domingo, junho 17, 2012

Grupo canadense volta ao país de olho no pré-sal

A Composites Atlantic mantém os planos de construir uma fábrica no Brasil, mas agora também de olho no pré-sal brasileiro. A companhia canadense, controlada pela EADS Sogerma e o governo da Província de Nova Scotia, já teve um escritório de representação no Brasil, fechado em 2007. A companhia chegou a desenvolver pesquisas para a Embraer, na área de materiais compostos, mas as negociações não avançaram e a companhia deixou o país para se concentrar nos projetos desenvolvidos para Airbus, Boeing e Bombardier. A expetativa era retomar o projeto em dois ou três anos.

Com a crise financeira iniciada em 2008, os planos foram novamente engavetados. A companhia preferiu se manter nos projetos em andamento. Mas o bom desempenho da economia brasileira, um cliente do tamanho da Embraer e, mais recentemente, o potencial do pré-sal colocaram novamente o projeto no foco da companhia. Ainda não foram fixados prazos, mas o assunto é tratado com atenção pela matriz, em Halifax.

“Precisamos definir como vamos atuar no Brasil. Se voltarmos como uma empresa do setor aéreo, vamos atender a Embraer. Se nos apresentarmos como uma empresa de pesquisa e desenvolvimento de produtos em material composto, temos um leque muito maior. Já temos contatos com a Petrobras. Temos interesse nesse setor”, conta Mario Stevoux, diretor industrial da unidade da Composites Atlantic em Halifax. Ele era o chefe do escritório da companhia no Brasil.

A empresa tem hoje cinco fábricas, quatro no Canadá e uma nos Estados Unidos, com 300 funcionários. O faturamento em 2011 somou 46 milhões de dólares canadenses, sendo que as exportações responderam por 80%. A empresa ainda não se recuperou da crise de 2008, quando sua receita foi de 48,7 milhões de dólares canadenses. E entrar no pré-sal seria uma alternativa de diversificação. Praticamente toda receita tem origem no setor aéreo: aviação (82%), defesa (9%) e espacial (8%). As outras aplicações de seus produtos não passam de 1% da receita.

Já a fábrica de helicópteros da Eurocopter, também controlada pela EADS, não empolga a direção da companhia. O presidente da Composites Atlantic, Claude Baril, diz que apesar da afinidade pela presença da EADS nas duas companhias, não tem nada acertado em participar do projeto. “Não temos uma ligação direta com a Helibrás e até o momento não temos nada em vista”, afirmou.

Fonte: Valor Econômico

Accelerate Oil&Gas 2013

Accelerate Oil&Gas 2013 – Fórum e Expo de Desenvolvimento no Brasil – Apoio PetróleoETC

Garanta desde já o seu lugar na 2ª Edição do Accelerate Oil&Gas

Rio de Janeiro, Junho de 2012 – Depois de uma estréia extraordinária em 2012, que contou com a presença de 700 representantes da indústria de petróleo e gás, o Accelerate Oil&Gas retornará em sua segunda edição em 2013, será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 21 e 22 de maio, no Hotel Windsor Barra e terá como objetivo reunir membros da Petrobras, petrolíferas internacionais, EPCistas e outros integrantes da indústria de óleo e gás.

O Accelerate Oil&Gas proporcionará às instituições financeiras, fornecedores e empreiteiros a oportunidade de promover e divulgar produtos e serviços essenciais à estimulação de investimentos e projetos voltados para o setor de óleo e gás. O princípal compromisso é maximizar as oportunidades de negócios, e espera-se que resulte na assinatura de um número considerável de Protocolos de Entendimento.

Como prova da sua consolidação no calendário nacional, o evento conta desde já com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SEDEIS), a Câmara Americana (AMCHAM), Federação das Câmaras Sul-Americanas (Federasur) assim como a parceria de entidades representativas como Sinaval, Abitam Abimaq, CE-EPC, ABCE, ABTTC e IBEF-RJ.

Como um dos aspectos mais característicos da marca Accelerate, em antecedência ao fórum, os patrocinadores e expositores terão acesso à nossa plataforma de software “Meeting Scheduler”, um sofisticado sistema de busca dos participantes e pré-agendamento de reuniões que potencializa as parcerias comerciais, prospectando a efetivação de novos negócios.

As inscrições já estão abertas e o número de participantes limitado por essa razão a inscrição antecipada é aconselhável.

Data: 21 e 22 de Maio de 2013

Horário: 9:00 às 17:30 hs

Local: Windsor Barra (Avenida Sernambetiba, 2630 – Barra da Tijuca Rio de Janeiro)


INSCREVA-SE através da página do Accelerate Oil&Gas

Divisão Comercial

Loran Mariano – 44 (0)20 7428 7029 – loran.mariano@faircount.co.uk

Assessoria de Imprensa

PABX: 44 (020) 7428 7000

Filipa de Almeida Ribeiro – filipa.ribeiro@faircount.co.uk

Lucas Berti – lucas.berti@faircount.co.uk

SOBRE A FAIRCOUNT MEDIA GROUP

Faircount Media Group é uma empresa com um vasto portfólio em diversas áreas de gerenciamento de mídia. Atua na área de publicação, conferências e eventos, publicidade outdoor, serviços online e também como parceira e afiliada de programas. É parceira em projetos com entidades governamentais e organizações internacionais, envolvida com atividades no Brasil, Arábia Saudita, Qatar, Bahrain, Malásia, Hong Kong, Japão, Singapura, Suíça, África do Sul, México, Turquia e no Reino Unido. www.faircount.com

Anderson Prado

Plano da Petrobras traz 3 três programas estruturantes

São Paulo – O Plano de Negócios 2012-2016 da Petrobrás aprovado e divulgado traz três programas estruturantes que lhe dão sustentabilidade, conforme o fato relevante da estatal. Um deles é o Programa de Aumento da Eficiência Operacional da Bacia de Campos, que visa o aumento da confiabilidade de entrega da curva de óleo, por meio da melhoria dos níveis de eficiência operacional e da integridade dos sistemas de produção da Bacia de Campos.

O segundo é o Programa de Otimização de Custos Operacionais, que tem por objetivo identificar as oportunidades de redução de custo com impacto relevante e perene, em duas visões: ativos de produção (plataformas, refinarias e usinas termelétricas, por exemplo) e linhas de custo (estoques de materiais e combustível, logística, gestão da manutenção etc.).

O terceiro é o Programa Gestão de Conteúdo Local, que visa, conforme a Petrobras, aproveitar ao máximo a capacidade competitiva da indústria nacional de bens e serviços para o atendimento das demandas do PN 2012-2016 com prazos e custos adequados às melhores práticas de mercado. (Equipe AE)



Fonte: Agência Estado – Uma empresa do Grupo Estado