sexta-feira, junho 11, 2010

Desktop tudo-em-um da Sony tem chip Core i7


Fininhos e elegantes, os computadores com o selo Vaio são meninas dos olhos de quem busca micros com bom desempenho e design legal. Pelo menos para quem mora nos Estados Unidos ou na Europa. O novo modelo Vaio J vem nessa mesma onda, com o trunfo de custar 900 dólares e ter uma opção com processador Core i7.

A bem da verdade, esse preço refere-se ao modelo básico da máquina, ainda não revelado pela Sony. Itens como leitor de Blu-ray, Wi-Fi e Bluetooth devem estar inclusos no Vaio J, mas seria um sonho achar que esse aparelho chegará ao Brasil custando apenas o valor convertido, algo em torno de 1.600 reais.

Seja como for, vale a pena sonhar com o tudo-em-um touchscreen de 21 polegadas, Core i7, 8 GB de RAM, 500 GB de HD e placa de vídeo NVIDIA com 512 de memória — talvez o item mais singelo da lista do modelo topo de linha.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Falha expõe dados de 114 mil iPads 3G


Brecha em site da AT&T fez com que dados de e-mail e serial de microSIM do iPad fossem expostos: embora sejam comuns, dados podem servir para ataques de phishing


SÃO PAULO – Uma falha de segurança no site da AT&T ocasionou uma exposição de dados de 114 mil usuários do iPad 3G nos Estados Unidos, de acordo com o site Valleywag, do Gawker.com.

Sem confirmação por parte da Apple, a brecha foi explorada por um grupo de hackers, o Goatse Security, que conseguiu obter endereços de e-mail de oficiais militares de alto escalão, políticos da Casa Branca, figuras importantes da mídia e pessoas ligadas à tecnologia.
O grupo, segundo a reportagem, usou a tática de enviar solicitações HTTP que incluíam os números de serial do SIM Card (ICC-IDs - integrated circuit card identifiers). Por serem gerados sequencialmente, os hackers conseguiram deduzir milhares de outras identificações e a seguir, rodando um programa, extraíram os dados do resto da lista.

Em resposta à polêmica brecha, Mark Siegel, porta-voz da AT&T, enviou um comunicado à imprensa e aos consumidores informando que o recurso que poderia mostrar os endereços de e-mail foi desativado na última terça-feira, depois que um consumidor avisou a empresa no dia anterior. Ainda assim, diz ele, a vulnerabilidade que deu acesso aos ICC-ID seria capaz de informar apenas os endereços de e-mail dos usuários.

“Continuamos a investigar e informaremos todos os consumidores que tiveram seus endereços de e-mail e ICC IDs obtidos”, escreveu.

Para especialistas da área de segurança, dados de e-mail e de números de serial de SIM Card não são tidos como informações sensíveis, mas podem, por outro lado, causar uma série de ameaças de phishing bem direcionadas a pessoas do governo, por exemplo.

A AT&T é a única operadora que comercializa o iPad 3G nos Estados Unidos. As vendas do tablet com o SIM Card da companhia começaram no dia 30 de abril.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Depois de Hollywood, 3D chega aos videogames


Os proprietários de consoles PS3 poderão baixar gratuitamente uma atualização de firmware que transformará o console em uma máquina 3D capaz de executar tanto videogames 3D quando filmes Blu-ray 3D.


RALEIGH - Com os filmes 3D gerando bilheterias mais fartas, as produtoras de videogames decidiram seguir o exemplo de Hollywood e desenvolver videogames em três dimensões na tentativa de fazer seus usuários terem uma melhor imersão nos mundos virtuais.

Produtoras como Sony Computer Entertainment, Nintendo, Electronic Arts, Capcom, Take-Two Interactive, e Warner Bros. Interactive Entertainment vão mostrar videogames estereoscópicos em 3D na E3 Expo, em Los Angeles, na semana que vem. A expectativa é que mais 45 mil profissionais do setor de videogames visitem a exposição que mostrará os grandes títulos que chegarão ao mercado em 2011.
"Os adeptos do videogame tendem a adotar as novidades cedo, e assim que experimentarem os jogos em 3D não voltarão atrás", disse Jon Landau, produtor premiado com o Oscar que trabalhou no ano passado com a Ubisoft para lançar o primeiro videogame em 3D para consoles, "James Cameron's Avatar".

A Sony Computer Entertainment vai mostrar publicamente na E3, que acontecerá de 15 a 17 de junho, seu primeiro grande videogame 3D para o PlayStation, o Killzone 3, desenvolvido pela Guerrilla Games.

O mais recente título nessa série de combate e ficção científica de grande sucesso de vendas foi desenvolvido desde o começo para aproveitar o sistema 3D estereoscópico.

A produtora Polyphony Digital está reformulando o jogo "Gran Turismo 5", para o PS3, de modo a incorporar imagens em 3D, e o título também estará em exposição no estande da Sony.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Seleção brasileira entra em campo... na Ásia


Robôs brasileiro na RoboCup 2010


SÃO PAULO – Embora a torcida brasileira esteja com as atenções voltadas para a África do Sul, o futebol nacional também vai competir na Ásia durante a RoboCup 2010.

A escalação não conta com nomes estrelados, mas irá defender as cores verde e amarelo na maior e mais importante plataforma de pesquisa em robótica do mundo.
A competição é considerada a Copa do Mundo dos robôs e vai reunir mais de 400 equipes de 40 países. Estudantes de Porto Alegre e de São Paulo, entre eles alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana, irão representar o Brasil durante a competição, que acontece entre os dias 19 a 25 deste mês, em Singapura.

As equipes estão inscritas na categoria Small Size (que utiliza pequenos robôs de 15 cm de altura), também conhecida como F-180. Os universitários levam para a disputa sete robôs (cinco jogadores, sendo um goleiro, mais dois reservas). Cada robô tem cinco motores e quatro rodas, além de quatro baterias de 7,4 volts.

Em um campo com 17,5 metros quadrados, os robôs são comandados por um programa executado em tempo real no computador. Duas câmeras, instaladas a uma altura de quase quatro metros, captam as imagens da partida e enviam ao computador, que controla os robôs via radiofreqüência.

Os robôs automáticos jogam sem a interferência humana, e as partidas têm duração de dois tempos de cinco minutos. Apesar de similar ao futebol humano, a disputa entre robôs tem lá suas regras próprias: o atacante não pode entrar na área do adversário (a punição é falta ou pênalti). A medida é necessária para evitar que um robô obstrua o outro.

A RoboCup é realizada há mais de 10 anos e envolve a participação de robôs inteligentes de uma forma geral; entre as modalidades, estão as categorias: resgate, colaboração e ambiente de simulação. Em 2009, a equipe da FEI ficou entre as 12 melhores colocadas no torneio realizado na Áustria e, para ter desempenho melhor este ano, algumas modificações foram feitas.

A parte eletrônica utiliza a tecnologia FPGA, um microcontrolador que garante mais flexibilidade aos robôs. A parte mecânica ganhou motores mais potentes, de 50 watts e o software de Inteligência Artificial foi modificado para garantir melhor defesa e tomada de decisões mais rápidas. Tudo isso rende um sistema de eletrônica mais apurado, com maior capacidade de programação. A parte mecânica mais robusta também permite que os robôs agüentam mais partidas sem se quebrarem.

Para 2011, os planos da são competir na categoria bípedes (humanóide) da RoboCup. A primeira demonstração humanóide deve ocorrer no Brasil, ainda neste ano, de 23 a 28 de outubro, dentro das programações da Competição Brasileira e da Latino-Americana de Robótica, na sede da instituição.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Venda de discos Blu-ray triplica em 2010


SÃO PAULO - O número de unidades vendidas de discos Blu-ray no Brasil triplicou este ano em relação ao ano passado, segundo dados da União Brasileira de Vídeo. Em 2010, 128 mil unidades já foram comercializadas em relação às 42 mil de 2009.
Desta relação, a maioria dos discos ainda é importada. O custo de produção nacional, de 5 a 6 vezes maior em relação a um DVD, e o alto custo dos players de Blu-ray e TVs ainda são os principais empecilhos para o crescimento do mercado no país.

Segundo a Microservice, que investiu 10 milhões de reais em novembro do ano passado em uma planta de produção dos discos em Manaus, a produção brasileira ainda é baixa. “Entre 2009 e 2010, produzimos 35 mil unidades do filme Avatar, da Fox, discos de shows como o do Zeca Baleiro e alguns outros títulos de produtoras independentes”, diz Cibele Fonseca, gerente de marketing da empresa.

Ela estima que, no total, de 50 a 60 mil unidades já foram fabricadas no país. A quantidade nem chega perto da capacidade produtiva da planta em Manaus, de 400 mil discos por mês.

A disseminação dos players e das TVs de alta definição vai ser o principal determinante para o aumento na produção de discos e lançamento de novos títulos fabricados aqui. Christiann Ferreira, gerente de produto da Microservice, ainda prevê uma média de 6 anos para o nível de popularidade do Blu-ray alcançar o do DVD.




Fonte: http://info.abril.com.br/