segunda-feira, maio 14, 2012

Estágio em Engenharia de Petróleo na Petrobras em Natal -RN

Enfermagem, geologia, , Administração, Comunicação Social - JornalismoComunicação Social - Publicidade e Propaganda, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Petróleo Técnico em Geologia e Mineração e Técnico em Mecânica.
Inscrições
As inscrições ocorrerão do dia 07/05/2012 ao dia 14/05/2012 no horário de 08:00h às 11:00h e de 14:00h às 17:00h, na Casa da Industria, sede do IEL/RN (Av. Sen. Salgado Filho, 2860, Térreo, Lagoa Nova).  
Clique aqui e leia o Edital.  no Site IEL RN.
Boa sorte!

5 mil bolsas no exterior para estudantes brasileiros

A parceria com a Petrobras contempla as bolsas de graduação e doutrorado

Rio de Janeiro (RJ) - A Petrobras formalizou nesta semana a adesão ao programa Ciência sem Fronteiras e o compromisso de aportar R$ 319 milhões com a finalidade de financiar oportunidades de formação no exterior para estudantes brasileiros. A Companhia participará com 5 mil bolsas do total de 101 mil bolsas de estudo previstas pelo programa.

O diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra, representou a Companhia no evento de assinatura do protocolo de cooperação. Também assinaram o documento o presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Glaucius Oliva; o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge Almeida Guimarães, e o diretor da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Florival Rodrigues de Carvalho.
 
Para o diretor José Eduardo Dutra, a participação da Companhia no Programa representa "uma oportunidade para a ampliação do esforço no fomento à formação e qualificação de profissionais, beneficiando o segmento de petróleo, gás, energia e biocombustíveis". E prosseguiu: "A Petrobras financiará cinco mil bolsas em instituições de excelência no exterior para formar profissionais que ajudem a cadeia de petróleo e gás".
 
Sem fronteiras
 
O Programa Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional de estudantes brasileiros. O público-alvo são os alunos de universidades e instituições de Ciência e Tecnologia que atendam às condições estabelecidas no edital.
 
O Programa é resultado de iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento - CNPq e Capes -, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

As linhas de interesse consideradas prioritárias para a Petrobras no escopo do Programa, e que serão desdobradas em áreas de conhecimento específicas com aderência ao segmento industrial da empresa, são:

 Engenharias e demais áreas tecnológicas;
 Ciências Exatas e da Terra;
 Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
 Computação e Tecnologias da Informação;
 Produção Agrícola Sustentável;
 Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
 Energias Renováveis;
 Tecnologia Mineral;
 Biotecnologia;
 Nanotecnologia e Novos Materiais
 Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
 Biodiversidade e Bioprospecção;
 Ciências do Mar e
 Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva.

O Programa oferecerá bolsas em várias modalidades. A parceria com a Petrobras contempla as bolsas de graduação sanduíche (dirigida a alunos de graduação para estágios de seis meses a um ano em atividades acadêmicas e laboratórios de pesquisa, empresas ou centros de P&D, no exterior); doutorado sanduíche (para aluno de doutorado permanecer por até 12 meses no exterior), e doutorado pleno (para estudantes que pretendam fazer o curso em instituição de alto desempenho nas áreas prioritárias do Programa, com ênfase em tecnologia e inovação).

Para se candidatar, o estudante deverá, entre outros requisitos, ter concluído, no mínimo, 40% do curso de graduação e ter obtido pelo menos 600 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Deverão ser anexados à documentação o desempenho do candidato no curso superior no Brasil, eventuais prêmios obtidos na área de Ciência e Tecnologia (Jovem Cientista, Olimpíadas do Conhecimento etc.) e o nível de proficiência no idioma do país em que o curso pretendido será realizado. Quem desejar ou necessitar de aperfeiçoamento na língua poderá, ainda, fazer três meses de imersão no estudo do idioma.

Os estudantes devem atender aos requisitos definidos nos editais de seleção, disponíveis no site www.cienciasemfronteiras.gov.br, e formalizar a inscrição via internet. O critério de seleção dos alunos será por mérito.

A composição dos recursos destinados ao estudante contempla valor da mensalidade da bolsa, conforme tabela de valores publicada pelo CNPq, e outras despesas, como passagem aérea, seguro-saúde e taxas escolares.

Fonte: Redação Macaé Offshore, com informações Agência Petrobrás