sexta-feira, julho 31, 2009

Software brasileiro que localiza radares é o mais baixado para iPhone

Lançado em junho, o aplicativo é o programa que lidera a lista de downloads pagos na App Store brasileira

Os usuários brasileiros do iPhone estão muito preocupados com a possibilidade de serem multados. É o que mostra o ranking de aplicativos pagos baixados na App Store brasileira, a loja de softwares para iPhone e iPod touch da Apple. No topo do ranking está o iRadar Brasil 2.0, aplicativo que custa 0,99 dólar e que mostra no mapa do smartphone a localização de radares espalhados pelas ruas de cidades brasileiras, além de emitir um aviso sonoro ao se aproximar de um deles. Para isso, usa o recurso de GPS e a triangulação de antenas de celular.
O aplicativo, atualmente em sua versão 2.0, já teve sua edição 3.0 submetida à Apple para a aprovação. Com ela, além de ter acesso aos mais de 8 mil radares, câmeras e lombadas eletrônicas, será possível inserir novos radares. A 3.0 também corrige um bug que desligava a música quando um radar era detectado.

Fonte: www.terra.com.br

Lançamento do iPhone 3GS no Brasil deve ser em agosto

Já homologado pela Anatel, novo smartphone da Apple vendeu mais de um milhão de unidades em três dias de comercialização no exterior
Está tudo certo para a chegada do novo smartphone da Apple o iPhone 3GS ao Brasil. O equipamento deve estar no mercado nacional em agosto. Na semana passada, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) homologou o novo equipamento, que conta agora com o certificado de conformidade técnica para produtos de telecomunicações (datado de 21/7), necessário para a comercialização do produto.
Apesar de não divulgarem a data de lançamento (muito menos os preços), as operadoras (Vivo, Claro e Tim) já oferecem em seus sites o cadastramento de interessados no novo equipamento, que foi lançado nos Estados Unidos em 19 de junho.
O novo aparelho, que conta com esperados recursos, como a gravação de vídeo e reconhecimento de voz, vendeu mais de um milhão de unidades em apenas três dias.
Sabia mais sobre ele no nosso teste, que compara o 3GS com suas versões anteriores.


Fonte: www.uol.com.br

Celular com multimídia "a jato" chega ao País

A Samsung lançou oficialmente o celular Jet no mercado brasileiro. O aparelho, à primeira vista, cumpre o que promete: tem uma navegação bastante rápida entre os menus e aplicativos.
Sua tela AMOLED é bastante brilhante e, ao ser tocada, responde com uma leve vibração. Uma interface em cubo, acessada por um botão lateral, oferece atalhos para os principais recursos multimídia, incluindo reprodução de vídeos e filmes vindos da internet.
De acordo com André Vargas, gerente de produto da Samsung, a fabricante deve começar a oferecer cada vez mais celulares touchscreen, já que eles atingiram um bom nível de popularidade.
O navegador de internet do Jet consegue abrir até cinco janelas simultaneamente e acessa sites com tecnologia Flash. Sua câmera, de 5 megapixels, consegue fazer vídeos com resolução de DVD (até 720 x 480 widescreen).
O aparelho começa a ser vendido pelo preço sugerido de R$ 1.599, que pode variar de acordo com o plano escolhido e a operadora de telefonia celular.
O que é quente no Jet:- navegação rápida- tela brilhante- interface 3D com atalhos
O que não é quente no Jet: - sistema operacional proprietário- licença de navegação do GPS válida por apenas 6 meses

Fonte: www.terra.com.br

Game é nova aposta da Microsoft para promover Bing

A Microsoft está investindo na integração de seu motor de buscas com a ferramenta Silverlight 3. Dessa vez, a empresa criou um game que, espera-se, pode ajudar o Bing a ganhar mais espaço no mercado dominado pelo Google.
O Page Hunt, como é chamado o jogo, é um aplicativo que desafia os usuários a colocar páginas aleatórias entre as cinco mais procuradas de uma lista. Para que isso aconteça, o visitante deve inserir termos de busca que ela acha relevantes para o tema do site em questão. Quando suas escolhas são coerentes, ele recebe pontos do sistema. Segundo o eWeek, uma lista com os melhores colocados está disponível para estimular a competição.
A jogabilidade é simples. Basta instalar o plugin do Silverlight e carregar um novo jogo. Uma página sobre um determinado assunto irá aparecer e o usuário deverá escolher termos que a identifiquem, como se fossem tags. De acordo com o Gizmodo, a ideia é interessante, mas os usuários podem se cansar facilmente por ser muito repetitivo.
Neste momento, o Page Hunt não influencia nos resultados oferecidos pelo Bing. Se funcionar, assim que o projeto sair da fase de testes, ele pode se tornar uma espécie de indexador de conteúdo alimentado por seus usuários.

Fonte: www.terra.com.br

Novo aparelho sem fio recebe posts do Twitter

Parece que a nova moda entre os hackers é encontrar formas exóticas de verificar as mensagens mais recentes no Twitter. Primeiro, tivemos uma máquina de escrever elétrica carbono. Depois, um cliente para o Commodore 64, um computador da década de 80. E agora temos o Tweetser.
O aparelho é baseado em um roteador Wi-Fi, um ASUS w520-gU, modificado para rodar o OpenWRT, um firmware Open Source baseado em Linux. O OpenWRT por sua vez roda um interpretador Python, que executa o cliente Twitter que baixa as 20 mensagens mais recentes, usando a conexão Wi-Fi do roteador, e as exibe em um display com duas linhas de 16 caracteres, ligado a uma porta serial do roteador.
O projeto foi criado por David Nichols, que colocou uma galeria de fotos no Flickr, embora com poucos detalhes mais técnicos. O display LCD é um modelo da Sparkfun Electronics, que custa cerca de US$ 24,95 nos Estados Unidos. Os apoios curvos onde a placa e o LCD são apoiados foram recortados em uma máquina a laser.

Fonte: www.terra.com.br

Aviões da Continental terão TV via satélite ao vivo


Seguindo o caminho já trilhado por três companhias aéreas low-cost americanas, a Continental se prepara para oferecer aos seus passageiros a possibilidade de assistirem programas de TV ao vivo durante os voos. O serviço com 77 canais será oferecido a partir do início de 2011 em cerca de 220 linhas domésticas nos Estados Unidos.

As companhias de baixo custo americanas JetBlue, Virgin America e Frontier já oferecem aos seus passageiros a chance de assistirem jogos de futebol, noticiários e outros programas de TV ao vivo durante os voos em aparelhos instalados nos assentos, ao invés dos usuais programas gravados que as empresas aéreas normalmente oferecem.
A JetBlue e a Virgin oferecem o serviço gratuitamente, enquanto a Frontier cobra US$6 por passageiro. A Continental, que desde abril deste ano oferece o serviço de DirectTV em dezoito aviões, também cobra US$6 por passageiro.
Os executivos da Continental esperam que o novo serviço atraia mais passageiros. "Isto vai nos diferenciar", afirmou o vice-presidente executivo da empresa, Jim Compton, em declaração ao jornal USA Today, destacando que os aviões da companhia oferecerão mais canais de TV que suas concorrentes.
O setor aéreo foi um dos mais prejudicados pela crise econômica mundial e, segundo reportagem do USA Today, as empresas têm buscado novas estratégias para atrair clientes, como a United, a Delta e a American Airlines que começaram recentemente a instalar internet Wi-Fi em seus aviões.
O serviço de TV via satélite está avançando mais lentamente devido principalmente aos altos custos de instalações. Nate Quigley, executivo da LiveTV, empresa subsidiária da JetBlue responsável pela recepção de satélite, explica ao USA Today que a instalação de uma TV via satélite em uma aeronave pode custar entre US$ 1 milhão e US$ 1,5 milhão, enquanto a internet Wi-Fi não passa de US$ 250 mil.

Fonte: www.terra.com.br

Versão chinesa do HD DVD põe pressão no Blu-Ray

Apesar da vitória do formato Blu-ray no Ocidente, especialmente nos Estados Unidos, a mídia que mais cresce na China é o CBHD, ou China Blue High-Definition, descendente do "perdedor" HD DVD. Uma das vantagens é o custo do produto, já que o preço de licenciamento chinês é muito mais em conta do que em outros locais.
O formato CBHD também é conhecido por oferecer um sistema de proteção superior em relação à sua versão anterior e ao Blu-ray - o que pode atrair a atenção de estúdios de cinema. Um deles já está interessado. Segundo o site Format War Central, o formato CBHD tem 3% a mais de participação no mercado que o seu rival Blu-ray e todo o apoio da Warner Brothers no país, que deve lançar filmes como o da série Harry Potter nos novos discos.
A primeira aparição do CBHD foi na China em 2008. No começo de 2009, foi a vez do mercado japonês conhecer o produto. Segundo o Dvice.com, ele foi criado a partir de uma parceria da OMNERC e do DVD Forum, responsável pela primeira versão do HD DVD.
Um documentário japonês com as informações sobre o crescimento da mídia no mercado asiático pode ser encontrado pelo atalho tinyurl.com/mdw7k7.

Fonte: www.terra.com.br

Itaipu Binacional aposta em "veículos verdes" contra emissões

A Itaipu Binacional, que opera a hidrelétrica de Itaipu, maior geradora do mundo em operação, trabalha no desenvolvimento de um ônibus elétrico que espera finalizar ainda este ano e que se junta a outros veículos "verdes" produzidos pela mesma empresa. Esta é uma nova fase no projeto da Itaipu Binacional de desenvolver, em associação com a empresa automobilística Fiat, uma família de veículos elétricos com uma "emissão zero" de gases do efeito estufa.
Como parte desse projeto da Itaipu, empresa binacional do Brasil e do Paraguai, já foram fabricados 25 automóveis e o protótipo de um caminhão elétrico. "Como já estávamos produzindo quatro veículos elétricos por mês, decidimos abrir novas frentes de trabalho e desenvolver veículos elétricos pesados e de porte médio", disse, em Foz do Iguaçu, o coordenador-geral brasileiro do Projeto Veículo Elétrico, Celso Novais.
O ônibus está em fase de projeto e "a previsão é que comecemos a montar o primeiro protótipo em 5 de setembro, a fim de colocá-lo para circular em testes dentro de Itaipu em 15 de novembro", explicou. Segundo Novais, o ônibus é um projeto da Itaipu em associação com a Iveco, subsidiária de Fiat para veículos de carga, e com o fabricante brasileiro de ônibus Mascarello. A fabricação dos veículos teve também a participação da suíça KWO, que desenvolveu o sistema elétrico.
A Itaipu Binacional já domina a tecnologia para a fabricação de automóveis elétricos e, após ter desenvolvido e homologado um Palio Weekend (da Fiat) com uma autonomia de 120 km, trabalha em projetos para melhorar o rendimento e reduzir o preço. "Sobre o caminhão, já realizamos com sucesso cerca de 70% das provas do primeiro protótipo", afirmou.
O caminhão, um modelo de cabine dupla, tem capacidade para cinco toneladas (2,5 t de seu próprio peso e 2,5 de carga), autonomia para rodar 100 km e velocidade máxima de 100 km/h. Segundo os engenheiros, utiliza três baterias, já que tem um motor de 40 quilowatts, quase três vezes mais do que o dos automóveis, que funcionam com 15 quilowatts.
"Projetamos (o caminhão) para atender às necessidades de cooperativas que produzem energia com biomassa e que querem usar os excedentes na locomoção, como forma de economizar combustível", disse o engenheiro. "No Paraná, há vários agricultores e criadores de porcos que contam com sobras de biomassa e que a usam para alimentar geradores de eletricidade próprios. Eles nos pediram uma ajuda, porque produzem mais energia do que podem consumir", acrescentou.
Segundo Novais, o custo do caminhão elétrico é superior ao de um veículo de combustão, mas, para os agricultores, é mais rentável, porque não pagam pelo combustível. O engenheiro admitiu que, apesar de serem modelos ecológicos que não geram poluição e conseguem rendimento semelhante ao dos veículos de combustão, o grande problema dos carros elétricos é seu preço, praticamente o dobro do similar com gasolina.
"Como utilizam uma bateria especial e componentes que ainda não são fabricados em série, o custo aumenta muito", acrescentou, esclarecendo que a bateria de sódio representa quase 50% do preço do veículo. No entanto, Novais disse que, a longo prazo, os veículos elétricos compensam do ponto de vista financeiro, porque o custo por quilômetro percorrido é quatro vezes inferior ao da gasolina.
Segundo o especialista, com cerca de US$ 3,6 de carga de energia da bateria a preço de tarifa residencial no Brasil, é possível percorrer 120 km. "Para andar isso com um carro à combustão, é preciso pagar quatro vezes mais", disse. Para reduzir os custos de produção, a Itaipu está trabalhando com duas estratégias: desenvolver uma bateria menos onerosa e reduzir o peso do veículo, para aumentar sua autonomia, disse Novais.
Um protótipo menos pesado, feito com fibra de carbono, conseguiu o dobro de autonomia (220 km), mas o custo também aumentou, devido ao preço do material.

Fonte: www.terra.com.br