segunda-feira, novembro 08, 2010

Pré-sal: estimativa é de responsabilidade da BG



A Petrobras esclareceu que as informações recentes sobre a estimativa de volume de óleo equivalente recuperável em Tupi, Iracema e Guará no pré-sal da Bacia de Santos são de responsabilidade da BG e foram respaldadas por relatório de empresa de consultoria contratada unicamente pela BG - que, recentemente, elevou suas estimativas para as reservas de petróleo e gás no Brasil em cerca de um terço.

No comunicado, a Petrobras reitera ainda as estimativas já divulgadas de 5 a 8 bilhões de barris de óleo equivalente recuperável em Tupi e Iracema (Bloco BM-S-11) e de 1,1 a 2 bilhões de barris de óleo equivalente recuperável em Guará (Bloco BM-S-9) e também afirma ter informado à BG a necessidade de cumprimento das regras estabelecidas no contrato de operações conjuntas.

A BG adicionou 2,7 bilhões de barris de petróleo equivalente às suas estimativas brutas para os campos de petróleo Tupi, Iracema e Guará na bacia offshore de Santos, elevando a estimativa de recursos brutos recuperáveis de tais campos para 10,8 bilhões de barris de petróleo equivalente.

A Petrobras julga relevante a conclusão dos poços que estão em perfuração na área do Plano de Avaliação de Tupi para a divulgação de informações adicionais sobre volumes recuperáveis em Tupi e Iracema. "Na área do Plano de Avaliação de Guará, a Petrobras considera importante a perfuração de novos poços de delimitação e a realização de um Teste de Longa Duração para a revisão da estimativa de volume anunciada".

Fonte: http://www.monitormercantil.com.br/