quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Baixo QI indica problemas cardíacos


Pesquisa no Reino Unido mostra que o QI está entre os fatores que mais indicam possibilidade de problemas cardíacos.


Os baixos resultados de testes orais e escritos de QI se mostraram associados com maior risco de doenças cardiovasculares do que outros fatores de risco, como obesidade e pressão alta.
A pesquisa é do Britain´s Medical Research Council, que coletou dados em uma população no oeste escocês em 1987: altura, peso, pressão sanguínea, hábitos fumantes, atividades físicas, educação, profissão e, claro, QI foram medidos. Durante 20 anos, 1145 homens e mulheres por volta dos 55 anos foram acompanhados pela equipe.

Quando os dados foram aplicados a um modelo estatístico que quantificava a associação de nove fatores de risco com as mortalidades do coração, o resultado foi impressionante: em primeiro lugar, veio o cigarro, em segundo estava um baixo QI.

Os pesquisadores têm algumas hipóteses para explicar os números. A primeira seria a mais simples: alguém com QI mais alto toma atitudes melhores em relação à saúde. Por exemplo, aplicando seu conhecimento em comportamentos saudáveis (como não fumar e praticar exercícios), e seus fatores correlacionados (obesidade, pressão sanguínea).

Oura possibilidade, no entanto, é quase o inverso: o QI seria apenas um indício de que algo já não está bem no corpo da pessoa. Daí ser possível identificar problemas de saúde por meio dele. É como se o QI denotasse um histórico de questões ambientais, como subnutrição e doenças, que tornaram a pessoa mais frágil. Assim, uma sequência de problema acumulados durante a vida resulta em um QI mais baixo e também na possibilidade de maiores problemas de saúde.

Nessa segunda hipótese, ter um QI mais baixo não causa os problemas cardiovasculares, mas sim indica sua existência.

A equipe afirma serem necessários ainda outros estudos, mas que os resultados (publicados no European Journal of Cardiovascular Prevention and Rehabilitation) podem influenciar desde o sistema de saúde até a educação em escolas.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Internet chega a 66,3 milhões de brasileiros


Nós temos internet: agora ela chega a 66,3 milhões de brasileiros



O Ibope Nielsen Online anunciou hoje pela manhã que o número de brasileiros com acesso à internet chegou a 66,3 milhões em dezembro de 2009.


Esse número leva em consideração os acessos feitos de casa, do trabalho e de locais públicos. Os brasileiros continuam à frente de americanos e europeus no tempo total de navegação e chegaram à marca de 44 horas mensais. Para se ter uma ideia, os americanos ficaram em média 40 horas online, os australianos ficaram 39 horas e os franceses, 38 horas.
A média de horas conectados não inclui o uso de aplicativos como o Windows Live Messenger, por exemplo. Quando os programas são incluídos na conta, a soma nacional atinge 66 horas.


Vídeos


Uma parte crescente das horas de navegação na internet tem sido dedicada a vídeos. Em dezembro, 24,8 milhões de pessoas assistiram a vídeos, com um tempo dedicado de 1 hora e 5 minutos para conteúdo colocado em sites como o YouTube.


Os vídeos amadores, por sinal, atraíram praticamente a mesma atenção dos internautas que os profissionais, encontrados em portais: 13,7 milhões de pessoas navegaram em páginas de vídeos amadores (com conteúdo produzido pelos próprios usuários) e 13,8 milhões de pessoas nos profissionais.


No conteúdo dos vídeos, o interesse por transmissões de mídia, com notícias, não variou muito entre maio e dezembro. Mas ele cresceu na categoria vídeos e filmes.


Crédito da imagem: Flickr.com/believekevin




Fonte: http://info.abril.com.br/

Novo modem 3G da Vivo faz de tudo


Modelo, fabricado pela ZTE, conta com TV digital e slot para microSD

Pensando em diminuir o número de gadgets no bolso das pessoas, o novo modem ZTE MF645, vendido pela Vivo, cumpre vários papéis. Além do acesso à rede 3G, o aparelho conta com receptor de TV digital integrado e ainda é possível transformá-lo em pen drive, graças ao seu slot para cartão microSD. Dá para levá-lo para casa por 79 reais contratando um plano de dados da Vivo, mas pagando mensalmente 119,90 mangos para não cortarem sua conexão.

Nos testes de velocidade pelas ruas de São Paulo, a constatação é que a rede 3G continua a mesma. Mesmo prometendo muito, a conexão atingiu números tímidos nos testes. Foram apenas 622 Kbps em taxa de download. A surpresa ficou na hora do upload, que atingiu 727 Kbps, um dos melhores valores já atingidos pelos modems 3G testados pelo INFOLAB. No quesito estabilidade, o modelo não apresentou problemas, conectando na primeira sem maiores problemas.

Por meio do sintonizador de TV digital, foi possível assistir a 14 canais da rede aberta. O problema é que a qualidade da imagem segue o padrão 1seg, com apenas 320 por 240 pixels de resolução na proporção 4:3. Com a baixa resolução, é difícil assistir por muito tempo a um programa. Para completar, em alguns momentos, o som não se sincronizou com a imagem. A TV digital é compatível com Windows XP, Vista e 7 - ou seja, nada de Mac ou Linux para ver a novela.

Outra sacada do modem é sua entrada para cartão de memória microSD. Assim, é possível transformá-lo num pen drive para transportar arquivos. Porém, não tente espetar um cartão de memória enorme, porque o modelo suporta até 4 GB apenas. Por fora, o aparelho tem tamanho enxuto, com 9,2 por 3 por 1,2 centímetros. O acabamento é simples, com detalhes na cor roxa. O aparelho conta com antena retrátil e conector para antena externa de TV digital.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Philips quer aproveitar onda ecológica com sistemas LED


Mais de um século após sua fundação, a Philips uma vez mais está apostando pesadamente nos semicondutores. Desta vez, a fabricante de bens eletrônicos de consumo deseja aproveitar o potencial deles como fonte de luz.

A fabricante de uma em cada quatro lâmpadas em uso no mundo, que vendeu sua divisão de semicondutores em 2006 porque não conseguiu mais concorrer com os rivais asiáticos, investiu mais de 4 bilhões de euros (US$ 5,47 bilhões) para aproveitar a onda da tecnologia ecológica e defender sua posição mundial.

A empresa está apostando em uma mudança no mercado da iluminação, com o abandono das ineficientes lâmpadas incandescentes em troca de diodos emissores de luz - LEDs - mais conhecidos até o momento por seu uso nos indicadores iluminados encontrados na maior parte dos produtos eletrônicos.

"Em termos de valor, por volta de 2015 os LEDs serão maiores que as fontes convencionais de luz", disse Niels Haverkorn, executivo da Philips. No quarto trimestre de 2009, os produtos de LEDs pela primeira vez responderam por mais de 10% das vendas da área de iluminação da Philips.

Feito de diodos, ou chips, o primeiro LED prático, uma luz vermelha, foi desenvolvido em 1962. Agora, a tecnologia avançou a ponto de permitir que produzam luzes com todas as cores do espectro.

Para ajudar a atrair atenção ao potencial de ganho de escala dos LEDs, à sua queda de preços e à redução de emissões de gases causadores do efeito estufa que ele propicia, a Philips na virada do ano converteu os famosos números da Times Square Ball - que é baixada e erguida para simbolizar a chegada do ano novo - à tecnologia LED.

Outras amostras da tecnologia incluíram iluminação por LEDs de moinhos de vento holandeses considerados parte do patrimônio histórico da humanidade, em Kinderdjik em setembro de 2009, e um poste de iluminação pública com LEDs acionados por energia solar, usado durante a conferência sobre o clima em Copenhagen.

As vantagens dos LED incluem a durabilidade e eficiência energética. Lâmpadas com essa tecnologia não contêm mercúrio, em contraste com as lâmpadas fluorescentes convencionais, que se tornaram a primeira alternativa às lâmpadas incandescentes, nos anos de 1980.

A Philips estima que os LEDs tenham respondido por apenas seis a oito por cento dos 45 bilhões a 50 bilhões de euros em vendas anuais de iluminação em 2009. A empresa, que vendeu 6,5 bilhões de euros nesse segmento em 2009, calcula que o mercado mundial de iluminação vá movimentar mais de 80 bilhões de euros em 2015.

Analistas alertam que a competição nesse nascente segmento vai se tornar brutal. Os principais rivais da Philips são Osram, da Siemens; General Electric, Sharp, Samsung, e a norte-americana Cree.



Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Telescópio flagra detalhes da Nebulosa Orion


Observatório do Sul Europeu divulga imagem da Nebulosa Orion.


Tirada com os equipamentos do telescópio VISTA a foto mostra detalhes em infra-vermelho que o olho humano não é capaz de enxergar.
Com seus espelhos de mais de quatro metros, ele capta ondas duas vezes mais compridas que as captadas pelos olhos humanos.


Orion é um berçário de estrelas a 1350 anos-luz de distância. No coração da imagem está o Trapézio, um grupo de jovens estrelas cercadas por poderosa radiação UV, responsável pelo brilho do gás ao redor.


Acima do centro, as áreas vermelhas indicam jovens estelas que ejetam gás a 700 mil km/h. A imagem mostra ainda este gás quente colidindo com o material dissipado na nebulosa.


A imagem em alta está disponível no site do ESO.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Software promete acelerar o Android e prolongar bateria

Uma desenvolvedora alemã de software, a Myriad Group, vai mostrar na próxima semana durante o Mobile World Congress, em Barcelona, um novo software para Android que promete rodar aplicativos até três vezes mais rápido e ampliar a duração da bateria dos smartphones com o sistema operacional do Google.

O Dalvik Turbo, diz a Myriad, atua nos celulares como uma máquina virtual, aumentando o desempenho e mantendo a compatibilidade com aplicativos já existentes. Segundo a companhia, os desenvolvedores de aplicativos para Android poderão criar novos programas avançados, como games, como gráficos complexos sem precisar se preocupar se o programa é compatível ou não com a base já existente de software.

De acordo com os criadores, o Dalvik Turbo é compatível com diversos processadores, incluindo os com arquitetura ARM (usados nos smartphones), Intel Atom e MIPS. O aplicativo será demonstrado no estande da empresa no MWC, que ocorre de 15 a 18 de fevereiro.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br