terça-feira, junho 25, 2013

NOV contrata diversos profissionais para trabalhar no Porto do Açu

O Grupo NOV contrata para unidade de negócios NOV FLEXIBLES com fabrica instalada no Porto do Açu os seguintes profissionais:

Técnico em Mecânica

Experiência mínima de 3 anos

Necessário residir em Campos dos Goytacazes

Profissional na área de movimentação de carga

Necessário residir em Campos dos Goytacazes

Inspetor de Qualidade

Formação em Mecânica

Experiência mínima de 3 anos

Necessário residir em Campos dos Goytacazes

Assistente de Documentação

Experiência em Documentação Técnica e Databook

Necessário Residir em Campos

Técnico de Laboratório

Experiência em Ensaios Mecânicos

Formação em Mecânica

Necessário Residir em Campos

Engenheiro de Produto

Experiência mínima de 3 anos

Inglês Fluente

Formação em Engenharia Mecânica

Técnico de Segurança do Trabalho

Inglês Fluente

Experiência mínima de 3 anos

Encarregado de Armazém

Inglês Fluente

Experiência mínima de 2 anos

Favor enviar CV somente se estiver dentro do perfil para portodoacucv@nov.com

Quanto ganha um trabalhador embarcado?

Essa é uma pergunta que geralmente é realizada por estudantes ou profissionais que almejam trabalhar na indústria de petróleo. Primeiramente, depende de diversos fatores como:

Ramo da indústria

Empresas offshore, multinacionais, prestadoras de serviços de perfuração, drilling contractors e operadoras são as que costumam oferecer maiores remunerações. A área de perfuração contém uma quantidade enorme de riscos associados, portanto isso gera um aumento o bônus de embarque e do próprio salário. Não é por qualquer salário que um trabalhador resolve atuar nessa indústria, o salário, definitivamente é um dos atrativos principais, juntamente com o plano de carreira, possibilidade de trabalhar no exterior e atuar com mais alta tecnologia.

Empresas que atuam no downstream, midstream ou até mesmo na produção de petróleo não costumam ter um salário tão elevado, mas ainda assim é muito acima da média nacional para muitos cargos.

Função

É possível um soldador ganhar mais do que um engenheiro? Na indústria de petróleo isso é possível sim. Um trainee de engenharia em uma multinacional recebe a partir de R$ 4 mil reais mensais, no entanto um soldador qualificado, com cursos em dia e experiência entre 5 a 10 anos, pode ganhar muito mais. Isso foi um exemplo, porém é óbvio que quanto mais qualificado for profissional e quanto mais anos de estudo possuir, maior será o salário. É natural que um profissional com pós-graduação ganhe mais do que a maioria.

Oferta x ProcuraPorque há 10 anos atrás era mais fácil entrar como homem de área, técnico, soldador em uma empresa e hoje está bem mais complicado? Porque a oferta de profissionais aumentou significativamente, isso proporcionou que muitas empresas pudessem reduzir o salário desses e outros profissionais, visto que existem milhares deles também a procura de uma oportunidade.

ExperiênciaUm profissional com experiência ganha muito bem e isso ocorre independentemente de cargo ou empresa. Algumas empresas entram em contato com profissionais já aposentados, pois não encontram mão-de-obra qualificada e disponível no mercado de trabalho. Além desses profissionais atuarem no planejamento junto a gerentes e diretores, eles desenvolvem um ótimo papel de treinamento de novos profissionais.

Bônus salarialO bônus de embarque pode chegar até 130% do salário, significa que em um mês você pode mais que duplicar o seu salário, entretanto quanto maior for o bônus, menores são as chances de embarca constantemente. Esse benefício depende se existe operação, da carga horária e dos riscos associados a operação em questão.

O bônus costuma encher os olhos de muitas pessoas, porém o que vale mesmo é o salário. Esse salário é fixo, embarcando ou não, você recebe aquele valor todo mês. Essa máxima que rege a indústria de petróleo: Mais vale um salário alto do que um bônus alto.

Situações em que não existe bônus

É importante citar que em determinadas funções podem não existir bônus de embarque, por exemplo trainees não recebem bônus porque estão em treinamento, portanto a empresa investe muito alto para treiná-los. Caso aconteça ocorra algum acidente, não existe bônus também. A pior coisa que pode acontecer é acidente na indústria de petróleo, pois mancha a reputação das empresas, há perda de dinheiro e os funcionário não recebe bônus. Todo mundo perde.

Trabalhar na área de petróleo tem realmente maiores salários do que outras indústrias, no entanto não é fácil ficar muitas vezes longe da família, dos filhos, morar com pessoas com hábitos completamente diferente dos seus, viver em um lugar tão hóstil como uma sonda, repleto de riscos físicos, químicos e ambientais. Até que ponto vale a pena ganhar um pouco mais? Você está disposto a viver assim ?