segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Perenco perfura no Espírito Santo


A Perenco planeja para 2011 a perfuração de dois poços exploratórios nos blocos BM-ES-37 e BM-ES-38, na Bacia do Espírito Santo. A campanha será realizada pela sonda Sovereign Explorer, da Transocean, que recentemente realizou campanhas para a Repsol e Shell no Brasil. A atividade está atualmente em fase de licenciamento ambiental.

O planejamento da área de E&P da petroleira contempla a perfuração de até cinco poços nos blocos da bacia. Para o segundo período exploratório das áreas, as campanhas de perfuração ganharão o reforço da sonda Deepwater Discovery, também da Transocean, que recentemente concluiu um poço para a Devon na Bacia de Campos.

No primeiro período exploratório, os dois poços que serão perfurados estarão em lâmina d´água entre de 500 m e 1.000 m, já no segundo período prevê-se que as locações estarão em áreas com lâmina d´água entre 500 m e 1.800 m.

Os blocos BM-ES-37, BM-ES-38, BM-ES-39, BM-ES-40 e BM-ES-41 estão localizados na Bacia do Espírito Santo, a uma distância mínima da costa da ordem de 74,56 km e em lâmina d´água de 100 m a 2.000 m.

O apoio marítimo à atividade será realizado pela base operada pela CPVV, localizada em Vila Velha (ES).

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/

Pré-sal: E o Aquecimento Global?


O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre (não só numa zona específica, mas em todo o planeta) e tem preocupado a comunidade científica cada vez mais. Acredita-se que seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs.

Há muitas décadas que se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito Estufa, mas, ao que parece, isto em nada preocupou a humanidade que continuou a produzir enormes quantidades deste e de outros gases de Efeito Estufa com o aumento do consumo de combustíveis fósseis.

A crescente preocupação é se os elevados índices de Dióxido de Carbono que se têm medido desde o século passado, e tendem a aumentar, podem vir a provocar um aumento na temperatura terrestre suficiente para trazer graves conseqüências à escala global, pondo em risco a sobrevivência dos seus habitantes.

Desde 1850, época do início do uso comercial do petróleo, temos assistido a um aumento gradual da temperatura global. Segundo as medições da temperatura desde épocas anteriores quando se fizeram os registros das temperaturas em várias áreas de globo, as medidas puderam ser feitas a partir dos anéis de árvores, de sedimentos em lagos e nos gelo. O aumento de 2 a 6 ºC que se prevê para os próximos 100 anos seria maior do que qualquer aumento de temperatura alguma vez registrada desde o aparecimento da civilização humana na Terra. Desta forma torna-se assim quase certo que o aumento da temperatura que estamos enfrentando é causado pelo Homem e seus combustíveis fósseis, e não se trata de um fenômeno natural.

Neste aspecto fica a pergunta: Considerando este quadro ambientalmente degradado, e a conscientização crescente dos países em redução das poluições e emissões, conforme acordado no Protocolo de Kyoto, para a redução das emissões de gases causadores de efeito estufa, causado pelo consumo excessivo de combustíveis fósseis, será que nos próximos 8 ou 10 anos todo este óleo da camada pré-sal será tão valioso que justifique um investimento tão elevado?

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

O QUE É A RECICLAGEM


Você sabia que várias coisas que já não tem mais utilidade podem ser reaproveitadas? Pois é, isso se chama reciclagem! A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de aproveitar os restos e reutilizá-los no processo de produção de que saíram. Eles são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.

Cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia. Olhando assim, parece pouco, mas somando a população brasileira você vai ver que todo esse lixo se transforma em um enorme bolo de milhões de toneladas. Quando o caminhão de lixo passa para recolher os sacos, ele é levado para um terreno chamado de aterro sanitário ou lixão.

Porém devido o aumento da população, a quantidade de lixo também aumenta e isso está fazendo com que não haja mais espaço para tanto lixo. Na natureza, toda a matéria orgânica viva se decompõe rapidamente e ainda ajuda a tornar a terra mais fértil para alimentar novo seres que virão. Mas com os seres humanos é diferente, porque são os únicos seres vivos que produzem coisas artificiais e algumas delas, como latas de refrigerante, plástico e vidro levam uma eternidade para se decompor.

A reciclagem começa dentro de casa, pois é necessária a separação e preparação do lixo. Por exemplo: As pilhas não devem ser misturadas com o lixo comum (restos de comida), pois terem substâncias tóxicas. O lixo deve ser separado e marcado como lixo reciclável; o plástico, o papel, o vidro e o metal.

Daí quando tudo estiver corretamente separado, é só levar para os Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.), espalhados pelas cidades do Brasil. Ou então, você pode levar para o local mais próximo da sua casa onde existem aquelas latas grandes e coloridas com os símbolos de cada material.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/