segunda-feira, agosto 20, 2012

Alunos de 14 cursos são certificados pelo Prominp

Trezentos e sete dos cursos de qualificação oferecidos pelo Programa de Mobilização da Indústria

Rio de Janeiro (RJ) - Alunos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp) foram certificados nesta sexta-feira (17/08), em Macaé. Os diplomas foram entregues aos formandos do primeiro semestre dos cursos de Ajudante de Cozinha, Cozinheiro, Saloneiro, Assistente de Logística, Caldeireiro, Plataformista, Pintor, Projetista Eletricista, Eletricista de Manutenção, Instrumentista Reparador, Mecânico de Ajustagem, Mecânico de Manutenção e de Turbomáquina com ênfase em Instrumentação e em Manutenção.

A participação no curso abre novos horizontes para Ewerton dos Santos. O cozinheiro, que atualmente trabalha num hotel, persegue uma vaga para trabalhar embarcado. “Já atuava em cozinha e o curso foi muito importante para eu aprender sobre as peculiaridades do manuseio dos alimentos numa plataforma offshore. Sei que o curso é muito reconhecido e estou com boas expectativas”, disse.

Criado em 2003, o Prominp tem como um de seus objetivos, suprir a crescente necessidade de profissionais devidamente qualificados para atender as demandas geradas pelo crescimento do setor de petróleo e gás. Para isso, criou o Plano Nacional de Qualificação Profissional - PNQP, que capacita milhares de profissionais em cursos de nível básico, médio, técnico e superior. Até junho deste ano, foram 88.136 pessoas qualificadas, em 185 categorias profissionais, com investimentos de R$ 235,7 milhões da Petrobras.

Representando o gerente geral da Unidade de Operações da Petrobras na Bacia de Campos, Joelson Falcão Mendes, Reinaldo Costa Silva, gerente de Contratação de Bens e Serviços, falou sobre os investimentos da Companhia em qualificação e as oportunidades que o Prominp oferece aos participantes. “Os planos de gestão da Petrobras evidenciam a importância que a empresa dá a programas como o Prominp. Aos 35 anos, a Bacia de Campos precisa mais que nunca do empenho de jovens interessados em atender às demandas do setor e, para isso, temos um trabalho muito frutífero voltado para o desenvolvimento de mão de obra em atendimento aos novos empreendimentos ou àqueles já em andamento”.

Para a coordenadora regional do Prominp, Eliete Rosado, a participação das empresas parceiras nas iniciativas do Prominp evidencia o potencial do programa. “Temos recebido um retorno positivo quanto aos profissionais que inserimos no mercado”, completou.

Com mais de 75 funcionários oriundos do Prominp, a empresa de perfuração de Ensco reconhece o potencial dos alunos dos cursos de qualificação do programa. “As avaliações que recebemos de nossos supervisores sobre os funcionários oriundos do Prominp são muito boas. Os cursos oferecem uma excelente base para funções iniciais e temos uma expectativa muito boa quanto ao potencial de desenvolvimento deles na empresa”, disse Mariana Andrade Freitas, Supervisora de Recrutamento e Seleção.

Petrobras aponta nova reserva gigante no pré-sal de Santos

A Petrobras encontrou um novo reservatório gigante no pré-sal da Bacia de Santos, no que poderá se tornar uma das maiores descobertas do Brasil ao lado de campos como Lula e Guará, localizados na mesma região. O prospecto de Carcará, descoberto pela estatal em parceria com a portuguesa Galp e as brasileiras Queiroz Galvão e Barra Energia, é uma das mais signicativas descobertas já realizadas no pré-sal, afirmou à Reuters o presidente da Barra Energia, João Carlos de Luca.

Sem citar volumes, Petrobras e sócias comunicaram ao mercado brasileira nesta segunda-feira a existência de uma coluna de óleo de mais 400 metros no poço ainda em perfuração no prospecto de Carcará. “Esta coluna de 400 metros está entre as mais expressivas… É umas das mais significativas descobertas já realizadas no pré-sal …”, afirmou o executivo na noite desta segunda-feira, após a divulgação ao mercado pelas companhias.

A descoberta em Carcará já havia sido anunciada em 20 de março deste ano, mas a continuidade da perfuração revelou uma enorme coluna de óleo. “Esse dado mostra que o reservatório deve ser comparável a descobertas muito importantes no País, como Lula e Sapinhoá (ex-Guará”, disse uma fonte familiarizada com o assunto, pedindo anonimato.

O campo de Lula, antes denominado Tupi, possui pelo menos 5 bilhões de barris de óleo equivalente. O tamanho da área total do reservatório, entretanto, ainda não foi apurado, segundo Luca. “Ainda é cedo para falar em volumes … não temos esse dado da área …Por isso não podemos comparar ainda com Lula ou outros campos”, afirmou ele. “Com uma coluna de petróleo deste tamanho, não me surpreenderá se Carcará for um campo de Lula”, disse Cleveland Jones, geólogo de petróleo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Localizado a 232 km do litoral do Estado de São Paulo, em lâmina d’água de 2.027 m, o poço ainda está sendo perfurado dentro da zona de óleo, a 6.213 m de profundidade, “com o objetivo de determinar a espessura total dos reservatórios portadores de petróleo bem como a presença de zonas de interesse mais profundas”, afirmou a Petrobras em nota.

O executivo atenta para a boa qualidade do reservatório, de petróleo de 32 graus API, do tipo leve. A Petrobras é operadora do consórcio (66%) em parceria com a Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda. (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).

Fonte: Reuters News