sábado, agosto 04, 2012

Ceará vai buscar parceria na Coreia para refinaria da Petrobras

Segundo o relato do governador, o CEO e presidente do conselho de administração da siderúrgica Dongkuk, falou da possibilidade de interesse da GS Caltex, detentora de 30% do mercado local de refino. É a segunda companhia do país asiático no segmento

Fortaleza (CE) - O governador do Ceará, Cid Gomes, iniciou entendimentos com empresários sul-coreanos para a constituição de parceria tecnológica e financeira que ajude a Petrobras a construir a refinaria Premium II. Ele deve viajar em setembro para a Coreia do Sul.

Segundo o relato do governador, o CEO e presidente do conselho de administração da siderúrgica Dongkuk, falou da possibilidade de interesse da GS Caltex, detentora de 30% do mercado local de refino. É a segunda companhia do país asiático no segmento de refinarias.

No último dia 16, Gomes jantou com o executivo da Dongkuk. A empresa da Coreia, associada à brasileira Vale e à também coreana Posco, atua no Complexo Portuário e Industrial do Pecém, em área vizinha à futura refinaria.

Os contatos mantidos até agora deverão ser aprofundados na viagem que o governador fará à Coreia do Sul. A busca de sócio com experiência em projetos de refinaria é fundamental para o sucesso do projeto, avalia Gomes.

Reunião com Graça Foster

Em 11 de julho, na sede da Petrobras, o governador havia se reunido com a presidente da estatal, Graça Foster, para esclarecer a razão de a Premium II não ter sido contemplada no Plano de Negócios 2012-2016. Gomes disse que no encontro pediu a ela autorização para procurar no exterior um parceiro experimentado na elaboração de projetos e construção de refinarias.

"Saí da reunião convencido de que é fundamental um parceiro porque a Petrobras vive um período de grandes investimentos. Ninguém tem todo o capital do mundo. Há a necessidade de um parceiro para capital, tecnologia e engenharia de refino", disse o governador.

Dias antes, acrescentou ele, conversara sobre o assunto com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que, em entrevistas, já falara favoravelmente sobre a possibilidade de parcerias.

Fonte: O Estado de São Paulo

Petrobras anuncia descoberta de petróleo em águas profundas no Ceará

Poço está localizado a cerca de 76 km do município de Paracuru, na costa do estado do Ceará

Rio de Janeiro (RJ) - A Petrobras comunicou a descoberta de petróleo em águas profundas da Bacia do Ceará. De acordo com a estatal, foi constatado indícios de hidrocarbonetos durante a perfuração do poço 1-BRSA-1080-CES (1-CES-158).

Conhecido informalmente como Pecém, o poço está localizado a cerca de 76 km do município de Paracuru, na costa do estado do Ceará, em profundidade de água de 2.129m. A profundidade atual do poço é de 4.410m e a perfuração prosseguirá até 5.500m.

As amostras de fluido obtidas indicaram a presença de hidrocarbonetos líquidos, que serão caracterizados por análise de laboratório.

A Petrobras é operadora da concessão BM-CE-2, com 60% de participação, em consórcio com a empresa BP Energy do Brasil Ltda, que detém 40%. O Consórcio dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista, verificar a extensão da nova descoberta e caracterizar as condições dos reservatórios encontrados.

Fonte: Agência Brasil