sexta-feira, setembro 10, 2010

Município de Angra dos Reis se prepara para o pré-sal


Em frente ao polo do pré-sal da Bacia de Santos, Angra dos Reis quer se valer da posição privilegiada para tirar proveito da exploração da maior jazida petrolífera do País. A economia da cidade vive hoje do turismo, da usina nuclear de Angra dos Reis e do estaleiro Brasfels, além do Terminal da Baía da Ilha Grande (Tebig), da Petrobrás. A ideia da administração do município é incentivar o crescimento da atividade de apoio a plataformas de petróleo em alto mar.
Segundo o secretário de atividades econômicas de Angra dos Reis, Alexandre Tabet, os planos incluem uma ampliação do porto local, com a construção de um terceiro berço e de uma base de apoio petrolífero, com investimentos projetados em R$ 400 milhões. A francesa Technip, que tem contrato para a operação de plataformas para a Petrobrás no pré-sal, é uma das parcerias do projeto, diz ele.
"O porto tem hoje 400 funcionários e esperamos que este número chegue a 2 mil em 2014", conta Tabet. A prefeitura procura ainda um terreno nos arredores da cidade para construir uma área industrial, que funcionaria como uma retroárea do porto, que está localizado no centro da cidade, sem possibilidades de expansão. A topografia do município, espremido entre a serra e o mar, ressalta o secretário, dificulta a abertura de novas zonas urbanas.
Angra está perto de importantes descobertas do pré-sal, como Parati e Carioca, na porção mais ao sul do polo de Tupi. Além disso, a OGX, do grupo do empresário Eike Batista, desenvolve campanha exploratória em águas rasas bem em frente à cidade, trabalho que pode gerar novas oportunidades em caso de descobertas.
O crescimento da economia local está intimamente ligado ao petróleo. Além do Tebig, que é responsável por 25% da arrecadação da prefeitura, o estaleiro Brasfels vem operando em ritmo acelerado na construção de plataformas para a Petrobrás, operação que mantém 7 mil postos de trabalho no município.
Ex-pescadores. "Tem muita gente deixando a pesca para trabalhar em rebocadores. São procurados porque conhecem bem o mar daqui", diz o diretor da Cooperativa dos Produtores de Pescado de Angra dos Reis (Propescar), Júlio Magno Ramos. Os pescadores vão em busca de empregos estáveis, que dependem menos dos humores da natureza, diz.
Angra tem 170 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2007, último dado disponível no sistema de informações municipais do instituto, a cidade tinha um PIB per capita de R$ 29,6 mil.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

Petrobras recebe licença do Ibama para instalação da plataforma P-56


A Licença emitida pelo Ibama prevê a instalação da plataforma P-56, em lâmina d'água de 1.670 metros e do sistema submarino de Produção e Escoamento de Óleo e Gás Natural do Módulo III, do Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, litoral norte do estado do Rio de Janeiro.
O sistema em instalação escoará o óleo para a plataforma P-38 e o gás para a plataforma P-51, ambas em operação no módulo II do mesmo campo.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

ArcelorMittal que reduz custos e eleva produtividade de programas de saúde e segurança do trabalho

Criada em 2006 com a fusão da Arcelor e Mittal Steel, a ArcelorMittal é a maior empresa mundial de aço, com operações em 61 países ao redor do mundo. Em 2009, produziu mais de 73 milhões de toneladas de aço – cerca de 6% da produção global total. As operações na subsidiária brasileira não são menos impressionantes. Prova disso, é que a ArcelorMittal Brasil S.A. possui 28 unidades industriais e uma capacidade de produção anual que supera 14 milhões de toneladas de aço bruto.

Essa presença exige um alto nível de responsabilidade corporativa em todas as suas atividades. Assegurar o bem-estar dos funcionários contratados e terceirizados é um valor fundamental da empresa. Com o objetivo claro de evitar qualquer acidente, a saúde e a gestão de segurança (SESMT), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, são prioridades. No entanto, na ArcelorMittal Brasil, a gestão eficaz do (SESMT) era um desafio até então impraticável para filial devido ao seu rápido crescimento e desenvolvimento.
Antes de implantar a solução da SAP, a empresa possuía cinco grandes soluções para SESMT em suas distintas regiões e áreas de atuação. Essa coleção de soluções era complexa, de difícil integração com outros sistemas corporativos e com manutenção muito cara. A ArcelorMittal Brasil identificou a necessidade de adotar uma solução única e integrada de gestão para lidar com as normas de segurança e as leis de trabalho em suas diversas localidades.
Garantindo uma implementação de aço sólido
Para encontrar a melhor solução, a empresa analisou exaustivamente as suas operações no Brasil e na Argentina: as necessidades particulares relacionadas a SESMT, as infraestruturas existentes e os custos de manutenção. Depois, os líderes da empresa avaliaram as alternativas existentes, incluindo o uso de softwares implantados em outras partes da companhia ou o desenvolvimento de uma solução interna própria. Por fim, escolheram o aplicativo SAP ® Environment, Health and Security Management (SAP EHSM). Sua capacidade de perfeita integração com as demais soluções SAP que já estavam em uso na companhia foi um fator essencial para a escolha.
Diante de uma abordagem alinhada às melhores práticas, a ArcelorMittal do Brasil aproveitou a oportunidade para repensar os seus processos. Isso permitiu à empresa eliminar controles ineficientes e evitar a complexidade inerente às suas operações. Os executivos da empresa também estavam determinados a utilizar os melhores profissionais para ajudar a gerenciar um projeto tão importante. Isso significou trazer um consultor com experiência em implantações SAP EHSM em outras empresas brasileiras. Além disso, a ArcelorMittal Brasil organizou visitas técnicas às empresas para permitir que os médicos e gestores discutissem os desafios de abraçar uma nova solução.
Com base na metodologia SAP, a ArcelorMittal Brasil realizou o lançamento do projeto de SAP EHSM tanto no Brasil quanto na Argentina. Contou com a revisão de todos os processos da companhia e foi colocado em operação em duas fases, dentro do tempo e orçamento previamente estabelecidos.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/