sábado, março 03, 2012

Golfo do México: BP chega a acordo para indemnizações


Consenso chega antes do início do julgamento sobre derrame de petróleo que aconteceu em 2010

A BP já chegou a um acordo, de 7,8 mil milhões de dólares (5.910 milhões de euros), para resolver as reivindicações dos pescadores e outros privados prejudicados pelo derrame de petróleo no Golfo do México em 2010.

O acordo, conseguido antes do inicio do julgamento previsto apra segunda-feira não afeta, contudo, o que está previsto em pagamentos em multas e reivindicações das diversas regiões afetadas pelo derrame.

«Desde o início do problema, a BP tem trabalhado para cumprir as suas obrigações para com as comunidades do Golfo do México», disse, num comunicado citado pela Lusa, Bob Dudley, diretor executivo da empresa.

Antes o «Washington Post» tinha revelado o estabelecimento do acordo, mas não os montantes envolvidos.

Por sua, o «Wall Street Journal» tinha estimado que um acordo implicaria o pagamento pela BP de 14.000 milhões de dólares (10.606 milhões de euros) para compensar os milhares de pessoas afetadas pelo derrame, de forma a completar o fundo de 20.000 milhões de dólares (15.151 milhões de euros) prometido pela petrolífera em agosto de 2010.

Até ao momento, a companhia já efetuou gastos de 7.500 milhões de dólares (5.682 milhões de euros) com operações de limpeza e compensações financeiras.

O derrame começou quando a plataforma se desmoronou e afundou no mar a 20 de abril de 2010 num acidente em que morreram 11 pessoas e provocou o derrame de mais de quatro milhões de barris de petróleo ao longo dos 85 dias que foram necessários para tapar o poço.

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Grécia aposta na procura petróleo e gás



Oito empresas vão explorar águas marítimas do país

Oito empresas vão pesquisar a existência de petróleo e gás nas águas marítimas da Grécia, o que poderá ajudar Atenas a reduzir as despesas com importações. O anúncio foi feito ainda na sexta-feira pelo ministro grego da Energia.

As empresas pretendem fazer pesquisa sísmica de reservas no Mar Jónico e a sul da ilha de Creta, segundo a AP.

O comunicado do ministro revela que as empresas em causa são TGS-NOPEC Geophysical, Fugro Multiclient Services, Spectrum Geo Ltd., Dolphin Geophysical, Petroleum Geo-Services, ION Geophysical Corp., CGG Veritas e a Spec Partners Ltd.

As estimativas sobre as reservas possíveis nas áreas estudadas ascendem a 283 milhões de barris de hidrocarbonetos. A Grécia consome cerca de 120 milhões de barris de petróleo e 4.000 milhões de metros cúbicos de gás por ano, nota a Lusa.

Atenas poderia receber 14.000 milhões de euros das reservas nos próximos 15 anos, segundo a agência grega semioficiosa ANA.

A Grécia gasta anualmente entre 10.000 milhões e 12.000 milhões de euros por ano em importações de petróleo.

O país está a finalizar um segundo pacote de ajuda financeira, no valor de 237.000 milhões de euros, com a União Europeia, o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e os credores privados.

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/