segunda-feira, junho 06, 2011

Rio: 250 mil vagas até 2016


Eventos, obras, Petróleo e Gás vão garantir oportunidades. Só em Hotelaria, serão 40 mil
Rio - Aos 38 anos e com três filhos, Rosângela Alves dos Santos decidiu que era hora de deixar a informalidade e obter o sonhado emprego remunerado. Diarista, ela fez curso de camareira no Sindicato de Hotéis e Restaurantes do Rio (SindRio) e, um mês depois, foi contratada pelo Hotel San Marco, em Ipanema. A profissional integra grupo que vai aproveitar as cerca de 250 mil vagas abertas em diferentes setores, segundo cálculos da Federação das Indústrias do Estado do Rio e do Sindicato da Indústria de Hotéis (ABIH/RJ).

Um ano e cinco meses depois, Rosângela foi promovida e agora trabalha no setor de almoxarifado. “O trabalho de diarista era incerto. Eu precisava de estabilidade, até por meus filhos. O curso foi fundamental para eu ter emprego com carteira”, avalia.

Assim como Rosângela, outros milhares de candidatos estão olho nas oportunidades anunciadas no Rio. Os eventos esportivos e investimentos em infraestrutura e na Indústria do Petróleo são os principais fatores de aquecimento econômico.

“As expectativas são bastante otimistas, tanto para o setor de Serviços e Hotelaria quanto para os demais segmentos”, afirma a coordenadora de Qualidade e Formação do SindRio, Carla Riquet. Ela acrescenta que em restaurantes, por exemplo, sempre há vagas em aberto: “Basta a pessoa querer trabalhar”.

PREVISÃO DE 150 MIL OPORTUNIDADES EM QUATRO ANOS

O estudo ‘Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira 2015’, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), aponta a abertura de 150 mil postos de trabalho em quatro anos. Os setores em destaque são Petróleo e Gás, Infraestrutura Industrial e Urbana, além de Turismo.

No ramo Produtivo, as áreas em expansão são mecânica, solda, eletricidade e automação. Nos segmentos Petroquímico e de Petróleo e Gás, a expectativa é de mais de 30 mil novas vagas diretas. Os empregos indiretos são estimados em até 50 mil. Entre as carreiras, engenheiros de petróleo e ambientais ganham destaque.

A Indústria Naval também se expande. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico informa que, em dois anos, serão criadas 10.300 oportunidades — chances para engenheiro naval, técnico naval, técnico naval mecânico, eletricista, instrumentista, técnico de tubulação, pintor, soldador, riscador, montador de andaime e alpinista industrial. No Setor Náutico, também há previsão de vagas para laminador de fibra, carpinteiro, marceneiro, mecânico e pintor. O Comperj, em Itaboraí, e o Porto de Açu, em São João da Barra, também são indutores de empregos. No momento, a Construção Civil é que está aquecida.

Fonte: http://odia.terra.com.br/

Brasil Offshore: dezoito grandes empresas já confirmaram participação na Rodada de Negócios


quantidade de grandes empresas que participarão da Rodada de Negócios – realizada em paralelo a Brasil Offshore – é recorde em 2009. De acordo com o superintendente Regional-Bacia de Campos da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Alfredo Renault, a rodada já tem confirmadas 18 grandes empresas do setor.

- Teremos uma forte participação da Petrobras e da E&P-SERV (Parque de Tubos). Vamos introduzir aos fornecedores locais o segmento de estaleiros como uma nova alternativa de negócios para o mercado, informou Renault, durante . A E&P-SERV é um braço da Petrobras responsável pela área de exploração e produção de óleo e gás.

Como já é tradição na Brasil Offshore, a Rodada de Negócios, organizada pela ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo) e pelo Sebrae-RJ, deve superar o volume de negócios atingido na edição passado, quando registrou R$ 102,5 milhões.

Grandes empresas do setor, denominadas empresas âncoras, estarão representadas pelo departamento comercial e de compras e se reunirão com potenciais fornecedores. O objetivo desses encontros é possibilitar que pequenos e médios empresários apresentem seus produtos e serviços às companhias de petróleo interessadas em fechar novas parcerias.

Abaixo, o superintendente Regional-Bacia de Campos da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Alfredo Renault.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/