terça-feira, maio 12, 2009

Sistema limita velocidade de carro e evita multa


Em breve, multas por excesso de velocidade podem se tornar apenas história caso um sistema em testes na cidade de Londres, na Inglaterra, seja bem sucedido. As autoridades inglesas estão trabalhando no Intelligent Speed Adaptation (ISA), um sistema high-tech que pode limitar a velocidade de veículos.
Segundo o site TechRadar, o sistema utiliza rastreamento por satélite e um mapa de vias da cidade com os limites de velocidade permitidos. Uma instalação no carro compara os dados e impede que o veículo acelere mais do que é permitido naquela via.
O sistema, porém, não é invasivo. Um botão instalado no carro é capaz de desativar a tecnologia. Mesmo desativado, o sistema entra em um modo de alerta e o motorista é avisado quando está excedendo a velocidade.
A tecnologia começará a ser vendida em 2010 para motoristas de veículos particulares, mas já existem planos para utilizá-la em táxis, ônibus e veículos oficiais. Depois de seis meses de testes, o ministério de transportes de Londres planeja tornar obrigatório o equipamento.
Mais imagens e detalhes do ISA podem ser obtidos (em inglês) pelo atalho http://tinyurl.com/r3ho8y

Fonte: www.terra.com.br

Microsoft abre loja de aplicativos aos desenvolvedores

Já atrasada para a corrida das lojas online de aplicativos (na qual já concorrem empresas como Apple, RIM, Nokia, Android e Palm), a Microsoft liberou sua própria loja para que os desenvolvedores possam submeter seus aplicativos. A notícia é do site Information Week.
Imagens da loja, que deverá se chamar Windows Marketplace, já circulam em vários canais da internet, como no fórum PPCGeeks. Ao submeter seus aplicativos, os desenvolvedores agora deverão esperar pela aprovação ou rejeição de suas criações. Resta saber se a empresa de Bill Gates será tão incisiva em suas verificações quanto a Apple, que já rejeitou uma série de aplicativos, causando polêmica na rede.
Para poderem enviar seus aplicativos, os desenvolvedores deverão pagar uma taxa de US$ 99 para inscrição, assinar um termo de compromisso e possuir uma conta no Windows Live. Até cinco aplicativos poderão ser submetidos a aprovação com a taxa paga, com um valor de mais US$ 99 para cada programa excedente, noticiou o site Digital Trends.
Os desenvolvedores receberão 70% do valor da venda de seus aplicativos, que também poderão ser comercializado de graça. Como vantagem para o consumidor, estes terão até 24 horas para devolverem o aplicativo, caso não se sintam satisfeitos com ele.
Apesar do atraso em relação a outras empresas, a Microsoft espera alcançar tanto sucesso quanto a Apple, que no dia 23 de abril completou o download de 1 bilhão de aplicativos em sua loja virtual. A Windows Marketplace deverá ser lançada junto com o Windows Mobile 6.5, que tem data de estréia a ser programada no segundo semestre desse ano.

Fonte: www.terra.com.br

Microsoft testa "relógio mágico de Harry Potter"

Cientistas da Microsoft desenvolveram um aparelho que monitora a posição de pessoas em uma família, através do sinal do telefone celular de cada um, e apresenta os dados em um mapa digital.
O Whereabouts Clock (ou Relógio de Paradeiros, em português), do tamanho de um porta-retrato, é um mapa digital com três categorias: "trabalho", "escola" e "casa". Pequenos ícones com a foto de cada familiar mostram onde cada um está em cada momento.
O aparelho é semelhante a um relógio mágico descrito na série de livros Harry Potter, da escritora britânica J.K. Rowling. Nos livros, os pais de Ron Weasley, amigo de Potter, possuem um relógio em que cada ponteiro representa um integrante da família. O relógio aponta para os locais onde cada um está a cada momento - como trabalho e escola.
O projeto foi desenvolvido por cientistas que trabalham na Microsoft Research, braço de pesquisa da empresa de softwares, em Cambridge, na Grã-Bretanha. Um protótipo foi testado com sucesso em cinco casas próximas ao laboratório da Microsoft Research de Cambridge.
Privacidade O objetivo do aparelho, segundo a pesquisadora do núcleo de pesquisas sócio-digitais, Abigail Sellen, é ajudar no planejamento do dia-a-dia das famílias.
"Nós estávamos pensando em como reduzir os milhares de telefonemas que cada integrante de uma família faz entre si dizendo 'vou me atrasar', 'estou no trânsito' ou 'estarei em casa em dez minutos'", disse Sellen à BBC Brasil.
"Nós imaginamos que se nós construíssemos um relógio que permitisse que as pessoas vissem onde cada um está e vissem se elas estão se movimentando, isso facilitaria a vida das famílias."
Para fazer o Whereabouts Clock funcionar, cada integrante da família precisa instalar um software no seu celular. O usuário precisa então marcar, com o programa de celular, as posições "casa", "trabalho" e "escola".
Depois de marcadas as posições, toda vez que ele estiver em um destes locais, o Whereabouts Clock mostrará uma foto do usuário no mapa digital na localização correspondente. Se ele não estiver em nenhuma das três posições, o relógio mostra o ícone da pessoa no meio.
Para evitar problemas de falta de privacidade, o software pode ser desligado, caso o usuário queira ocultar sua posição. Além disso, ele pode mandar mensagens de texto para o Whereabouts Clock.

Fonte: www.terra.com.br

Americana quer dar à luz ao vivo pela internet


Uma professora americana de 23 anos decidiu expor na internet toda a evolução de sua primeira gravidez, incluindo o trabalho de parto, que deverá ser transmitido por meio de uma webcam.
A americana Lynsee (apenas seu primeiro nome foi divulgado), que está grávida de quatro meses, fez um acordo com o MomsLikeMe.com, site de relacionamentos para conectar mães da região de Minneapolis, para transmitir as imagens do parto.
Com a identidade LMattson, ela também criou um perfil no site para relatar cada passo da gravidez até o "grande dia", esperado para novembro.
Para Lynsee e o marido, Anders, o blog e a transmissão online do parto servirão como recordação para o bebê.
Além disso, eles esperam ajudar a responder questões de outros casais que estejam passando pelo mesmo processo que eles, esperando seus primeiros filhos.
"Tentarei colocar atualizações diárias, na linha 'como estou me sentindo hoje' ou 'questão do dia', colocar algumas fotos, e talvez acompanhar como minha barriga está crescendo", diz Lynsee.
BBC Brasil

Fonte: www.terra.com.br

Brasil prepara especialistas para combater cibercrime na AL

A dificuldade em se definir fronteiras no mundo virtual exige uma cooperação entre os países para lidar com as ameaças de ataques cibernéticos. Uma das atuações do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC), ligado à Presidência da República é, exatamente, celebrar acordos de troca de experiências na área.
É do Brasil, por exemplo, a responsabilidade por preparar equipes de resposta a incidentes de rede em toda a América Latina. Essa troca se dá através do Comitê Interamericano contra o Terrorismo, da Organização dos Estados Americanos (OEA).
"Na América Latina há um projeto que é do governo brasileiro, até para ajudar a nossa vida. Começamos o processo há três anos junto com a OEA. E, agora, estamos treinando os países vizinhos para lidar com as situações de riscos na web. E quando falo vizinhos, é do México para baixo", conta o diretor do DSIC, Raphael Mandarino Jr.
Segundo ele, os Estados Unidos e o Canadá também colaboram no esforço de preparação de equipes, mas a principal tarefa é mesmo brasileira. "Ensinamos as pessoas como montar equipes de resposta a incidentes de rede; qual o software a ser utilizado; quais medidas devem ser tomadas pró-ativamente e de reação às tentativas de invasões", relata o diretor do DSIC. "Os Estados Unidos e o Canadá também ajudam, mas há uma certa resistência ao treinamento norte-americano", confessa Mandarino.
Ele mesmo questiona o limite da atuação nacional em incidentes de rede. Afinal, lembra Mandarino, quais são as fronteiras do espaço cibernético brasileiro? "É o cabo quando entra no Brasil? Está na máquina de uma empresa brasileira lá fora? No satélite? Onde está a fronteira? A máquina na embaixada brasileira no Japão é da estrutura brasileira ou do Japão? Essa prática não está clara", observa o diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC).

Fonte: www.terra.com.br

História do Avião

cena: Paris, a “Cidade-Luz”, capital da França, exibindo suas aspirações e frutos de uma continuada e, ainda, efervescente Revolução Industrial e Cultural. O ano: 1906, o dia: 23 de outubro, às 16h45min; inúmeras pessoas, com os seus chapéus nas mãos, vibrando, acenando ao alto, extasiadas pelo que presenciavam, enquanto Santos Dumont cruzava, em vôo, o Campo de Bagatelle, com o seu Mais-Pesado-Que-o- Ar: o 14-Bis.
Este relato descreve, de forma sucinta, o motivo de comemorarmos em 23 de outubro, o Dia do Aviador. Porém, sua importância vai além de representar apenas a data magna da Aeronáutica - aqui entendida como a Ciência da Navegação Aérea - e da Força Aérea Brasileira. Essa data é carregada de inquestionável valor histórico; porém para desfilarmos seus motivos, torna-se imprescindível falarmos do ilustre brasileiro Alberto Santos Dumont.
Toda história teve início quando, aos 24 anos de idade, o jovem engenheiro de formação e ascendência francesa, Dr. Henrique Dumont conheceu a jovem Francisca de Paula Santos e, se casaram, a 6 de setembro de 1856, na cidade de Ouro Preto-MG.
Em 1872, o Dr. Henrique Dumont foi contratado para trabalhar na construção da Ferrovia Pedro II, posteriormente conhecida como Estrada de Ferro Central do Brasil, que ligaria o Rio de Janeiro a Minas Gerais, particularmente o trecho localizado na Serra da Mantiqueira.
Para não ficar longe da família, o Dr. Henrique trouxe sua esposa, os cinco filhos, instalando-se em uma casa próxima às obras, na Fazenda Cabangu, entre os Distritos de João Ayres e João Gomes; local onde nasceu, a 20 de julho de 1873, data em que o Dr. Henrique completava seus 41 anos, o sexto, dos oito filhos do casal, batizado como Alberto Santos Dumont.
Concluída as obras em 1875, a família Dumont mudou-se para a cidade de Valença-RJ e, posteriormente, em 1879, para Ribeirão Preto-SP, onde se estabeleceu na Fazenda Arindeúva, ocupando-se com plantio e beneficiamento de café, através da empresa Dumont Coffee Company.
Em 1891, Santos Dumont viajou com seus pais para Paris. Os dez últimos anos do século XX foram marcados por inúmeras evoluções tecnológicas, como o gramofone, a linotipia, a turbina a gás, o cinema e o cinerama.
O motor a gasolina, ou seja, de explosão, também conhecido como motor de combustão interna, era a sensação do momento, fazia o maior sucesso e, devido a isto, exposições da época mostravam-no em múltiplas versões e funcionando sob os mais variados princípios. Ao visitar uma dessas exposições, o então jovem Santos Dumont ficou fascinado, pois sempre se viu interessado em entender aquele mecanismo.
A família Dumont voltou para o Brasil e, juntamente, Alberto, mas não para ficar muito tempo, pois tinha em mente uma séria de idéias e concluíra que Paris seria o local ideal para colocá-las em prática.


Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br