quinta-feira, março 03, 2011

Pré-sal impulsiona tecnologia e logística em águas profundas


As descobertas em águas profundas na Bacia de Santos estão levando a Petrobras a dar saltos para o futuro, abordando desafios pioneiros de tecnologia e logística, numa escala sem precedentes na indústria mundial de petróleo.

Cientistas e engenheiros do Cenpes, centro de pesquisas da Petrobrás, tentam encontrar uma maneira de instalar plantas de processamento automatizadas para separar o gás, o petróleo e a água no leito marinho, a cerca de dois mil metros de profundidade. Essas plantas funcionarão movidas por geradores elétricos submarinos que também bombearão petróleo e gás, através de dutos instalados no fundo do Atlântico Sul, para estações coletoras a centenas de quilômetros de distância.

"Nossa meta para os próximos dez anos é não necessitar de plataformas de produção na superfície do oceano", disse o diretor da Cenpes, Carlos Tadeu Fraga, para o jornal Valor Econômico. "Em termos de inovação, há um raciocínio que muda a capacidade das pessoas de realizarem algo novo, dependendo da pergunta feita. Ao abordar uma ideia nova, há duas formas de reagir. Uma é: ‘Por quê?’. Outra é ‘por que não?’"

Existem muitos "por que não" à medida que a Petrobrás tenta contornar obstáculos para produzir óleo e gás a sete mil metros de profundidade no Atlântico Sul. Embaixo do leito marinho, com furos atravessando três mil metros de rochas que cobrem uma camada de sal com dois mil metros de espessura, foram achados micróbios fossilizados, transformados pelo calor e a pressão em petróleo e gás durante milhões de anos.

Os técnicos da Petrobrás falam em construir plataformas totalmente automatizadas. Mas, até agora, no setor petrolífero, plataformas não manejadas por humanos estão situadas principalmente em campos mais antigos e em águas rasas, como no Golfo do México e no Mar do Norte norueguês. Todas localizadas mais próximas da costa do que os poços na Bacia de Santos.

Transferir os equipamentos de produção para o leito do mar já é meta da indústria global do petróleo, que explora em águas cada vez mais profundas. O sal embaixo distorce as ondas sonoras sísmicas, que se propagam muito mais rapidamente através do sal do que pelas rochas em torno, mudando as imagens da mesma maneira que um lápis parece ficar torto quando colocado dentro de um copo de água, "como uma imagem de TV embaçada, nebulosa", disse um geofísico. Uma inovação da empresa independente Anadarko, usando ondas sísmicas em 3D processadas por supercomputadores para detecção de estruturas geológicas promissoras, levou à descoberta do campo de Mahogany pela Phillips em 1993 e a uma nova onda de exploração no subsal do Golfo do México. "Estamos na aurora da jogada subsal global", disse Clint Moore, que criou o processo de ondas sísmicas da Anadarko nos anos 90. "Agora que temos uma nova ferramenta para ver embaixo e dentro das bacias de sal do mundo, isso fará uma enorme diferença na quantidade de petróleo e gás que poderá ser descoberta nessas bacias geológicas complexas." A Petrobrás absorveu essas novas técnicas nas suas descobertas em águas profundas.

Até agora, a maior conquista na instalação de equipamentos de produção no leito do mar é a plataforma de Perdido, da Shell, de US$ 3 bilhões, no Golfo do México, montada sobre um cilindro de aço flutuante na mesma distância da costa como as descobertas de Tupi. "Perdido abriu uma nova fronteira na produção de petróleo em águas profundas", disse Tyler Priest, historiador da indústria do petróleo na Universidade de Houston. "É a instalação mais avançada no mundo." Em Perdido é feita a perfuração, coleta e separação do óleo e gás de 35 poços espalhados numa área de 80 quilômetros quadrados no leito mar. Equipamentos sensíveis ficam dentro de um hangar fechado, do tamanho de um campo de futebol, fincado no leito do mar para proteção das correntes e avalanches submarinas. Os dados do metabolismo do complexo de Perdido, como também do projeto BC-10 da Shell na Bacia de Campos, são monitorados num centro de controle remoto em Nova Orleans, nos Estados Unidos. No campo do Parque das Conchas, na Bacia de Campos, a Shell instalou em 2009 o primeiro sistema de bombeamento e separação de gás e petróleo submarino, mesmo antes da tecnologia ser usada no complexo de Perdido, cujas operações começaram em 2010.

Para produzir petróleo em águas profundas a 350 quilômetros da costa na Bacia de Santos, a Petrobras terá de superar problemas técnicos e logísticos mais difíceis do que aqueles enfrentados pelas companhias no Golfo do México, que hoje respondem por um quarto da produção de petróleo dos Estados Unidos, onde os depósitos de sal submarino cobrem 85% da plataforma continental.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/

Rolls-Royce vai investir US$ 40 milhões em nova unidade no país


RIO - A Rolls-Royce vai investir US$ 40 milhões na construção de uma nova unidade no Brasil. Projetada especialmente para a montagem e testes de pacotes de turbinas industriais a gás para instalações relacionadas ao setor de petróleo e gás, a planta ficará no Estado do Rio de Janeiro e deverá entrar em operação no final de 2012.

“Este investimento é um importante passo no nosso desenvolvimento e exemplifica o firme compromisso com os clientes no Brasil”, disse, em nota, o presidente do setor de energia da empresa, Andrew Heath. “Ao longo dos últimos dez anos, nosso negócio cresceu de forma significativa, em particular nas atividades ligadas a petróleo e gás, e essa nova instalação nos permitirá atender melhor as necessidades de nossos clientes locais”, acrescentou.

A Rolls-Royce emprega cerca de 500 funcionários em três instalações no país, em São Bernardo do Campo (SP) e em Macaé e Niterói (RJ). As turbinas da empresa são responsáveis por 35% da produção total de petróleo e gás do Brasil.

A companhia fatura cerca de US$ 700 milhões por ano na América do Sul, a maior parte disso vem de clientes no Brasil. A Rolls-Royce recebeu as primeiras encomendas de pacotes de turbinas a gás RB211 para a Petrobras em janeiro de 2001, quando oito unidades foram escolhidas para as embarcações FPSO P-43 e P-48.

Em 2003, mais quatro foram encomendadas para a P-52, e em 2004 outras sete foram escolhidas para as plataformas P-51 e PRA-1. Um ano depois, mais quatro foram encomendadas para a estrutura offshore P-53.

Em 2007, a Petrobras encomendou mais quatro pacotes de geração acionados pela RB211 para a plataforma semisubmersível P-56. Também em 2007, três pacotes de geração de energia RB211 foram encomendados para a nova estação de recebimento e tratamento de gás da Petrobras em Caraguatatuba.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/

Wärtsilä lança serviço de monitoração de propulsão


A Wärtsilä, empresa finlandesa, líder global em soluções energéticas para mercados marítimos e de geração de energia, está fornecendo, desde o fim do ano, o novo Serviço de Monitoração de Condições de Propulsão - Propulsion Condition Monitoring Service (PCMS). Ele é destinado a armadores e operadores para proporcionar respostas em tempo real e análises atualizadas dos equipamentos de propulsão de suas embarcações.

O sistema foi adaptado a partir da arquitetura de monitoramento remoto desenvolvida pela Wärtsilä e é o primeiro de seu tipo no mercado de propulsão marítima. De acordo com a área de Ship Power da companhia, a empresa já está recebendo pedidos, o que demonstra uma demanda imediata da indústria naval brasileira por esse tipo de tecnologia.

“É vital para qualquer operador conhecer a todo o momento a condição dos motores principais, e dos diversos componentes que fazem parte do sistema de propulsão de um navio. Isso permite que a manutenção e os reparos sejam agendados quando necessário - ao contrário de seguir um programa de manutenção fixado arbitrariamente - e assegura que o maquinário de propulsão possam ser operados com máxima performance e com o máximo de disponibilidade”, explica o diretor de Ship Power, Luiz Barcellos.

O serviço reduz, ainda, o consumo de combustível e, conseqüentemente, as emissões de gases poluentes. O diretor também explica que até recentemente, a única maneira de saber a condição em que estes equipamentos estavam operando, era submetê-los a extensas inspeções e testes funcionais – ou esperar até que entrassem em manutenção.

Primeiro Pedido

A Jasper Drilling Pte, um operador offshore baseado em Cingapura, atualizou o seu navio de perfuração ‘Jasper Explorer’ com cinco motores Wärtsilä 32 com12-cilindros em V. O PCMS foi incluído no escopo para dois propulsores direcionais (steerable thrusters), dois sistemas de propulsão com hélices de passo controlável, e cinco propulsores laterais (transverse thrusters).

Trata-se de uma embarcação de perfuração em águas profundas, que permanece no mar por longos períodos em locais geralmente distantes de portos. Por esse motivo, manutenções que necessitam de diques secos podem levar meses e serem financeiramente dispendiosas para a empresa.

Para o CEO da Jasper Drilling Pte, Hans van Royen, a decisão de contratar a Wärtsilä para esse serviço foi acertada, pois a empresa está trazendo uma alternativa essencial e financeiramente mais viável. “Chegamos à conclusão de que, considerando-se o perfil operacional do navio, um sistema de monitoração baseado na condição do equipamento era indispensável. Ela representa um meio extremamente eficaz de salvaguardar o bom estado de funcionamento de equipamentos de propulsão do navio. Nós achamos a solução da Wärtsilä é de longe a melhor das alternativas disponíveis no mercado e a única capaz de ir de encontro às nossas necessidades. O PCMS da Wärtsilä pode, ainda, ser usado para monitorar o equipamento de diferentes fornecedores, como os dois propulsores direcionais a bordo dessa embarcação”, observa.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/