segunda-feira, dezembro 28, 2009

FotoMix facilita a manipulação de imagem por leigos


Confira os passos para criar efeitos em suas fotos.
Mesmo sem saber muito é possível fazer montagens sofisticadas.

Pra quem gosta de brincar com fotos ou mesmo deseja fazer algo mais elaborado, o FotoMix é uma boa ferramenta para atingir esses objetivos.
Se você quer ir além, mas esbarra na barreira do conhecimento (afinal, não é todo mundo que sabe usar o Photoshop em nível avançado), tem a opção desse software gratuito e relativamente simples de usar. Assim, colocar efeitos em suas fotos ou imagens ilustrativas fica mais fácil.
O programa é leve, tem apenas 5,8 MB, roda no Windows XP, Vista e no 7. Sua interface é simples e voltada para aqueles que não querem perder muito tempo “caçando” as opções, pois a maioria delas já está presente logo na primeira tela. As outras subopções vão aparecendo à medida que se clica na aba correspondente ao recurso que você deseja trabalhar.

A ideia é ser o mais objetivo possível e cumprir o papel de facilitador, não de complicador. E ele cumpre bem essa tarefa. Como exemplo, o FotoMix traz duas fotos: uma de um conhecido árbitro e outra de belos raios no céu.
Para criar uma montagem a partir de duas fotos, basta seguir os seguintes passos:

- clique na aba Background para escolher uma imagem de fundo. Depois, no menu à esquerda, clique em Start a New Empty Project (inicar um novo projeto) e vá em import/open e informe a pasta onde está a foto que você quer inserir. O programa aceita vários formatos de imagem: jpg, gif, png, tif e bmp.
- Se quiser recortar parte da imagem, escolha a opção Crop. Os demais ajustes finos (deformar, brilho, saturação, etc.) ficam à disposição no menu contextual.

- Para carregar a imagem principal, clique na aba Foreground e repita os passos (import/open). Caso necessite remover o fundo, use a ferramenta Color Erase com a tolerância alta, próxima a 90.
- Da mesma forma que a etapa anterior, caso precise fazer algum ajuste fino, basta escolher a respectiva opção exibida à esquerda no menu.

- A aba Composition permite ajustes finais e a Touch Up mostra como será a versão definitiva. Gostou do que fez? Então basta clicar na aba Finish para salvar, imprimir ou copiar.

Além do recurso mostrado acima, também é possivel fazer substituição de rostos ou ainda contar com a opção de suavizar as imperfeições da pele. A ferramenta que oferece o "peeling" virtual é o filtro Soft, encontrado na opção Effects (efeitos), disponível nas abas Background ou Foreground. Veja exemplo abaixo. Além de suavizar, foi aplicada uma leve maquiagem.
O FotoMix é cheio de funções. O limite dele depende mais da sua imaginação e criatividade do que propriamente dos recursos que ele oferece.




Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário: