sexta-feira, maio 29, 2009

Nortel tentará vender participação em joint-venture com LG

A Nortel Networks, que está lutando para sobreviver sob proteção judicial, confirmou nesta quarta-feira que está buscando compradores para sua participação majoritária na joint-venture que mantém com a LG Electronics na Coréia do Sul
O anúncio de que a Nortel, maior fabricante de equipamentos telefônicos da América do Norte, procurava vender sua participação de 50 por cento mais uma ação na LG-Nortel veio após boatos da medida já rondarem entre analistas e na mídia, nas últimas semanas.
A joint-venture —fundada no final de 2005— é rentável, com um balanço forte e não entrou com pedido de proteção contra credores como fez a Nortel em janeiro, afirmou a empresa na quarta-feira.
A operação conjunta, que vende equipamentos de telecomunicações e de rede, alcançou uma margem operacional de 341 milhões de dólares em 2008, afirmou a Nortel

Fonte: www.terra.com.br

Google desenvolve software que prevê demissões

Preocupado com o aumento de pedidos de demissão entre as paredes de seus escritórios, o Google, afirma ter desenvolvido um meio de prever quais de seus colaboradores estão a ponto de abandonar o barco. A solução é um algoritmo "vidente", que identificaria os empregados com maior inclinação a deixarem seus cargos. As informações são do The Wall Street Journal.
De acordo com a publicação, a empresa começou recentemente a compilar dados dos relatórios de desempenho preenchidos por seus funcionários, juntamente com históricos de promoções e remuneração. A junção de tais dados teria dado origem a uma fórmula matemática que, afirmam, seria capaz de prever quais dos vinte mil empregados estão mais propensos a pedir as contas.
A preocupação que levou o Google a criar tal ferramenta seria a de que, com o êxodo crescente dos talentos que ela mesma criou, sua competitividade no mercado ficasse reduzida ou até mesmo gravemente afetada. A inquietação da companhia é justificada, comenta Valerie Frederickson, especialista em recursos humanos no Vale do Silício. Segundo ela a empresa precisa desenvolver meios para manter seus funcionários motivados.
Sentir-se subutilizado, aliás, é uma das grandes queixas ouvidas nas baias dos escritórios do Google. Antes uma oportunidade grande de "mostrar trabalho" e ser reconhecido por isso, trabalhar na empresa hoje em dia representa, para alguns profissionais, menores chances de se destacar com aquilo que fazem, à medida que as fronteiras vão se estendendo e a companhia se tornando maior, conta a Discover Magazine.
Com menores oportunidades, alguns funcionários não veriam mais motivos para continuar trabalhando ali. Já sobre o algoritmo em si, pouco foi revelado, como informa o "Inside Tech". Apesar de não se saber ao certo o que o programa é capaz de fazer, os sites especializados da área já congratulam a empresa pela iniciativa em tentar prever a desmotivação de seus funcionários.
Embora possa parecer invasivo, o método ajudaria a diminuir o descontentamento e a melhorar a relação empresa-funcionário. Edward Lawler, do Centro para Organizações Eficazes da Universidade da Carolina do Sul diz que "Eles (o Google) estão claramente à frente das tendências", mas que a empresa não é a primeira, e sim uma entre várias que estão recorrendo a novos modelos capazes de fornecer informações valiosas sobre seus recursos humanos.
Já Laszlo Bock, chefe responsável pelo setor dentro da empresa afirma que o Google é "capaz de saber que o funcionário vai sair antes mesmo dele pensar em fazer isso". Para Bock, prever a ocorrência dos problemas antes que eles se manifestem pode permitir a tomada de ações corretivas em tempo hábil dentro da empresa.

Fonte: www.terra.com.br

Netbooks tomaram 20% do mercado de laptops, diz Intel

A canibalização das vendas de laptops pelos netbooks de preço mais baixo é atualmente da ordem de 20%, "menos do que se especula", disse o diretor de vendas da Intel na Europa à Reuters, durante um evento da empresa.
Christian Morales afirmou que as vendas de netbooks respondiam por 16% das vendas mundiais de laptops e que essa proporção é um pouco mais elevada na Europa Ocidental. No Reino Unido e na Itália, eles talvez respondam por cerca de um quarto das vendas totais de laptops, afirmou o executivo na quarta-feira.
A Intel por enquanto vem dominando o mercado dos netbooks com seus processadores Atom. Muita gente teme que o rápido crescimento desse mercado esteja acontecendo em detrimento dos laptops de preço mais elevado.
"Percebemos certa canibalização do Celeron pelo Atom", disse Morales em apresentação a analistas em Londres.
Ele afirmou que margens de lucro da Intel com o Atom são superiores às que a empresa obtém com o Celeron, muito mais antigo.
Stacy Smith, vice-presidente de finanças da maior fabricante mundial de chips, informou que os laptops seriam o principal propulsor de crescimento da Intel por muitos anos, estimulados por uma tendência continuada em direção à mobilidade.
Morales reiterou que os estoques elevados acumulados por fabricantes de eletrônicos e pelo varejo devido a uma subestimativa do impacto da recessão agora parecem estar equiparados à demanda.
"Do ponto de vista de estoques, acreditamos que eles estejam otimizados para o atual nível de negócios", afirmou. "A confiança na cadeia de suprimento é muito mais alta."
Morales afirmou que a Europa Oriental e a Turquia no momento são as áreas mais fracas em seu território, que abrange Europa, Oriente Médio e África, mas que a Rússia e outras antigas repúblicas soviéticas registraram certa melhora nas últimas semanas.

Fonte: www.terra.com.br

HP planeja cortar 5.700 vagas na Europa, Oriente Médio e África

A Hewlett-Packard informou nesta quinta-feira que planeja cortar 5.700 postos de trabalho na região da Europa, Oriente Médio e África nos próximos dois anos.
Uma porta-voz da companhia disse que parte das demissões estava relacionada ao programa de corte de vagas da HP, enquanto o restante era reflexo da deterioração na demanda.
Ela se recusou a dizer o quão grande era a fatia de cortes relacionados ao programa global de contenção de custos da companhia, lançado em 19 de maio.
A HP planeja demitir aproximadamente 6.400 funcionários globalmente, conforme os consumidores e as empresas reduzem os gastos com computadores, impressoras e serviços.
A HP, que compete com rivais como Dell e Acer no abatido mercado global de computadores, previu em 19 de maio que a receita do ano fiscal cairá de 4 a 5 por cento.
A companhia afirmou nesta quinta-feira que entregou uma proposta de plano de reestruturação na região ao European Works Council.
A HP acrescentou que também apresentou um plano para mover a produção da unidade Enterprise, Storage and Servers (ESS) da Alemanha e Escócia para uma companhia parceira na República Tcheca durante 2010.
No final de abril, a HP tinha cerca de 80 mil empregados na Europa, Oriente Médio e África.

Fonte: www.terra.com.br