domingo, outubro 30, 2011

Empresas terceirizadas dominam setor petrolífero


O crescimento no setor de petróleo e gás no Brasil é um forte gerador de empregos. As diversas possibilidades de trabalho na área petrolífera provocam uma intensa procura de trabalhadores e estudantes por cursos de qualificação para níveis técnico e superior.

As possibilidades de trabalho na cadeia produtiva são muitas, mas dependem muito da formação do profissional. O tecnólogo pode atuar na exploração, na transformação e até mesmo, no aproveitamento do petróleo e do gás natural. Assim, os postos de trabalho vão desde as empresas de engenharia que perfuram os poços até refinarias e petroquímicas.

Com a escassez de especialistas muitas escolas especializadas na área de petróleo e gás são criadas para suprir a demanda gerada pelas empresas. Com objetivo de oferecer recursos que promovam um ensino completo, que capacite profissionais, a Petrocenter ganha espaço no mercado de trabalho.

O diretor da instituição, Samuel Pinheiro, afirma que esta é a profissão do futuro. A população, principalmente de classe baixa, ganha oportunidade de entrar para o mercado e aumentar vertiginosamente sua renda salarial. “Este setor promove a inserção social e o desenvolvimento econômico do país. É a oportunidade da população de renda baixa melhorar de vida”, explica.

A instituição de qualificação, Petrocenter surgiu no mercado há dois anos. O economista Samuel Pinheiro, após um estudo aprofundado do mercado de petróleo e gás, identificou deficiências, como a falta de mão de obra e lugares que ofereçam esta qualificação com qualidade e excelência. Com isso, resolveu investir neste setor e desempenhar um papel importante ao gerar oportunidades de emprego e inserção social.

Fonte: http://www.jb.com.br/

Petróleo: 150 mil profissionais devem ser formados no ES, diz governador



Expectativa de Casagrande foi discutida em evento Vitória Oil & Gas.
Professor explica vantagens do curso técnico para empregos na área.

Cerca de 150 mil novos profissionais da área do petróleo deverão ser formados no Espírito Santo até 2014, a expectativa foi externada pelo governador do estado Renato Casagrande, no evento Vitória Oil & Gas, que acontece em Vitória . No evento, mais de 100 empresas expõem dicas e oportunidades de trabalho na área.

Segundo o governador, um projeto em parceria com o Sebrae, Findes e demais companhias deve ser criado para a geração destes novos profissionais. Além das vagas de empregos, a intensa discussão e impasse sobre a divisão dos royalties, deixa o petróleo cada vez mais em evidência no estado. Segundo o professor José Pastore da Universidade de São Paulo (Usp), a área oferece muitas oportunidades de trabalho para os jovens.

"O setor está explodindo e abrindo muitas opções de trabalho para os novos jovens, que são a geração do petróleo nos próximos 25 e 30 anos", disse.

Fonte: http://video.globo.com/

Ação fortalecerá as fornecedoras da Petrobras


A camada de pré-sal vai gerar muita demanda e as empresas precisam estar preparadas e qualificadas para atendimento a Petrobras dentro da cadeia produtiva de Petróleo e Gás. Com foco nesse objetivo representantes da Caixa Econômica Federal, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Campinas e Prefeitura de Paulínia, assinaram ontem um Termo de Cooperação e Parceria, no gabinete do prefeito José Pavan Junior, visando fomentar a inserção das indústrias regionais e demais empresas na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia, visto as promissoras previsões de investimentos e ampliação deste mercado. O gerente regional do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Antonio Carlos Aguiar Ribeiro e o gerente da Replan, Ronald Castro Bianco, representando a Petrobras, participaram da cerimônia.

O prefeito José Pavan Junior disse que 500 empresas já se inscreveram para o seminário e a perspectiva é de que esse número aumente. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.. "Eu acredito que deva ter um número maior de empresas se inscrevendo para que possam ter as informações necessárias para se inserir e estar se qualificando para poder participar dessa oportunidade nova e grande que a Petrobras está criando e também tendo a oportunidade de acesso a crédito específico que a Caixa Econômica Federal vai disponibilizar para que essas empresas possam realmente estar prestando um serviço para a Petrobras", disse Pavan. Os interessados em participar podem enviar e-mail para srcampinas@caixa.gov.br, ou pelo telefone (19) 3705-7501.

A estimativa de investimentos na cadeia de petróleo no Brasil até de 2014 é de US$ 800 bilhões, principalmente após a descoberta da camada pré-sal, que coloca o Brasil no grupo dos principais produtores do mundo. O setor ganhou destaque no cenário econômico e despertou grande interesse dos empresários. Trazer novos conhecimentos, atualizações e desenvolvimento para que as empresas estejam aptas a participarem deste promissor setor e estarem formalmente certificadas para tal, são pontos destacados pelos participantes, que buscam soluções conjuntas.

O diretor-titular do Ciesp Campinas, José Nunes Filho, destacou que o que se está fazendo é um planejamento do futuro. "Nós vamos ter uma demanda muito grande na cadeia de petróleo e gás com a exploração do petróleo do pré-sal. Isso vai ser uma demanda gigantesca, então há uma necessidade de formação e qualificação de mão de obra e também de uma qualificação dos fornecedores para que possam atender as exigências do padrão de qualidade total da Petrobras. Além disso, há necessidade de trazer empresas para a região para poder atender a essa cadeia, então todo esse trabalho só pode ser fruto em conjunto com a Caixa Econômica Federal fazendo o financiamento, com o Sebrae, qualificando esses empreendedores e o Ciesp com o sistema Sesi e Senai gerando a qualificação."

José Nunes disse ainda que o Ciesp recebeu a doação de um terreno em Paulínia para a construção de uma escola do Senai com um laboratório de Petróleo e gás e com a instalação também de uma unidade do Sesi. "Vamos promover vários eventos de qualificação, de treinamento e vários cursos para que essas empresas possam se qualificar no atendimento à Petrobras e também para que a gente de acesso aos funcionários dessas empresas para que se qualifiquem nas escolas do Senai e também através do Sebrae", completou

Muitas dessas entidades já estão mobilizadas, cada qual em sua área de atuação, promovendo encontros para melhor informar e preparar as indústrias da região, a fim de torná-las fornecedoras do segmento que mais deve receber investimentos no país. São inúmeras as possibilidades de geração de empregos, desenvolvimento e riqueza para o município de Paulínia, sede de refinaria da Petrobras, e a região de Campinas. "Com isso, ganha não apenas a cidade de Paulínia, mas toda a Região Metropolitana. A economia será estimulada, conseguiremos aumentar a demanda de empregos, dentre uma série de benefícios em cadeia incalculáveis", diz o prefeito de Paulínia.

Vários os setores da economia verão incremento nos seus negócios e podem se enquadrar na cadeia de fornecedores, inclusive com obtenção de créditos facilitados, tais como: Alimentação, Construção Civil, Construção e Montagem, Eletroeletrônica, Energia, Gráfica, Hotelaria, Máquina, Manutenção Industrial, Metal, Mecânica, Naval & OffShore, Plásticos, Química, Saúde Ocupacional, Segurança, Serviços Técnicos e Gerais, Siderurgia, Tecnologia da Informação, Transportes e Treinamento e Capacitação.

10.000Petrobras

Fonte: http://www.dci.com.br/