sexta-feira, agosto 20, 2010

Suposto Nokia N9 posa para fotos


Basta dizer a palavra MeeGo para deixar os fãs da Nokia morrendo de ansiedade, então isso pode não passar de uma pegadinha. Mas se dermos um voto de confiança aos boatos da internet pela segunda vez no dia, podemos estar diante das fotos do N9, o primeiro aparelho da fabricante a rodar o sistema operacional da Intel e da Nokia, baseado em Linux.

As fotos que surgiram em um site chinês mostram um aparelho metalizado e com toda a cara de hardware da Apple. Não, nem adianta comparar com iPhone. O N9 exibe um teclado QWERTY físico que é a cara da Nokia, embora remeta à Apple pela combinação do preto com a carcaça prateada. Já a telona e o corpo com pontas recortadas fazem pensar no N8, apesar de ele não ter teclado físico.

Outro aparelho surgido em junho também poderia ser o N9, mas já que o de hoje contém uma clara indicação de nomenclatura (do lado esquerdo do teclado), o smartphone de antes deve pertencer à categoria dos N8.

O suposto protótipo posando nas fotos teria lançamento programado para dezembro e não é a versão final do aparelho. Alguns sites, como o Engadget, declaram ter recebido confirmações de que o protótipo consta nos sistemas internos da Nokia.

Fonte: http://info।abril.com.br/

Empresa alega ter desbloqueado PS3


SÃO PAULO - Empresa afirma ter criado com sucesso um dispositivo para desbloquear o PlayStation 3, da Sony, permitindo o backup de jogos e execução de discos piratas.


O PSJailbrake, da empresa australiana OzModeChip, consiste em um dispositovo USB rodando um software que permitiria armazenar dados completos de jogos no HD do console e memórias externas. O dispositivo custa 170 dólares australianos.

Para que o processo funcione, um disco original em Blu-ray deve ser inserido no videogame, como uma forma de “enganar” o sistema e rodar jogos armazenados nos dispositivos externos.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Enigmas da mente


SÃO PAULO - O cérebro humano é a estrutura mais espantosamente complexa no universo conhecido, mas estamos começando a desvendar alguns dos seus mistérios.

1. De que são feitas as memórias?

As memórias são a base do pensamento. Acessamos nosso repertório de conhecimentos cada vez que executamos uma tarefa, nos comunicamos por meio da fala ou formulamos os mais simples conceitos. No entanto, a forma física da memória sempre foi um mistério. Que mudanças ocorrem no cérebro quando uma nova memória é formada?

Uma coisa que sabemos é que a formação da memória envolve o fortalecimento das conexões sinápticas entre células nervosas. Usando lesmas do mar, que têm um sistema nervoso relativamente simples, uma equipe liderada por Kelsey Martin, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, tornou-se no ano passado a primeira a observar as memórias sendo criadas, na forma denovas proteínas que aparecem nas sinapses.

Mas onde o conhecimento é armazenado no cérebro de mamíferos complexos? Memórias de curto prazo, como um número de telefone que será utilizado de imediato, parecem ser armazenadas em duas pequenas estruturas curvilíneas chamadas hipocampo, enterradas nas profundezas dos dois hemisférios do cérebro. Em 2008, Courtney Miller e David Sweatt, da Universidade do Alabama, em Tuscaloosa, demonstraram em camundongos que, durante a primeira hora após um acontecimento memorável, houve mudanças químicas na composição do DNA de neurônios nessa área, alterando as proteínas produzidas. Durante a semana posterior, ocorreram transformações similares nos genes dos neurônios no córtex. Essas alterações parecem ser permanentes, indicando que as memórias de longo prazo são armazenadas lá. A dupla acredita ter assistido à formação de memórias de curto prazo no hipocampo, que depois se tornaram memórias de longo prazo no córtex.

O cérebro presta mais atenção às coisas que nos assustam, já que lembrá-las pode fazer a diferença entre a vida e a morte. A estrutura ao lado do hipocampo chamada amígdala é conhecida por desempenhar um papel na criação dessa marca permanente. No ano passado, uma equipe liderada por Sheena Josselyn, no Sick Children Hospital, em Toronto, no Canadá, descobriu que nos ratos era possível apagar a memória de um ruído assustador matando os neurônios da amígdala, cujas sinapses haviam sido recentemente reforçadas após a exposição ao ruído. Pela primeira vez, uma memória específica foi rastreada até as células nervosas que a codificaram.

Ainda estamos muito longe de ver uma memória humana sendo criada, no entanto।

2. Algum dia seremos capazes de regenerar o cérebro?

Você já nasceu com todas as células do cérebro que terá, assim diz o ditado. E lá se vai mais um ditado... Nos anos 90, décadas de dogma foram derrubados pela descoberta de que os mamíferos, incluindo seres humanos, produzem novos neurônios ao longo da vida. Em humanos, as tais neurogêneses foram vistas em dois lugares: neurônios formados no bulbo olfatório parecem estar envolvidos na aprendizagem de novos cheiros, enquanto os nascidos no hipocampo estão envolvidos na aprendizagem e memória.

A descoberta de que novos neurônios podem se integrar ao cérebro adulto gera possibilidades intrigantes. Poderá o processo ser aproveitado para o tratamento de doenças do cérebro, como Parkinson e Alzheimer? O truque será substituir as células doentes com o tipo certo de neurônios, diz Jeff Macklis, que estuda a neurogênese no Massachusetts Institute of Technology. Segundo algumas estimativas, o sistema nervoso é composto de 10 000 diferentes tipos de neurônios. Essa complexidade significa que você não pode simplesmente pegar uma célula pronta produzida por neurogênese. No entanto, pode haver outras formas de gerar novos neurônios sob medida.

Olle Lindvall, da Universidade de Lund, na Suécia, demonstrou que isso pode ser possível. Ele transplantou neurônios produtores de dopaminaextraídos de fetos abortados para o cérebro de pessoas com Parkinson, e mostrou que os novos neurônios podem melhorar a função cerebral, embora o tratamento não funcione para todos. Lindvall agora está procurando maneiras de produzir esses neurônios especializados a partir de células-tronco embrionárias ou células-tronco feitas a partir da reprogramação de células adultas da pele.

E Macklis concluiu que, mesmo em regiões não neurogênicas do cérebro, existem pequenos números de “células progenitoras” que sobraram do desenvolvimento do cérebro no útero. Essas não são células-tronco verdadeiras, mas têm algumas capacidades de neurogênese. Macklis demonstrou que — em animais, pelo menos — as células progenitoras podem ser direcionadas para formar neurônios funcionais. Em ratos, ele encontrou sinais químicos que transformam as células progenitoras em neurônios motores. “Sou um grande otimista em relação ao uso da neurogênese em partes normalmente não neurogênicas do cérebro”, diz Macklis. “Mas o sistema nervoso foi construído com precisão, e vamos ter de reconstruí-lo com essa precisão.”

Veja a reportagem completa no link abaixo:

Fonte: http://info.abril.com.br/

Intel fecha compra da McAfee por US$ 7,68 bi


Intel comprará todas as ações ordinárias da McAfee por 48 dólares em dinheiro

NOVA YORK - A Intel comprará a McAfee por 7,68 bilhões de dólares. O negócio faz parte do esforço da fabricante de processadores de tornar os negócios de segurança tecnológica um foco estratégico.

A Intel pagará 48 dólares em dinheiro por ação da McAfee em sua maior aquisição em 2010. O preço representa um prêmio de 60 por cento sobre a cotação de fechamento da McAfee na quarta-feira.
A McAfee será transformada em uma subsidiária integral do grupo de software e serviços da Intel.

O analista Vijay Rakesh, da Sterne Agee, disse que ficou surpreso com o valor oferecido pela McAfee, mas acrescentou que o negócio deixa claro o desejo da Intel de se mover do negócio de hardware para software e serviços.

"Acredito que as pessoas estavam esperando provavelmente algumas aquisições menores da Intel. Definitivamente, mesmo para os padrões da Intel, é uma grande aquisição", afirmou o analista.

A Intel disse que os conselhos de ambas as companhias aprovaram a transação. A expectativa é que o negócio seja concluído assim que for aprovado pelos acionistas da McAfee e a empresa obtiver aval de reguladores para o negócio. A Intel não especificou um prazo em que espera que isso aconteça.
A fabricante de chips fez uma série de aquisições de empresas de software nos últimos anos, incluindo a compra em junho de 2009 da Wind River, companhia que desenvolve aplicativos para aparelhos móveis.
A Intel espera ligeira redução do lucro líquido no primeiro ano após a compra da McAfee.

A McAfee, que foi fundada em 1987 e teve receita de 2 bilhões de dólares no ano passado, vinha trabalhando com a Intel em uma série de projetos nos últimos 18 meses.

A partir da parceria, a Intel "decidiu que uma combinação seria muito poderosa para garantir segurança aos clientes", disse em entrevista a responsável pelo grupo de software e serviços da Intel, Renee James.

"Temos muitas atividades para aumentar a conectividade de dispositivos, de televisão a aparelhos sem fio", disse ela. "Quando olhamos para os negócios que tínhamos, vimos que a área de segurança era prioritária para uma compra", acrescentou.

Às 10h38 (horário de Brasília), as ações da McAfee disparavam quase 58 por cento em Nova York, para 47,25 dólares। As da Intel, na contramão, recuavam 2,6 por cento, para 19,08 dólares.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Games para smartphones dividem empresas

FRANKFURT - A explosão no mercado de videogames para smartphones apresenta um dilema para as fabricantes dos tradicionais consoles: juntar-se a tendência de games para aparelhos móveis que ameaça seus negócios ou esperar que a rica experiência dos videogames tradicionais irá superar a conveniência do jogo portátil.


A três maiores fabricantes de consoles, Nintendo, Microsoft e Sony, têm batalhado para atrair novos consumidores, ao mesmo tempo mantendo clientes antigos.
Uma das principais apostas desse mercado de 60 bilhões de dólares para seduzir um novo público são os sistemas de controle de movimento.

Mas ainda assim a novidade deve pouco amenizar a queda de 5 por cento, para 50 milhões de unidades, esperada para as vendas de 2011, segundo o grupo de estudos iSuppli.

Embora os consoles tradicionais - O PlayStation 3 da Sony, o Xbox 360 da Microsoft e o Wii da Nintendo - continuam sendo a principal fonte de lucro da indústria, os jogos de smartphone dispararam após aparecerem pela primeira vez no iPhone da Apple.

O grupo de estudos Gartner espera uma alta de 19 por cento, para mais de 5,6 bilhões de dólares, na receita global com videogames de smartphone este ano, e prevê um crescimento para 11,4 bilhões em 2014.

A empresa estima que até 80 por cento de todos os aplicativos baixados em celulares hoje sejam de jogos.

Fonte: http://info।abril.com.br/