sexta-feira, outubro 23, 2009

Impressora 3D chama atenção nos bastidores da Web 2.0


Uma impressora 3D, chamada MakerBot, chamou a atenção nos bastidores do terceiro e último dia da Web 2.0 Summit, nesta quinta-feira, em São Francisco, nos Estados Unidos.

A MakerBot imprime objetos em finas camadas de um material plástico, derivado do milho, nas cores branco e preto. Novas cores serão lançadas a partir de janeiro.
O tamanho máximo que a tecnologia permite é de objetos em terceira dimensão de 4 x 4 x 6 (polegadas), o equivalente a 10,16 x 10,16 x 15,4 (centímetros).
A MakerBot apresentou o produto durante uma sessão chamada "Ignite", na qual cinco empresas mostraram, em cinco minutos, produtos que poderiam mudar o mundo.
"É a sua própria minifábrica", comemoram os criadores da MakerBot, que divulgam abertamente a tecnologia de construção da impressora através do endereço http://makerbot.com/.
No site, a MakerBot vende as peças necessárias para a montagem do aparelho e os materiais usados na impressão.
Esta é a sexta edição da Web 2.0 Summit, que reúne cerca de 100 empresários e profissionais do mundo da tecnologia. Debater formas de aprimorar o uso de ferramentas e princípios da Web 2.0 para otimizar os negócios é um dos principais objetivos do encontro.



Empresa lança PC e notebook do Corinthians


Em parceria com o Sport Clube Corinthians Paulista, a Positivo Informática lança um desktop e um notebook com o tema do time do Parque São Jorge. As duas máquinas vêm com capas do Corinthians e conteúdo especial e exclusivo sobre o time.
O notebook Positivo Premium Edição Corinthians, que será vendido pelo preço sugerido de R$ 1.999, tem tela de 14,1 polegadas, processador Pentium Dual Core de 2,1 GHz, 320 GB de disco, 3 GB de RAM, Wi-Fi e webcam de 1,3 megapixel. Roda Windows 7 Home Basic e vem com bolsa de proteção personalizada com o Corinthians.
O desktop Positivo Plus Edição Corinthians vem com chip Intel Pentium Dual Core de 2,7 GHz, 320 GB de disco rígido, 2 GB de memória RAM, placa de rede e monitor LCD de 18 polegadas widescreen. Essa máquina, que vem com frentes do Corinthians e conteúdo exclusivo do time (fotos, vídeos, papéis de parede, entre outros), vai custar R$ 1.699.
A linha Corinthians da Positivo será vendida exclusivamente nas lojas e no site do Magazine Luiza. Até o dia 31 de outubro, membros da torcida Fiel Torcedor terão prioridade na compra online.


Dell vê Windows7 como evolução inédita da MS


A demanda por computadores em grandes companhias deve aumentar até meados de 2010, como resultado da estreia do Windows 7, declarou um executivo da Dell.


A fabricante de computadores está analisando os setores de software de virtualização e de serviços para futuras aquisições, afirmou Stephen Schuckenbrock, presidente da unidade de grandes empresas.

"O Windows 7 é o melhor produto que a Microsoft coloca no mercado há muito tempo", disse Schuckenbrock, "Considerando o Vista um fracasso, o Windows 7 é uma atualização com um nível de melhoria nunca antes oferecido."
Veja mais sobre o Windows 7
A Microsoft estreará amanhã a nova versão do seu sistema operacional Windows e muitas fabricantes de PCs acreditam que o software estimulará as vendas de computadores, devido principalmente ao ciclo de renovação em grandes empresas.
A Dell continua interessada em expandir suas ofertas de serviços e avalia possíveis aquisições, segundo o executivo: "Pensaria em oferta de serviços conforme visamos ajudar os consumidores a economizar. Software que os auxilie a explorar todas as vantagens da virtualização é sempre algo a que damos valor."
Schuckenbrock declarou que a Dell está menos preocupada em recuperar a posição de segunda maior fabricante de PCs do mundo, perdida para a Acer, e mais focada em tornar seu negócio o mais lucrativo possível.
"Não estamos pensanso em unidades de negócio, estamos focados na saúde da companhia como um todo. Não queremos perseguir objetivos sem sentido", explicou o executivo.



Samsung lança novo Android e celular com 12 MP no Brasil



O Galaxy Lite é o segundo aparelho com Android da Samsung a ser vendido no Brasil, e chega às lojas em novembro. O telefone tem conectividade 3G, câmera de 3 megapixels, tela touchscreen de 3,2 polegadas, processador de 800 MHz, Wi-Fi e GPS, com expansão de memória por meio de cartões microSD. Terá o preço sugerido de R$ 999. O Galaxy Lite tem acesso à loja de aplicativos do Android, chamada Android Market, mas a Samsung planeja lançar em janeiro de 2010 seu próprio mercado online de programas para celulares.
Já o Pixon 12 conta com uma câmera de 12 megapixels de resolução com lente grande angular de 28 mm, flash Xenon e LED (para vídeos), tela touchscreen AMOLED de 3,1″, 3G, GPS, Wi-FI e cartão de memória de 8 GB. O Pixon faz vídeos em resolução de 720 x 480 e será vendido a partir de novembro pelo preço sugerido de R$ 1.899.
E o Blue Earth é o touchscreen ecológico da Samsung. Feito com material reciclado de garrafas PET, ele tem a tela sensível ao toque (para desbloquear o aparelho é preciso "jogar" um ícone na lixeira). Sua parte de trás mostra uma câmera de 3 megapixels e um painel solar para recarregar a bateria (funciona com luz do sol e lâmpadas incandescentes). O Blue Earth é ainda um dispositivo 3G, com Wi-Fi e GPS e usa o sistema operacional proprietário da fabricante. Será vendido por R$ 949.
Além de celulares e smartphones, a Samsung informou hoje que vai anunciar em novembro uma nova linha de notebooks e netbooks com fabricação local. Até então, essa área de produtos era inexplorada pela Samsung no Brasil.



Apple mostra novos modelos e Mac mini que já está no Brasil


A Apple mostrou hoje nos Estados Unidos novos modelos e configurações na sua linha de computadores, um dia antes de a Microsoft anunciar o Windows 7, que chegará aos consumidores na quinta-feira. E um dos novos equipamentos da Apple, o Mac mini, já está à venda no Brasil.
A principal mudança ocorreu na linha dos iMacs, que agora conta com telas de 21 ou 27 polegadas widescreen. Por padrão, essas máquinas já vêm com tela em alta resolução (1920 x 1080), 4 GB de memória RAM e processador Intel Core 2 Duo de 3,06 GHz.
O modelo topo de linha terá um chip quad-core Intel Core i5. Os preços no Brasil ficam a partir de R$ 4.699 (modelo inicial de 21″) e chegam a R$ 7.399 (27" com Core i5).
Outra novidade nos iMacs é a adoção de mouse e teclado sem fios em todos os equipamentos dessa linha de desktops. O mouse agora se chama ¿Magic Mouse¿ e tem sensibilidade ao toque, como já ocorre nos notebooks da Apple.
Os Mac mini continuam com o mesmo design e ganharam novos processadores (modelos com Intel Core 2 Duo de 2,26 GHz e 2,53 GHz), mais memória (2 GB padrão) e mais disco rígido (160/320 GB). Esses dois modelos já estão à venda no Brasil na recém-inaugurada loja online da Apple, incluindo opções de customização, pelos preços sugeridos de R$ 1.999 (2,26 GHz) e R$ 2.799 (2,53 GHz). Um terceiro modelo, sem preço informado ainda, será vendido com dois discos rígidos e sistema operacional de servidores (OS X Snow Leopard Server).
Finalmente, o MacBook branco, notebook mais básico da Apple, teve mudanças no design e nas configurações. Agora, o gabinete de plástico lembra o estilo de ¿peça única¿ dos MacBook Pro de alumínio, e a máquina agora compartilha o touchpad de vidro dos irmãos mais velhos. O portátil agora conta com 250 GB de disco rígido, processador Intel Core 2 Duo de 2,26 GHz e 2 GB de memória RAM. Esse novo MacBook será vendido por R$ 3.099.
Por enquanto, apenas os Mac mini estão à venda. De acordo com a Apple Brasil, os iMacs podem chegar até dezembro e não há previsão para o MacBook.



Google e Apple são as mais influentes nas mídias sociais

Depois de seu presidente ser considerado a pessoa mais influente no mercado de TI, agora é a vez da Apple aparecer como uma marca influente no mundo das mídias sociais. Um estudo promovido pela Sysomos indica a Apple como segunda marca mais influente, atrás da Google, mas na frente de concorrentes como Microsoft (3a.), HP (5a.), Intel (6a.) e até mesmo Disney (8a.).
A Sysomos diz-se motivada pela fato de que seu estudo é mais abrangente do que 0 100 Melhores Marcas Globais (100 Best Global Brands, em inglês) produzido pela Interbrand e publicado recentemente pela Business Week. Segundo a Sysomos, o estudo da Interbrand não leva em conta a atividade em mídia sociais e sentimento "online".
Segundo a empresa, os dois rankings não têm uma relação direta e a única empresa que ocupou o mesmo lugar nas duas listas foi a Microsoft (terceira posição).
De fato, na lista da Interbrand, a Apple está na 20a. posição; a Google, líder no ranking da Sysomos, está em 7º.
As 10 primeiras posições do ranking da Sysomos, batizado de "World¿s Leading Brands by Social Media Presence" (Marcas Líderes no Mundo por Presença nas Mídias Sociais) são ocupadas por Google, Apple, Microsoft, BMW, HP, Intel, Honda, Disney, Samsung e Toyota, nessa ordem.
O relatório completo da Sysomos encontra-se na página www.sysomos.com/reports/topbrands.