domingo, fevereiro 05, 2012

Petrobras fecha parceria com Weatherford buscando aporte tecnológico ao pré-sal


SÃO PAULO – A Petrobras (PETR3, PETR4) assinou um memorando de parceria com a Weatherford Indústria e Comércio. A companhia é provedora de soluções de bens e serviços no segmento de petróleo e gás e atende à indústria mundial de exploração e produção.

O acordo visa identificar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento ligados à atividade de exploração e produção de petróleo e gás, cujo desenvolvimento seja de interesse comum.

Aporte tecnológico ao pré-sal
De acordo com comunicado da petrolífera, a companhia tem procurado associar-se a diversos atores que possam contribuir com a necessidade de um contínuo desenvolvimento tecnológico ao pré-sal.

“Além de universidades e institutos de pesquisas no Brasil e no exterior, têm sido identificadas empresas com porte e estrutura de engenharia, conhecimento e tecnologia que possam colaborar com estes esforços”, explicou a petrolífera em nota.

Fonte: InfoMoney Por (Nara Faria)

Petrobras anuncia descoberta de petróleo e gás na Amazônia


A Petrobras anunciou nesta sexta-feira a descoberta de uma nova acumulação de óleo e gás na Bacia do Solimões, no Amazonas. Em comunicado ao mercado, a companhia informou que a reserva, localizada no Município de Coari, a 25 km da província petrolífera de Urucu (AM), indicou capacidade de produção diária de 1.400 barris de óleo de boa qualidade (41º API) e 45 mil metros cúbicos de gás, na Formação Juruá.

O poço foi perfurado a uma profundidade final de 3.295 m. “Este é o segundo sucesso exploratório no Bloco SOL-T-171, onde já está em andamento, desde 2010, o Plano de Avaliação da Descoberta do poço 1-BRSA-769-AM, informalmente conhecido como Igarapé Chibata”, afirmou a Petrobras.

Segundo a companhia, confirmada a viabilidade econômica das descobertas, elas viabilizarão a criação de um novo polo produtor de petróleo e gás natural na Bacia do Solimões. A empresa detém 100% dos direitos de exploração e produção na concessão. A companhia produz diariamente no Amazonas 53 mil barris de óleo e 11 milhões de metros cúbicos de gás natural além de 1,3 mil t de GLP.

Fonte: Reuters News