quinta-feira, maio 10, 2012

Produção de petróleo no Brasil sobe 0,1% em março

Os campos marítimos foram responsáveis por 91,4% da produção de petróleo e 74,9% da produção de gás natural

Rio de Janeiro (RJ) - A produção de petróleo no Brasil em março somou 2,085 milhões de barris/dia (bbl/d), crescimento de 0,1% em relação a igual mês de 2011. Na comparação com fevereiro, entretanto, houve queda de 5,4%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
A produção de gás natural brasileira foi de aproximadamente 66 milhões de metros cúbicos/dia. Houve aumento de 7,7% na comparação com igual mês do ano passado, e queda de 1,4% em relação ao mês anterior. A maior redução foi verificada no campo de Frade, devido à interrupção de produção da concessão.
A produção do pré-sal teve crescimento de 12% em relação ao mês passado, chegando a 158,5 mil barris dia de óleo equivalente (Mboe/d). A produção foi oriunda de oito poços nas bacias de Jubarte (1 poço), Lula (5 poços), Caratinga e Barracuda (1 poço) e Marlim Leste (1 poço).
Já a produção das bacias maduras terrestres (campos/TLDs das Bacias do Espírito Santo, Potiguar, Recôncavo, Sergipe e Alagoas) foi de 175,4 mil barris de óleo equivalente/dia (Mboe/d), sendo 145,1 mil barris de petróleo/dia e 4,8 milhões de metros cúbicos de gás natural.
A Petrobras respondeu por 92,7% da produção de petróleo e gás natural em março. Os campos marítimos foram responsáveis por 91,4% da produção de petróleo e 74,9% da produção de gás natural. Dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural do País, três são operados por empresas estrangeiras: Peregrino/Statoil (11º), Ostra/Shell (15º) e Frade/Chevron (17º). Dois campos terrestres também integram a lista: Carmópolis (18º) e Canto do Santo Amaro (20º), com vazão média de 22,4 mil barris/dia (24 Mbbl/d) e 19,3 mil barris dia (19,3 Mbbl/d), respectivamente.
O grau API médio do petróleo produzido em março foi de 23,7º. Desse total, 37% é de óleo pesado (inferior a 22º API), 55% de óleo médio (entre 22º e 31º API) e 8% da produção é considerada óleo leve (superior ou igual a 31ºAPI).
A queima de gás natural no mês foi de aproximadamente 3,7 milhões de metros cúbicos/dia. Houve um recuo de 0,1% em relação ao mesmo mês de 2011 e aumento de 11,3% na comparação com fevereiro. O principal aumento foi registrado no campo de Lula, devido ao início de um novo teste no poço 4BRSA711RJS com a plataforma FPSO Cidade de São Vicente.
Fonte: Redação, com informações Agência Estado

ANP mantém Chevron proibida de perfurar na Bacia de Campos


Agência informou que os documentos entregues à agência não foram relevantes para liberar as perfurações na região

Santos (SP) - Apesar de ter recebido novos documentos da petrolífera Chevron sobre o vazamento de petróleo na Bacia de Campos, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) vai manter a proibição sobre novas perfurações feitas pela empresa.
 Segundo Magda Chambriard, diretora-geral da agência, os documentos sobre o primeiro vazamento serão agregados ao relatório final sobre o caso, sem mudanças no posicionamento adotado até agora.
 "Em princípio não vimos, tecnicamente, nada a mais que justificasse uma mudança de comportamento da ANP. Já o Campo de Frade é uma concessão em fase de produção, que pode ser retomada caso seja feito pedido, mas que foi interrompida por uma questão voluntária", afirmou.
 De acordo com Chambriard, não há um prazo definido para manter a proibição sobre a perfuração.
 "O prazo depende mais da Chevron que da ANP. A nossa legislação diz que primeiro é preciso entender a causa dos acidentes, identificar e mostrar ações pra mitigar. Como ela ainda não fez isso, então a autorização da perfuração está suspensa", disse.
 A diretora-geral da ANP rechaçou a ideia de que a Agência planeje proibir, de vez, as atividades da companhia no Brasil.
"Por enquanto não estamos indo nessa direção. Acreditamos que a Chevron, como uma grande empresa do petróleo, uma das maiores do mundo, vai ser capaz de atender as nossas condicionantes", completou.
 Fonte: Folha de São Paulo