larga via telefonia fixa para cada mil moradores na África, enquanto na Europa há 200 assinantes para cada mil pessoas.
O preço de serviços de comunicação, especialmente internet rápida, é relativamente maior na África.

Ibope revela que 53% sente sobrecarga de informações na web

Um estudo do Ibope Mídia divulgado nesta terça-feira em São Paulo tenta mostrar qual o impacto do mundo superconectado na vida da população. Com o nome de "Conectmídia: Hábitos de consumo de mídia na era da convergência", a pesquisa diz que a qualidade da informação importa mais do que a quantidade da informação obtida pelo consumidor: 81% dos entrevistados preferem algo com qualidade.
"O conteúdo se torna protagonista, independente da plataforma que é exposto", explica Juliana Sawaia, gerente de marketing do Ibope Mídia.
De acordo com o estudo, a quantidade de informação pressiona a população: 53% das pessoas têm essa sensação. Entre as mulheres, o número passa para 56%, mas os jovens até 24 anos dizem que conseguem absorver toda a informação e tecnologia disponíveis.
O Ibope Mídia também questionou o comportamento do consumidor em relação às diversas mídias. Cerca de 82% da população paulistana, por exemplo, diz que se dedica a um meio por vez. Na população jovem, quase metade navega na web enquanto assiste televisão ou ouve rádio. Diz o estudo que 45% dos jovens entre 18 e 24 anos baixam filmes e séries da internet, contra uma média de 22% da população em geral.
As redes sociais já fazem parte da rotina de 45% dos entrevistados. Novamente, entre os jovens de 18 a 24 anos, o número sobe para 72%. A pesquisa também identificou mudanças no padrão de consumo. Entre os itens essenciais para o dia a dia, 77% consideram a TV mais importante, seguido pelo celular (70%), computador com acesso à internet (58%) e rádio (46%).
O estudo foi feito com base nas pesquisas Target Group Index e Especial Conectividade feitas pelo Ibope neste ano em todo o Brasil.

TIM irá acelerar plano de investimentos até 2011 no Brasil

A TIM Participações, terceira maior operadora de telefonia móvel do Brasil, irá acelerar seu plano de investimentos de R$ 7 bilhões para o triênio 2009-2011, que busca ampliar a cobertura para serviços de telefonia e de dados em todo o país, afirmou seu presidente-executivo nesta terça-feira.
A TIM Brasil, como é chamada a unidade brasileira da Telecom Italia, irá desembolsar R$ 2,4 bilhões neste ano em investimentos, disse o CEO, Luca Luciani, em entrevista coletiva.
A maior parte desses investimentos deve ir para o serviço de transmissão de dados, que é um segmento em expansão no mercado de telecomunicações brasileiro, afirmou. A TIM Brasil também deve focar na integração acelerada da operadora de DDD e DDI Intelig em seus negócios, segundo Luciani.
A TIM fechou a compra da Intelig em abril, em acordo de cerca de US$ 300 milhões pelo total de ações da empresa, mas o negócio enfrenta obstáculos legais. "Precisamos vender mais dados, em linha com uma estratégia que foca no desenvolvimento de serviços 3G", disse Luciani.
"Estamos acelerando esses planos de investimento", acrescentou.
Ao antecipar investimentos e com a fusão da Intelig nos seus negócios centrais, a TIM deve elevar seu crescimento e lucratividade sem incorrer em custos indiretos, disse o executivo.
Um tribunal de São Paulo obstruiu a compra da Intelig até que a empresa pague US$ 130 milhões de dívidas trabalhistas.
Ao ser perguntado se a TIM estaria preparada para assumir a responsabilidade pela dívida, diminuindo o valor da aquisição, Luciani afirmou que "estamos estudando todas as possibilidades". A TIM Brasil tem "grande interesse no ativo", disse ele.

TSE alerta para e-mail falso para atualizar título


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alertou nesta sexta-feira para uma nova mensagem falsa que está circulando na web e usa o nome da Corte para induzir os eleitores a clicarem em um link que pode remeter a um vírus de computador.
O falso e-mail convoca o eleitor a atualizar o seu título eleitoral com o preenchimento de dados supostamente pendentes, como o telefone e endereço, no prazo de 48 horas, sob o risco de cancelamento automático do documento.
O TSE reiterou que não envia e-mails a eleitores e nem autoriza ninguém a fazê-lo em seu nome.
Os internautas que receberem a mensagem devem apagá-la sem clicar em qualquer link que ela ofereça.