sexta-feira, março 29, 2013

Pré-sal: Petrobras assina carta de intenção para afretar 2 FPSOs

As embarcações serão direcionadas a projetos de desenvolvimento da produção das áreas de Lula Alto e Lula Central, localizadas no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos

Rio de Janeiro (RJ) - A Petrobras e seus parceiros no consórcio BM-S-11, BG e Petrogal Brasil, assinaram carta de intenção com a SBM Offshore e a Queiroz Galvão Óleo e Gás para o afretamento de dois navios-plataformas do tipo FPSO.

A Petrobras não revelou o valor do acordo, porém no início da semana a SBM informou que se tratava de uma negociação avaliada em US$ 3,5 bilhões, por um prazo de 20 anos de afretamento. Este seria o maior acordo já firmado pela companhia holandesa.

Na semana passada, a Petrobras havia comunicado ao mercado as negociações com a SBM e a Queiroz Galvão Óleo e Gás. Na oportunidade, a estatal brasileira informou que a contratação das FPSOs contemplaria a interligação de 18 poços às embarcações, sendo 10 produtores e 8 injetores. O início da produção em Lula Alto está previsto para janeiro de 2016, dois meses antes de a produção ser iniciada em Lula Central. Cada navio-plataforma terá capacidade para processar até 150 mil barris de petróleo por dia (bpd) e 6 milhões de metros cúbicos diários (m?/d) de gás natural.

Em nota, a Petrobras informou que as embarcações serão operadas pelas empresas responsáveis pela construção e afretados ao consórcio BM-S-11, o qual tem como principal sócio a Petrobras, com 65% de participação. A BG detém 25% e a Petrogal Brasil os 10% restantes do consórcio. A carta de intenções foi assinada pela afiliada Tupi BV, afiliada da Petrobras. A expectativa da estatal é que o FPSO de Lula Alto seja entregue em até 31 meses após a assinatura da carta de intenção, e o FPSO de Lula Central em até 33 meses após essa assinatura.

Da Redação

Eike vende mais 24,5% da MPX para alemã E.ON

SÃO PAULO, O empresário Eike Batista acertou acordo para vender mais 24,5 por cento de sua empresa de energia elétrica MPX para a alemã E.ON, numa operação de cerca de 1,5 bilhão de reais e que prevê ainda uma capitalização de 1,2 bilhão de reais da companhia.

A venda da fatia, que eleva a participação da E.ON na MPX para 36,2 por cento, ocorre em um momento em que o empresário busca recursos para financiar os projetos de sua série de empresas, em meio à desconfiança de investidores diante de atrasos em projetos e resultados operacionais abaixo do esperado.

Pelo acordo, a E.ON comprará a participação adicional na MPX equivalente a 141,54 milhões de ações da empresa, a um preço base de 10 reais por papel que poderá ser ajustado para até 11 reais. As ações da MPX encerraram na quarta-feira cotadas a 9,69 reais.

Após a conclusão da aquisição, o conselho da MPX vai avaliar uma oferta pública primária de ações para captação de recursos que fará o capital social da companhia ser elevado em pelo menos 1,2 bilhão de reais. O preço dessa operação foi definido em 10 reais por ação.

A E.ON se comprometeu a subscrever o equivalente a 366,72 milhões de reais das novas ações a serem emitidas e o BTG Pactual, recentemente tornado assessor financeiro de Batista, vai organizar a operação.

Fonte: Reuters (Por Alberto Alerigi Jr.)

Rodada de Negócios SEBRAE – Petrobras será em maio

A Rodada de Negócios é uma oportunidade para convidados VIP se reunirem com os compradores de empresas líderes que operam no mercado de óleo e gás brasileiro, como a Aker Solutions, Consultoria AP, Tecnologias FMC, Camargo Corrêa, Tridimensional, Techint, Montex, a Transocean, a Sinopec, Nacional Oilwell Varco, CMO Offshore e UTC Engenharia. Os gerentes da cadeia de suprimentos e os gerentes de compras de empresas de óleo e gás estarão presentes na sessão para identificar e discutir novas oportunidades de negócios. Empresas como a Statoil, Shell, HRT, Barra Energia, IBM, Grupo ABS, GDF Suez, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal já confirmaram a sua participação na sessão.

Os delegados VIP e VVIP podem fazer parte da Rodada de Negócios. Os lugares para a sessão são limitados e empresas interessadas em participar da sessão deve entrar em contato com a equipe do Accelerate Oil & Gas.

A organização do Accelerate Oil & Gas tem o prazer de oferecer uma gama de serviços sob medida para empresas que procuram oportunidades de investimento e de parceria de negócios no mercado brasileiro, incluindo a organização de reuniões de negócios com potenciais parceiros e investidores antes, durante e pós-evento.

Conheça mais no site oficial da organização: www.accelerateoilandgas.br.com