sábado, outubro 03, 2009

HP anuncia novidades para mercado brasileiro


A HP anunciou nesta quinta uma nova leva de produtos para o mercado brasileiro. São eles uma linha de desktops tudo-em-um e novos notebooks e netbooks, todos rodando Windows 7 e que chegam às lojas entre outubro e novembro, a tempo para o Natal.

O HP Pavilion MS 200 é o primeiro desktop tudo-em-um da fabricante a não ter uma tela sensível ao toque. Serão dois modelos, um voltado ao uso doméstico e outro para empresas. A máquina tem tela de 18,5 polegadas, usa processador AMD Athlon dual-core, placa de vídeo integrada Nvidia 10M de 512 MB, 4 GB de memória e 500 GB de disco rígido.
O MS 200 vai rodar Windows 7 Home Premium, e seu preço sugerido não foi informado. Em setembro, a Positivo Informática também anunciou sua linha Union de PCs tudo-em-um, com opções de tela sensível ao toque no modelo de 21,5″, e sem touchscreen nas telas de 15,6″ e 18,4″.
O notebook HP Pavillion DM3 também tem processador AMD (Athlon Neo X2), tela de 13,3 polegadas, 4 GB de RAM e 320 GB de disco rígido, além de placa de vídeo ATI Radeon HD 3200 com 128 MB de memória. A máquina será vendida pelo preço sugerido de R$ 2.799 (modelo DM3-1035). Em fevereiro de 2010, a HP informou que vai lançar no Brasil um notebook da nova linha ultrafina Envy de 15 polegadas, com um preço estimado entre R$ 7 mil e R$ 8 mil.
O netbook HP Mini 110 do Studio Tord Boontje é mais um portátil "fashion". Seu acabamento inspirado em "plantas e animais" conta com a tecnologia Imprint 3D, que usa múltiplas camadas na tampa superior, dando a impressão de sombras no equipamento. O Mini Tord tem tela de 10,1″, processador Intel Atom N280, 1 GB de memória, 250 GB de disco e Windows 7 Starter Edition. Seu preço sugerido é de R$ 1.999.



Fonte: www.terra.com.br

Despertador inteligente escolhe melhor momento para acordar


A empresa austríaca aXbo lançou um despertador que acorda o usuário no horário biologicamente mais adequado. O nível de sono do indivíduo é medido através de seus movimentos, detectados por sensores instalados em uma espécie de pulseira. Os dados são transferidos para o relógio, que, ao identificar que o usuário está quase acordando, toca o alarme.

O despertador, chamado aXbo Sleep Phase Alarm Clock (algo como "despertador sincronizado com as fases do sono"), combina o horário estabelecido para tocar com a análise das fases do sono do usuário. O produto interrompe o sono no momento mais apropriado dentro dos 30 minutos que antecedem à hora estabelecida.
A ideia é tornar o ato de acordar mais agradável, melhorando o humor do indivíduo pela manhã. Para isso, além de escolher a melhor hora de tocar, o relógio possui, entre as opções de alarme, sons agradáveis que proporcionam um despertar suave.
O aparelho possui outras funções, com a possibilidade de acordar duas pessoas independentemente uma da outra, análise dos registros de movimento, sons desenvolvidos especialmente para facilitar o sono ou acordar o usuário e uma conexão com um computador PC.
Na loja virtual da marca, no endereço www.axbo.com, a versão para uma pessoa custa 179 euros; já a versão para duas pessoas sai por 199 euros.



Fonte: www.terra.com.br

Sistema permite controlar a casa por telefone


Imagine como seria poder controlar o Home Theater ou a reprodução de músicas em sua casa por comandos de voz falados ao telefone ou a microfones. A Home Automated Inc., empresa localizada no Estado de Kentucky, nos Estados Unidos, oferece um sistema de automação residencial que permite controlar, por meio da voz, estas e outras funcionalidades da casa.

Segundo o site Electronic House, as funcionalidades da residência são controladas pelo software Home Automated Living (HAL), criado pela empresa. A companhia efetua a integração de diversos sistemas de automação, o que permite também o controle da iluminação Leviton, os sensores de segurança GE e termostatos HAI. "Porém, os microfones da casa podem captar mais barulho do que o desejado, então utilizamos os telefones convencionais para dar os comandos", conta Gary Patterson, responsável pelo planejamento dos sistemas eletrônicos da construção.
Com o sistema, os moradores podem acessar seu acervo de músicas por meio de comandos simples como "abrir música, abrir Led Zeppelin, tocar 'Black Dog'".
Outra capacidade é a de ter anunciado no sistema de som o nome de quem está telefonando para a casa, além de visualizar na TV a imagem do contato, bem ao estilo do novo iPod Shuffle, lembra o site Gizmodo. "O segredo está no HAL, o software que controla os sistemas", diz Patterson.
Já o preço de todo esse conforto não foi comentado, nem pelo representante da HAI, através do Electronic House, ou pelo Gizmodo: "É provavelmente um fator desencorajador, que é melhor não ficarmos sabendo", brinca o site.





Fonte: www.terra.com.br

Software é criado para desenhar labirintos em plantações



Os chamados crop circles, misteriosos desenhos vistos do alto em plantações ao redor do mundo, sempre intrigaram. Inspirados neles, muitos fazendeiros norte-americanos começaram a criar desenhos e labirintos em suas plantações de milho - produto agrícola número um dos Estados Unidos -e a prática transformou-se em mania nacional. Para aproveitar a febre, um norte-americano criou um sistema que, obviamente, transformou em negócio, que facilita e deixa mais precisa a criação de desenhos e labirintos em fazendas.
A prática é, de fato, uma febre: a Corn Mazes America (www.cornmazesamerica.com) é, hoje, uma empresa em franco crescimento. Segundo o site Hack a Day, Scott Skelly, criador do sistema, descreve como acabou prestando esse tipo de serviço: no início, os fazendeiros utilizavam um método que mapeava o solo em uma espécie de grade para poder desenhar o labirinto, num processo manual. Skelly imaginava ser possível executar essa tarefa de alguma maneira mais simples e começou a procurar novas soluções.
Entrou então em contato com desenvolvedores de programas de computadores, apresentando seu projeto em busca de algum aplicativo que facilitasse o processo. Por fim, ele mesmo acabou criando um sistema, utilizando softwares livres e proprietários que se comunicam entre si. Para gerar a "matriz de campo", coordenadas GPS são usadas para posicionar um desenho, previamente criado no computador, sobre o mapa digitalizado do terreno.
Uma vez que as coordenadas do mapa são vinculadas ao desenho, é hora de partir para a prática, usando as coordenadas calculadas no sistema para modificar o campo real. Pode-se optar por dois caminhos: transplantar as mudas quando o milho é muito jovem, de acordo com rotas pré-estabelecidas ou, mais comumente, usar um cortador de grama para podar os vegetais já adultos. Em qualquer dos casos, é usado um receptor de GPS para direcionar o trabalho braçal.
Não são só os fazendeiros que estão empolgados. Seus labirintos acabam virando atração turística na região e, como sempre acontece na América, movimentando a economia. "Um labirinto de milho é um passeio bem bacana para famílias com o orçamento apertado", afirma Skelly em um comunicado da sua empresa. "É uma atividade que agrada a todas as idades e faz as famílias passarem tempo juntas e ao ar livre".
A Corn Mazes America foi fundada em dezembro de 2003, em Wisconsin, nos Estados Unidos. De acordo com o site oficial, a empresa atende cerca de 20 fazendas por ano, com clientes em praticamente todos os estados americanos e em outros países, inclusive na China. Além de seu público primário, os fazendeiros, a Corn Mazes America oferece seus serviços para fins de publicidade.



Fonte: www.terra.com.br

Novo PC controla mídia na sala de estar


A fabricante brasileira de eletrônicos SMS lança três modelos de PC central de mídia para usar na sala de estar de casa. Os Digital Home Center da fabricante rodam Windows Vista e servem também para controlar outras funções, como acender luzes e ligar eletrodomésticos.

São três modelos disponíveis, todos com preço sob consulta com a fabricante (www.dhsms.com.br). O topo de linha é o DHC Premium, máquina com processador AMD (Athlon X2 ou Phenom X4), 4 GB de memória RAM e tela touchscreen de 12 polegadas, leitor de Blu-ray, portas Ethernet, USB e FireWire e o software de automação residencial da SMS. Esse modelo vem com capacidade para até 10 discos rígidos de 1 terabyte cada.
O DHC Master não tem tela touchscreen, mas conta com configurações similares às do Premium e quatro baias para discos de 1 TB cada. Esses dois modelos são indicados para uso na sala de estar e têm saída de imagem em alta resolução (1.920 x 1080 pontos).
Já o DHC Compact é para uso em um ambiente secundário, segundo a SMS. Com processador AMD Athlon X2 e 2 GB de RAM, aceita até dois discos rígidos de 1 terabyte, também com vídeo em HD. Os três modelos rodam Windows Vista Home Premium, mas o DHC Premium tem a opção de rodar Windows Vista Ultimate.



Fonte: www.terra.com.br

Sony demonstra câmera 3D com lente única


Em vez de usar duas lentes em uma câmera para gerar uma imagem 3D, uma para o olho esquerdo e outra para o direito, a Sony criou uma lente que consegue captar as duas imagens em uma peça única. Segundo a Sony, o dispositivo é capaz de "gravar imagens naturais e sem falhas em 3D até mesmo de assuntos em movimento, como esportes, a 240 quadros por segundo".
O primeiro protótipo de câmera funcionando com essa nova lente única para 3D será demonstrado na feira Ceatec, no Japão, que acontece entre 6 e 10 de outubro em Tóquio. A Sony estima um crescimento no número de telas de cinema 3D e que, mundialmente, serão 7.000 até o final deste ano.
A câmera da Sony, diz a fabricante, não precisará sincronizar as imagens posteriormente por ter apenas uma lente. Os vídeos gerados por esse sistema, quando vistos sem óculos especiais polarizados para 3D, aparecerão normalmente para o espectador, sem borrões.
Durante a Ceatec 2009, a Panasonic disse que vai mostrar TVs 3D de 50 polegadas full-HD que devem chegar ao mercado em 2010.



Fonte: www.terra.com.br

Publicidade online ultrapassa a da TV na Grã-Bretanha, diz pesquisa


Os gastos com publicidade na internet ultrapassaram pela primeira vez os gastos com propagandas na televisão na Grã-Bretanha, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira. De acordo com a pesquisa, feita em conjunto pelas consultorias PricewaterhouseCoopers e Internet Advertising Bureau, os gastos com publicidade online cresceram 4,6% na Grã-Bretanha no primeiro semestre de 2009, enquanto os gastos com propaganda de TV caíram 16,1% no mesmo período.
O total de gastos para propagandas na internet chegou a 1,752 bilhão de libras (cerca de R$ 5 bilhões), enquanto os gastos com propagandas na TV caíram para 1,64 bilhão de libras (R$ 4,7 bilhões).
Os gastos totais com publicidade caíram 16% em comparação ao mesmo período em 2008, segundo o estudo.
A pesquisa considerou como publicidade online campanhas por e-mail, anúncios classificados na internet, propagandas com banners e marketing em sistemas de busca.
MigraçãoSegundo o estudo, a recessão acelerou a migração dos gastos com publicidade dos meios mais tradicionais, como os impressos, rádio e TV, para a internet.
Justin Pearse, editor do site especializado New Media Age, diz que o momento econômico difícil levou a uma queda significativa nos gastos com publicidade na TV, que foram superados um ano antes do que o previsto anteriormente.
"Isso aconteceria em algum momento, mas a publicidade online era vista como a prima pobre da publicidade para TV até agora, então isso é um grande acontecimento", diz ele.
O estudo diz que empresas de tecnologia são os principais anunciantes na web britânica, com cerca de 19% do mercado, seguidas por companhias de telecomunicação, pelo setor financeiro, por empresas de entretenimento e pelo setor de mídia.
Segundo Guy Phillipson, presidente da Internet Advertising Bureau, as propagandas online como banners "tiveram um desempenho notável em comparação com os similares em TV, meios impressos e rádio".
"Temos um ano difícil pela frente, mas mesmo em condições econômicas duras, os publicitários ainda reconhecem o valor, as respostas e a capacidade de mensuração da propaganda online", afirma.
CríticasApesar disso, a Thinkbox, a associação de marketing que reúne os principais canais comerciais de TV na Grã-Bretanha, diz que o estudo não compara coisas semelhantes.
"O gasto com marketing online é formado por várias coisas, como e-mail, anúncios classificados, banners e, em grande número, publicidade em sistemas de busca. Eles deveriam ser considerados individualmente", argumenta Lindsey Clay, diretor de marketing da Thinkbox.
"A internet é uma tecnologia fantástica e abriga muitas atividades de marketing diferentes que podem fazer coisas diferentes."
"Assim, é interessante, mas sem sentido, englobar todo o dinheiro gasto com cada aspecto do marketing online em um grande número e comemorá-lo", diz ela.