domingo, julho 05, 2009

Brasil é o 2º país que mais gera spam, diz empresa

De acordo com o Relatório de Spam, elaborado pela empresa de segurança Symantec, as mensagens não desejadas representam mais de 90% do fluxo de e-mails monitorado. O Brasil, indica o relatório, é o segundo maior gerador de spam, respondendo por 10% do volume total. Os Estados Unidos, com 26%, ocupam o primeiro lugar.
O Relatório aponta ainda um aumento de 6% nos spams relacionados ao tema saúde - 25% do total de mensagens indesejadas -, o que mostra como os spammers aproveitam eventos e notícias atuais, como a gripe suína, para chamar a atenção dos internautas.
Outra data mencionada no Relatório é o Dia das Mães: houve um aumento significativo no número de spam com títulos como "Flores para o Dia das Mães" ou "Envie um cartão eletrônico para sua mãe", entre os dias 1º e 4 de maio, com mais de 4,5 mil mensagens por dia.

Fonte: www.terra.com.br

Laser pode melhorar comunicação com submarinos e ETs

Lasers que criam ruídos altos sob o oceano podem, eventualmente, substituir os sonares no envio de mensagens para submarinos, anunciaram físicos da Marinha americana. O mapeamento por meio de sonares convencionais usa vibrações de som, que requerem o rebocamento de um conjunto de alto-falantes e receptores.
"É preciso puxar (o conjunto) com um barco", disse Ted Jones, físico de plasma do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos, em Washington. "É demorado e caro. Pode levar horas ou mesmo dias para sondar uma área grande."
A nova técnica - uma espécie de código Morse do século 21 - usa raios lasers autofocalizadores para superaquecer pequenas quantidades de água até cerca de 20 metros abaixo das ondas. O resultado é "um pequeno pistão de energia" que se expande em velocidades supersônicas, criando um ruído submerso alto o suficiente para ser ouvido a quilômetros de distância, diz Jones.
Procura a laserOs sons do laser também poderiam ser usados para qualquer outra das funções normais dos sonares, como procurar por objetos submersos ou mapear o fundo do mar. Para conduzir uma procura, os usuários poderiam espalhar bóias com sondas passivas, projetadas para ouvir, mas não transmitir. Depois, um avião poderia sobrevoar a área, emitindo sons gerados por laser em toda a região de pesquisa.
"Você poderia fazer rapidamente uma procura por sonda em uma grande área", disse Jones.
Ganhando focoAo projetar a nova técnica, o maior desafio foi fazer com que os raios lasers concentrassem sua energia em uma área pequena o suficiente para gerar o estrondo. Um truque, segundo Jones, é intensificar o raio em seu centro, para que a seção do meio do raio aqueça a água mais rapidamente. Esse calor faz com que a luz ao redor do centro se curve para dentro até que o raio esteja focado em um ponto minúsculo.
Ao mesmo tempo, o laser é composto de luzes com diferentes comprimentos de onda, que viajam pela água em velocidades ligeiramente diferentes. Se "você colocar a mais lenta primeiro e a mais rápida ao fim", disse Jones, a energia rapidamente aumentará no ponto focal, até que a água superaquecida exploda.
Uma linha reta para os ETsRobert J. Sawyer, escritor canadense de ficção científica, disse que uma das vantagens de usar um raio laser para se comunicar com submarinos é que seria difícil interceptar o raio acima da superfície. Ainda assim, qualquer um com receptores sonares poderia ouvir o ruído uma vez que o raio entrasse na água.
Mais interessante do que o sigilo, disse Sawyer, é o fato de que sons de laser similares poderiam ser uma maneira ainda melhor de comunicação do que o rádio na procura por extraterrestres inteligentes - tirando, é claro, a água.
"Lasers são mais eficientes" do que ondas de rádio - o meio geralmente usado pelo Instituto SETI (sigla que significa, em português, Procura por Inteligência Extraterrestre) -, disse ele. "Não há um ponto de transmissão (em qualquer lugar) no qual você possa fazer uma linha reta." "Então, estamos falando com nossos submarinos da mesma forma que esperamos falar com alienígenas algum dia."
As descobertas foram apresentadas em Portland, Oregon, em um encontro da Sociedade Acústica da América.

Fonte: www.terra.com.br

Novo sensor permitirá gravar vídeos de alta definição no celular

Vídeos borrados, escuros e com resolução baixíssima gravados em celular estão com os dias contados. A companhia norte-americana OmniVision anunciou uma nova linha de sensores de imagem baseados na tecnologia CMOS para uso em câmeras digitais e telefones celulares.
destaque da família OmniBSI é o OV5653, um sensor produzido com tecnologia de 1.75 Micron que tem sensibilidade à luz 40% superior aos modelos atuais, com menor ruído na imagem. Com resolução de 5 MP, o componente permitirá a um celular ou filmadora de bolso a gravação de vídeo em resolução HD (1280 x 720 pixels) a 60 quadros por segundo, ou Full HD (1980 x 1080 pixels) a 30 quadros por segundo.
Também faz parte da linha o OV2665, com resolução de 2 MP e projetado para uso em celulares para o mercado de massa. Segundo Per Rosdahl, diretor de marketing da OmniVision, os novos sensores "melhoram todos os aspectos da qualidade de imagem, incluindo sensibilidade à luz e ruído, o que resulta em cores mais vivas e imagens mais nítidas".
Os sensores de imagem OmniBSI devem chegar às mãos dos fabricantes na segunda metade de 2009.

Fonte: www.terra.com.br

Patch no Linux pode evitar risco de processos da Microsoft

Em fevereiro deste ano a TomTom, fabricante de dispositivos GPS para navegação automotiva, foi processada pela Microsoft por violação de duas de suas patentes, relacionadas à criação e manipulação de arquivos em discos formatados com o sistema de arquivos FAT, usado no MS-DOS e todas as versões do Windows. Microsoft e TomTom eventualmente chegaram a um acordo, mas o episódio preocupou os desenvolvedores do Linux.
O modo como o sistema lida com discos formatados em FAT é o mesmo usado pela TomTom, e poderia gerar processos contra desenvolvedores e distribuições Linux. A solução mais simples, eliminar o suporte a este sistema de arquivos, é inviável já que implicaria eliminar também o suporte a milhares de aparelhos já nas mãos dos usuários.
Apesar de ser atualmente considerado obsoleto, o sistema criado pela própria Microsoft na década de 80 foi usado durante décadas em todos os PCs com o MS-DOS e, mais tarde, em todas as versões do Windows até hoje. Devido a essa popularidade é usado em praticamente qualquer aparelho que precise ler e gravar dados em um "disco", seja um disco rígido ou memória flash, de pendrives a MP3 players, câmeras digitais e, claro, unidades GPS.
Andrew Tridgell, autor do Samba, software que permite que máquinas Linux participem de redes Microsoft, pode ter encontrado uma solução. As patentes em questão são relacionadas à forma como o sistema operacional lida com os nomes dos arquivos: sistemas FAT16 limitam os nomes a 11 caracteres, 8 para o nome, um ponto e mais 3 para a extensão (ex: arquivos.txt).
Sistemas FAT 32, mais modernos, permitem até 256 caracteres no nome do arquivo, mas ao mesmo tempo geram um nome no antigo formato 8.3 para garantir a compatibilidade dos discos com sistemas operacionais que só compreendam o antigo formato FAT16. É nesse processo que está o problema: a patente da Microsoft lida com a geração de um nome para um arquivo em ambos os formatos.
A solução proposta por Tridgell, na forma de um patch para o kernel Linux, é engenhosa: ao criar um arquivo, o nome é verificado. Se ele "couber" no espaço de 11 caracteres, a convenção antiga (8.3) é usada, e um nome longo para o arquivo não é gerado. Caso contrário, um nome longo é gerado, e o que seria o nome "curto" é preenchido com caracteres inválidos, fazendo com que seja ignorado pelo sistema. Ou seja, na prática o arquivo fica tendo só um nome longo ou só um nome curto, mas não os dois, evitando a patente.
Segundo o site Ars Technica, código está sendo analisado por uma equipe de advogados da Linux Foundation, que acredita que ele evita todas as questões legais possíveis, além de não alterar, na maioria dos casos, o comportamento esperado pelo usuário quando este lida com discos formatados em FAT. Se o código for aprovado, será incluído na distribuição oficial do kernel Linux.
A Linux Foundation lembra que acredita que a patente da Microsoft é inválida. O patch funciona como uma "medida de segurança", permitindo que empresas continuem usando o suporte ao sistema de arquivos FAT se necessário, ao mesmo tempo em que evitam o risco de uma batalha legal que pode ser dispendiosa, cansativa e, para pequenas empresas, até mesmo letal.

Fonte: www.terra.com.br

Bluetooth "Big Brother" rastreia pessoas em festival

Pesquisadores estão usando a tecnologia Bluetooth para observar em tempo real o movimento de milhares de pessoas em um dos maiores festivais de rock da Europa, esperando que suas descobertas levem a uma nova geração de dispositivos de rastreamento. O time de pesquisadores da Universidade de Ghent, na Bélgica, acredita que o estudo pode gerar novas aplicações de navegação por satélite para os setores de varejo e segurança.
"Instalamos 36 scanners de Bluetooth em todo o local e ao longo de algumas estradas das redondezas, além de pontos de ônibus", disse Nico Van de Weghe, da universidade, nesta sexta-feira, sobre o projeto no festival de Werchter, no nordeste da Bélgica, desta fim de semana.
Cobrindo uma área de 30 metros cada, os scanners buscam telefones celulares que têm Bluetooth, um tipo de tecnologia sem fio de curta distância que permite que outros aparelhos se conectem um com o outro, geralmente para a transferência de arquivos.
Mas a multidão indo ver o Coldplay, o Kings of Leon ou o Metallica não precisará se preocupar com sua privacidade, afirmou Van de Weghe. Os pesquisadores estão apenas rastreando o endereço MAC dos aparelhos ¿ um número que identifica cada celular em uma rede ¿, que não pode ser rastreado a um número de telefone ou a informações pessoais.
"Werchter é um caso muito interessante", disse Van de Weghe à Reuters, acrescentando que é a primeira vez que seu time, que trabalha em um projeto de pesquisa maior sobre o uso de tecnologia para rastrear objetos em movimento, irá coletar os dados completos de uma situação em tempo real.
A equipe está fazendo sua pesquisa com base em sistemas de informações geográficas, como por exemplo sistemas de navegação por satélite, e espera conseguir rastrear objetos em movimento em tempo real.
"Rastrear movimentação via Bluetooth pode se tornar interessante. Isso pode ajudar varejistas a monitorar o número de clientes em diferentes momentos", disse Van de Weghe. A técnica também poderia ser usada por serviços de segurança para rastrear movimentos suspeitos, ou monitorar a saída de grandes eventos.
Cerca de 80 mil pessoas de toda a Europa foram ao primeiro dia do festival na pequena cidade de Werchter, 40 quilômetros ao nordeste da capital Bruxelas, na quinta-feira. Milhares mais são esperados nesta sexta-feira e ao longo do fim de semana.

Fonte: www.terra.com.br

Ericsson firma acordo de banda larga com operadoras chinesas

A fabricante de equipamentos de telecomunicações sueca Ericsson anunciou nesta sexta-feira que assinou contratos com as três maiores operadoras de telecomunicações da China para fornecer acesso à banda larga em linha fixa.
A Ericsson, maior fabricante de redes móveis do mundo, afirmou em nota que a China Mobile, a China Unicom e a China Telecom estão atualizando suas redes para fornecer serviços como banda larga de alta velocidade e IPTV de alta definição.
A empresa, que não revelou detalhes financeiros do acordo, disse ainda que também irá fornecer serviços como treinamento, design de rede, serviços de suporte e consultoria.

Fonte: www.terra.com.br