terça-feira, dezembro 21, 2010

Petrobras lança concurso nacional com 838 vagas de níveis médio e superior


Boa notícia para quem deseja seguir carreira pública na Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras). A empresa lançou um concurso público nacional com oferta de 838 oportunidades de níveis médio/técnico e superior. A Fundação Cesgranrio é a organizadora do concurso. De acordo com o edital de abertura, a remuneração inicial varia de R$ 2,3 mil a R$ 6,2 mil. O edital foi publicado na seção 3, página 202, do Diário Oficial da União.

Do total de vagas, 220 exigem formação superior. Os cargos oferecidos para diplomados estão os de administrador júnior, contador júnior, engenheiro de equipamentos júnior - eletrônica, engenheiro de equipamentos júnior - mecânica, geofísico júnior - geologia, engenheiro civil júnior, auditor júnior, entre outros. As demais 518 vagas são destinadas aos candidatos com formação médio/técnica. Neste caso, os cargos oferecidos são os de técnico de administração e controle júnior, técnico de contabilidade júnior, técnico de logística de transporte júnior - controle, técnico de manutenção júnior - mecânico, técnico de segurança júnior, técnico químico de petróleo júnior, entre outros.

Os candidatos de todos os cargos deverão realizar provas objetivas marcadas para o dia 27 de fevereiro de 2011. Somente os inscritos no cargo de auditor júnior farão provas discursivas e somente os inscritos no cargo de inspetor de segurança interna júnior farão exame de capacitação física.

Quem quiser participar da seleção deve acessar o site www.cesgranrio.org.br de 10 a 27 de janeiro de 2011. As taxas de participação custam R$ 30 para os cargos de nível médio e R$ 45 para os de nível superior. O concurso tem validade de seis meses, prazo prorrogável por igual período.

Fonte: http://www.pernambuco.com/

Guia Oesp Metal Mecânica e Eletroeletrônica 2011 destaca os segmentos de petróleo e gás


O Guia Oesp Metal Mecânica e Eletroeletrônica, edição 2011, começa a chegar este mês às empresas do setor. Ao longo de seus 21 anos de circulação, é considerada a principal publicação em âmbito nacional do segmento, apresentando os fornecedores de produtos e serviços para o mercado empresarial. É direcionada a siderúrgicas, metalúrgicas, fabricantes de ferramentas e peças, equipamentos e máquinas, indústria automotiva, fabricantes de equipamentos elétricos, eletrônicos de telecomunicações.

O guia é composto por páginas editoriais, com matérias relacionadas a toda a cadeia produtiva do mercado, e abertura de espaço para que as empresas mostrem as novidades e tendências de sua linha de produtos. Além disso, pela versatilidade do produto, traz análises de especialistas, formadores de opinião e autoridades governamentais.

Uma dessas matérias aborda o mercado de alumínio. Um produto amplamente utilizado pela indústria de diversas maneiras. Em outra tópico, discute a questão do lixo eletrônico. Estima-se que, a cada ano, são gerados no mundo 50 milhões de toneladas de lixo tecnológico, mas ainda não há uma destinação definitiva para ele. Destaque também para o mercado de petróleo e gás, apontado pelo Governo como "chave para a independência econômica do Brasil".

Distribuída gratuitamente para indústrias e compradores do segmento, possui fornecedores de matérias-primas, insumos, componentes, peças, máquinas, equipamentos, ferramentas, produtos e serviços ligados à administração, manutenção e ao processo produtivo das indústrias dos setores metal-mecânico e eletroeletrônico, incluindo as categorias de transportes e logística.

Dirigida ao mesmo segmento e complementando o guia, bimestralmente a Oesp Mídia edita a revista Oesp Metal Mecânica e Eletroeletrônica. Desenvolvida pelo núcleo de Projetos Especiais da Agência Estado, a publicação tem conteúdo voltado para os profissionais do setor, abrangendo matérias relacionadas a tendências de mercado, investimentos da indústria em novos segmentos, legislação, negócios, casos de empreendimentos de sucesso, entrevistas e perfil de empresários. Este ano, a revista recebeu da Associação Nacional de Editores de Publicações (Anatec) o prêmio de Melhor Projeto Gráfico para Revista Segmentada.

O sistema de mídia formado pelo Guia Oesp Metal Mecânica e Eletroeletrônica, revista Oesp Metal Mecânica e Eletroeletrônica (impressa e digital), site www.guiasoesp.com.br, tem forte presença nas mídias sociais (Facebook, Linkedin e Twitter), sempre levando conteúdo atualizado para as empresas do setor, formando uma rede de informações paras empresas do setor.

Sobre a Oesp Mídia - A Oesp Mídia é uma empresa do Grupo Estado. Líder na edição de Listas e Guias em São Paulo, possui em seu portfólio mais de 40 produtos entre impressos e digitais, iLocal BR Mobile e a consulta on-line nos sites www.guiasoesp.com.br e www.ilocal.com.br.

Fonte: http://www.portaldapropaganda.com.br/

Investimento bilionário no Brasil e em Portugal


Palma utiliza cerca de 10% da área plantada de soja para produzir a mesma quantidade de óleo

O investimento da Petrobras no biocombustível de óleo de palma é grande e envolve dois projetos distintos: Pará e Belém. O primeiro inclui uma usina no Pará com capacidade para produzir 120 milhões de litros por ano.

Além de abastecer a região norte do país, a ideia é que os mais de R$ 330 milhões investidos beneficiem o desenvolvimento econômico e social daquela área. O segundo, intitulado Belém, marca a entrada da empresa no ciclo europeu. Em parceria com a Galp Energia,cerca de 250 mil toneladas de biodiesel/ano (green diesel) serão produzidas em Portugal. Todas as mudas devem ser plantadas no Brasil - mais de 2 milhões já estão em viveiros na região - e apenas a finalização do óleo que segue para a União Europeia é que será feita em Portugal.

Toda a plantação deve adotar um sistema chamado mosaico, que mantém faixas de floresta no meio da plantação. Além disso, o bagaço da palma deve colaborar na questão energética.

- Para abastecer as novas usinas, devemos gerar energia elétrica a partir dos resíduos da palma - afirma Miguel Rossetto, presidente da Petrobras Biocombustível.

Outro destaque dos dois projetos é o foco na agricultura familiar. Hoje são mais de 4 mil famílias cadastradas, e o número pode aumentar. Como o ciclo das plantas é longo, o óleo só deve começar a chegar aos consumidores daqui quatro anos.


Produção com foco em áreas degradadas

Mesmo quando o destino do óleode palma não é o tanque de veículos, a preocupação com o manejo do solo, a mão de obra e a preservação da floresta deve permanecer. No segmento há 27 anos, a Agropalma, cujo foco da produção é a indústria cosmética e de alimentação, mantém uma área de mais 39 mil hectares de dendê rodeados por 65 mil hectares de reservas florestais no Pará, que fazem dela a maior produtora individual de óleo de palma da América Latina.

Agora, a partir do replantio, a empresa deve dobrar sua produção sem crescer em área. No foco da expansão está, entre outras questões, a indústria oleoquímica. Para Marcello Brito, diretor comercial e de Sustentabilidade da Agropalma, os recentes incentivos do governo federal e novos financiamentos são positivos desde que sejam cumpridos.

- Ecologia e economia podem andar juntos. O grande segredo é produzir em áreas já degradadas, preservando e recuperando mosaicos florestais - reforça.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/