sábado, setembro 05, 2009

Netbook da Samsung chega a 11 horas de bateria


O N140, novo netbook da Samsung anunciado nesta quinta-feira durante a IFA 2009, maior feira de tecnologia da Europa que ocorre em Berlim, na Alemanha, tem uma autonomia de bateria que pode chegar a 11 horas de duração, de acordo com a fabricante.

O portátil, com tela de 10,1″, será lançado em cinco cores (preto, branco, vermelho escuro, roxo escuro e azul) e pesa 1,27 kg. A máquina vem com alto-falantes com som estéreo SRS, webcam, Wi-Fi, Bluetooth e leitor de cartões 3 em 1. Uma das três portas USB é energizada e, segundo a Samsung, permite recarregar celulares e MP3 players sem que o netbook esteja ligado.
Como é comum em outros produtos (a maioria eletrodomésticos) da fabricante coreana, o teclado do N140 tem proteção antibacteriana. O N140 será vendido na Europa a partir de setembro por preços que variam de 399 a 449 euros, dependendo da configuração. A máquina tem 1 GB de RAM, 250 GB de disco rígido e processador Intel Atom N270 ou N280, com possibilidade de rodar Windows 7.
Já o N130 é o "irmão menor" do N140, com configuração similar, modem 3G integrado e bateria de menor duração (até 7 horas) e vai custar entre 349 e 399 euros, de acordo com o hardware escolhido.


Fonte: www.terra.com.br

Cientistas criam método para produzir microrrobôs em massa


Trabalhando em conjunto, pesquisadores da Suécia, Espanha, Alemanha, Itália e Suíça desenvolveram um método que permite a fabricação em massa de "microrrobôs" completamente funcionais e incrivelmente pequenos: apenas 4mm de comprimento.
Segundo a revista PhysOrg, os robôs são compostos de um "sanduíche" de cinco camadas (célula solar, módulo de comunicação, processador, pernas e sensor, capacitor) dispostas em uma única placa de circuito impresso flexível, que é dobrada para montar as máquinas. Elas são capazes de se movimentar usando três pernas que vibram, com uma quarta perna servindo de sensor do ambiente. Embora individualmente os robôs sejam muito simples, com ações modeladas no comportamento de insetos, o framework "I-SWARM" (intelligent small-world autonomous robots for micro-manipulation ou robôs inteligentes autônomos miniaturizados para micro-manipulação, na tradução) pode ser usado para fazê-los coordenar esforços e trabalhar em conjunto na execução de uma tarefa. Os pesquisadores agora trabalham na melhoria do processo de fabricação, visando chegar a um ponto que permita a criação de máquinas mais complexas. Atualmente, a montagem de cada robô é feita manualmente, e a taxa de perdas na linha de montagem é grande. Espera-se que, com a produção em grande escala, ela se torne economicamente insignificante.

Philips anuncia terceira geração da TV Aurea


A Philips anunciou o lançamento da terceira geração do seu televisor Aurea na IFA 2009, maior feira de tecnologia da Europa que ocorre em Berlim, na Alemanha. Esses modelos são conhecidos por ter uma borda que emite uma luz complementar à imagem exibida na tela, e agora a Philips modificou o aparelho para melhorar a "experiência" do espectador.

A nova Aurea usa tecnologia LED (no lugar do LCD) para mostrar imagens em alta resolução (1920 x 1080), o que gera um resultado mais nítido, com melhor brilho e contraste, além de ser mais econômica: segundo a Philips, ela economiza 40% de energia em relação a um modelo LCD convencional.
Sua borda transparente (chamada Active Frame) conta com 250 LEDs independentes para "ampliar" a imagem junto com a tecnologia Ambilight Spectra, que projeta as cores ao redor da TV. Os alto-falantes da Aurea estão "escondidos" na borda do aparelho. Na Europa, o modelo vem com sintonizador de TV (padrão DVB) integrado.
A Aurea oferece um novo recurso chamado Net TV, com acesso a determinados sites de parceiros na tela da televisão, a maioria parceiros europeus da Philips, como YouTube, eBay e TomTom, entre outros. O controle remoto é diferente: em formato ovalado, lembra mais um mouse de computador ou até mesmo um telefone celular.
A data de lançamento oficial e o preço ainda não foram divulgados pela Philips.



Fonte: http://www.terra.com.br/

Web via rede elétrica: área técnica admite rever regra

Apesar do interesse de parte das distribuidoras de energia no uso da tecnologia PLC - que permite comunicações pela rede elétrica - a prestação do serviço, especialmente o de Internet, não foi o foco da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Na perspectiva da agência, o fundamental no regulamento aprovado há uma semana é a modicidade tarifária, ou seja, de que maneira a atividade extra será revertida no preço cobrado pela energia aos consumidores.
Daí a determinação para que as distribuidoras dêem publicidade ao interesse do uso da rede para o PLC e, com isso, façam uma espécie de oferta pública para o compartilhamento da rede. Como as regras também determinam que 90% da receita com o serviço via PLC seja revertida como ganhos de produtividade ¿ e, assim, colaborando para reduzir a tarifa de energia ¿ o objetivo da Aneel é que o compartilhamento da rede se dê mesmo pelo maior preço possível.
Essa obrigação, porém, esfriou os planos de distribuidoras como a Copel, do Paraná, que está pronta para ampliar a prestação, hoje em caráter experimental, de acesso banda larga à internet. "A regra permite que uma grande empresa de telecom, que tem muito mais recursos e é mais ágil, apresente um lance vencedor, mesmo que depois utilize apenas 1% da rede e engavete o resto", reclama o coordenador de PLC da Copel, Orlando Cesar Oliveira.
Ou seja, o temor aí é que o poder financeiro das teles seja utilizado para impedir a entrada de novos competidores no mercado de banda larga, já que as concessionárias fixas são praticamente monopolistas na prestação do serviço por ADSL. Nesse caso, a oferta pública exigida pela Aneel afeta os planos daquelas distribuidoras que gostariam de prestar o serviço de banda larga através de uma subsidiária, como é o caso da Copel. Já as que preferem "alugar" a rede às próprias teles ¿ caso da Eletropaulo Telecom ¿ não veem problemas.
Ainda assim, a área técnica da Aneel admite rever parte da resolução 357 da Aneel, aquela com as regras para uso do PLC. Segundo a equipe que subsidiou os termos da resolução, a possibilidade da oferta pública se transformar num instrumento de barreira a novos competidores não chegou a ser analisada, nem houve qualquer contribuição sobre esse ponto na consulta pública aberta pela Aneel durante a elaboração das regras.
Nesse sentido, a Aneel vai estudar uma forma de impedir esse problema. Isso pode ser evitado, de acordo com a área técnica da agência, com a inclusão de regras sobre os contratos a serem assinados entre as distribuidoras ¿ "donas" das redes de energia ¿ e o prestador de serviço de comunicação, que utilizarão essa rede. Bastaria, por exemplo, determinar que esses contratos prevejam a obrigação de implantação do serviço pela empresa que vencer a oferta pública para o compartilhamento da rede.

Fonte: www.terra.com.br

Microcâmera digital vai equipar robôs militares

O Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, registrou patente de uma câmera digital do tamanho de um microchip que futuramente será integrada em robôs militares de viligância.
Segundo o site "NewScientist", com a tecnologia será possível criar robôs espiões voadores do tamanho de insetos e abastecidos com pouquíssima energia, uma vez que, por não se basear em microchips separados e circuitos complexos, como acontece em outras microcâmeras atuais, existe um menor consumo.
A invenção, patrocinada pela Nasa e pelo Pentágono, pode ser controlada via sinais de rádio transmitidos em uma freqüência segura em até um quilômetro de distância.
A patente na íntegra, em inglês, pode ser lida no atalho http://tinyurl.com/ojwmdq.

Fonte: www.terra.com.br

Celular pode dar fim a despertadores convencionais

Uma pesquisa feita por um site britânico constatou que o velho e bom relógio despertador, companheiro da humanidade por séculos, está sendo substituído pelo celular. O site rightmobilephone.co.uk descbriu, junto a 1,5 mil pessoas entrevistadas, que 82% delas possuem um celular. E mais da metade disse usar o aparelho também como despertador.
O motivo da troca, claro, seria a praticidade. O celular é levado a todo lugar por seus proprietários, não precisa de corda e nem de troca de pilhas para funcionar, sua bateria pode ser recarregada à noite e não há nenhum "tique-taque" irritante.
"É uma tendência. As pessoas já trocaram até mesmo o relógio de pulso pelos celulares" informou Robert Egan, membro do Instituto Britânico Horológico, em entrevista ao jornal Daily Mail.
Nos dias de hoje até os modelos mais básicos e baratos de celular vêm com a função de despertador. "Os celulares evoluíram de simples aparelhos de comunicação para nos fornecer riqueza de informações e agendar nossos compromissos" disse Neil McHugh, um dos diretores do site que realizou a pesquisa, em nota publicada no site TechRadar.
Segundo McHugh, estamos vivendo um ponto de inflexão e convergência tecnológica no qual o futuro de muitos aparelhos, mesmo os modernos, é incerto. "Os avanços na tecnologia móvel podem, em um futuro próximo, ameaçar dispositivos tradicionais como câmeras e tocadores de música, além dos despertadores".
Uma rápida pesquisa na redação da Geek descobriu que quase todos usam celulares para despertar pela manhã. Apenas uma colaboradora prefere o tique-taque de um despertador mecânico, e ninguém possui rádios-relógios.

Fonte: www.terra.com.br