sábado, janeiro 05, 2013

Programa Petrobras Jovem Aprendiz lança terceira edição

As inscrições serão realizadas somente pela internet, por meio do site www.vivario.org.br, no período entre zero hora do dia 6 de janeiro de 2013 e 23h59 do dia 12 de janeiro de 2013
 
Rio de Janeiro (RJ) - O Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) lançará, no próximo dia 6 de janeiro, o edital do processo seletivo para a terceira edição – 2013/2015. Serão disponibilizadas 850 vagas distribuídas em dez municípios, são eles: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu (distrito de Barra de São João), Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Os interessados devem ter entre 16 e 20 anos completos no ato da inscrição e estarem matriculados na última série do Ensino Fundamental regular ou na 1ª, 2ª ou 3ª série do Ensino Médio Regular ou, ainda, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Presencial da rede pública de ensino. Serão aceitos também candidatos que tenham concluído o ensino médio regular ou na modalidade EJA presencial.
Também é necessário que os candidatos pertençam a famílias com renda mensal de até um salário mínimo, residam nos municípios contemplados pelo PPJA e que não tenham participado, anteriormente, de nenhum outro programa de aprendizagem.
As inscrições serão realizadas somente pela internet, por meio do site www.vivario.org.br, no período entre zero hora do dia 6 de janeiro de 2013 e 23h59 do dia 12 de janeiro de 2013. Após realizar o cadastramento, o candidato deverá ler atentamente o Comunicado de Seleção e clicar em “LI E ESTOU DE ACORDO”, para prosseguir com o preenchimento do formulário de inscrição. Concluído o preenchimento do formulário, o candidato deverá imprimir para apresentá-lo com os documentos obrigatórios da inscrição.
O candidato classificado para prosseguir na seleção deverá entregar a seguinte documentação: ficha de inscrição devidamente preenchida e impressa pelo candidato; cópia da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do Certificado de Reservista, quando do sexo masculino e maior de 18 anos, documentação da unidade escolar e comprovante de residência atualizado (cópia de conta de água ou luz ou telefone, ou contrato de locação).
Em caso de jovens que estejam cumprindo medida sócio-educativa em regime meio aberto, deverá ser apresentada declaração dos Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) ou da Secretaria de Promoção Social do município em que residir informando aptidão para participar do Programa Petrobras Jovem Aprendiz.
 Todos os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado identificado com o nome do candidato, município e bairro em que reside. O título Programa Petrobras Jovem Aprendiz deverá estar escrito no envelope que será entregue nos seguintes endereços:
- Para os candidatos de Campos dos Goytacazes (incluindo Farol de São Tomé), São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra: IFF Campos (Campus Centro) - Rua Dr. Siqueira, 273 – Parque Dom Bosco, Campos;
- Para os candidatos de Macaé, Carapebus e Conceição de Macabu: Viva Rio - Avenida Santos Moreira, 765 B – Miramar, Macaé;
- Para os candidatos de Rio das Ostras e Barra de São João: Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu - Avenida Marcílio Dias, 1053 – Centro, Barra de São João.
Programa Petrobras Jovem Aprendiz
Criado em atendimento à Lei 10.097/2000, de Responsabilidade Fiscal, o Programa Petrobras Jovem Aprendiz atenderá, em sua terceira edição, 850 jovens dos municípios de Campos dos Goytacazes (incluindo Farol de São Tomé), Carapebus, Casimiro de Abreu (distrito de Barra de São João), Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
O programa terá duração de 24 meses, com jornada diária de quatro horas e carga horária semanal de 20 horas. Os primeiros quatro meses são destinados à Formação Humanista, desenvolvida nas unidades regionais da Viva Rio. Os próximos nove meses, aproximadamente, serão dedicados à Qualificação Técnica profissional, com realização de cursos de aprendizagem pelas Unidades Operacionais do Senai Campos e Macaé. A terceira fase, com duração de onze meses, será dedicada ao período vivencial em situações reais de trabalho realizado nas empresas que tenham parceria com a Petrobras.
Da Redação

Carcará confirma grande potencial no pré-sal da Bacia de Santos

O poço, informalmente conhecido como Carcará, está localizado a 232 quilômetros da costa e foi perfurado em profundidade d'água de 2027 metros
Rio de Janeiro (RJ) - A Petrobras comunica que foi concluída a perfuração do poço 4-SPS-86B (4-BRSA-971-SPS), localizado no bloco BM-S-8, em águas ultraprofundas, no pré-sal da Bacia de Santos. Este é o terceiro poço perfurado na área do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) do 1-BRSA-532A-SPS (Bem-te-vi).

O poço, informalmente conhecido como Carcará, está localizado a 232 quilômetros da costa e foi perfurado em profundidade d'água de 2027 metros. A partir de 5.742 metros de perfuração foi identificada uma expressiva coluna de, pelo menos, 471 metros de óleo de ótima qualidade - de 31° API e sem a presença de contaminantes como CO2 e H2S - com 402 metros em reservatórios de excelentes características de porosidade e permeabilidade. Dados de pressão obtidos indicam que esses reservatórios estão interconectados.

Por questões operacionais, não foi possível atingir a profundidade final, prevista originalmente para 7 mil metros, e executar os trabalhos complementares de avaliação. Diante disso, o poço foi abandonado provisoriamente, o que permite a retomada da operação futuramente, caso o consórcio tenha interesse.

Os inúmeros dados coletados do poço - perfis, amostras laterais, fluidos e pressões -, bem como análises petrofísicas, aliados ao conhecimento e experiência da Petrobras em testes de formação e de longa duração em reservatórios do pré-sal, reforçam a expectativa de um elevado potencial de vazão de óleo nos reservatórios perfurados. Isso será comprovado com a continuidade das atividades exploratórias na área, que inclui a perfuração de um poço de extensão em 2013, quando será possível avaliar a produtividade dos reservatórios por meio de um teste de formação.

A produção do primeiro óleo de Carcará esta prevista para 2018, com a prévia perfuração de poços de desenvolvimento ao longo de 2016-2017, seguindo o que estabelece o Plano de Negócios para o período 2012-2016 e o Planejamento Estratégico da Petrobras para 2020.

A Petrobras é operadora do consórcio (66%) em parceria com a Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda. (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).

Diante do potencial de Carcará, o consórcio solicitou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a extensão do prazo do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de Bem-te-vi, onde o poço está localizado, que venceria ao final de 2012. O consórcio aguarda decisão da ANP sobre o assunto.

Da Redação