quarta-feira, janeiro 16, 2013

No coração do pré-sal

Um dos maiores desafios de infraestrutura do Brasil para os próximos anos será a extração do petróleo que está na camada do pré-sal. A Petrobras, líder mundial em produção em águas profundas, acaba de dar mais um passo para vencê-lo. A empresa adquiriu turbomáquinas da GE, num contrato de US$ 500 milhões, que incluiu também serviços de manutenção.
Esses equipamentos serão responsáveis pela geração de energia que permitirá a autossuficiência energética para operação e extração de petróleo em alto mar nas novas plataformas flutuantes da Petrobras: P-74, P-75, P-76 e P-77, atendendo o projeto da Cessão Onerosa, nos campos do pré-sal da Bacia de Santos (SP). Se compararmos ao corpo humano, podemos dizer que forneceremos o coração dessas plataformas.
Ao todo, serão 16 conjuntos de equipamentos de turbogeração com capacidade para gerar 100 MW. Eles serão fornecidos por diferentes negócios da GE no país: a GE Oil & Gas, a GE Power Conversion e a GE Power & Water.
Entenda o que são equipamentos de turbomáquinas:
Os módulos das plataformas são formados por equipamentos de turbomáquinas compostos por conjuntos chamamos de “skids”. Iremos fornecer três diferentes tipos de Skids.
O primeiro é o de geração de energia composto por turbina de gás aeroderivada LM2500 e gerador de energia. Já o segundo skid é de turbocompressão formado por uma turbina aeoroderivada LM 2500 e compressores de CO2. Esse skid tem a função de comprimir o CO2 retirado da camada de pré-sal para que ele seja injetado novamente no poço para extração de petróleo.
E por último, tem o skid motorcompressor, que é formado por motor elétrico e compressores de gás. Este skid tem a função de comprimir o gás retirado da camada de pré-sal para que ele possa ser utilizado como combustível nas turbinas de geração de energia e compressão de CO2.

Fonte: Agência Petrobrás e GE

JP Morgan vê petróleo nos 122 dólares em 2014

O JP Morgan aumentou em 7,5 dólares a sua estimativa para o preço do barril de 'brent', para 122 dólares.
Numa nota de análise, citada pela Reuters, o JP Morgan explica que deixou inalterada a estimativa média para o ‘brent' em 2013, nos 115 dólares por barril, mas aumentou em 7,5 dólares a previsão para 2014, agora nos 122,5 dólares por barril. Face aos preços actuais é uma subida de 10% que, a confirmar-se com o câmbio actual, significará um agravamento dos preços dos combustíveis.
No mesmo sentido, o banco norte-americano subiu em 16 dólares para 115 dólares por barril a previsão para o preço do barril de crude, negociado em Nova Iorque, para o próximo ano. Já a estimativa para 2013 ficou inalterada nos 99 dólares.
O JP Morgan explica que estas estimativas têm em conta "uma recuperação da economia, que permitirá que a OPEP mantenha a sua produção perto dos níveis actuais".
Nesta altura, o preço do barril de crude somava 0,52% para valer 94,09 dólares, enquanto o preço do barril de ‘brent' subia 0,56% até aos 111,26 dólares.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/