quinta-feira, julho 23, 2009

Companhia anuncia lançamento da primeira câmera digital 3D do mundo

FinePix Real 3D W1, da Fujifilm, chega ao Japão em agosto por US$ 641.Lentes e chips sensores em dobro permitem imagens tridimensionais.

A Fujifilm Holdings afirmou nesta quarta-feira (22) que planeja lançar a primeira câmera digital 3D do mundo. A FinePix Real 3D W1, que inclui duas lentes e dois chips sensores de imagens para possibilitar imagens tridimensionais, deve chegar ao mercado japonês no mês que vem, por cerca de 60 mil ienes (US$ 641), segundo uma porta-voz da companhia.
O lançamento busca superar a difícil concorrência e renovar os negócios da empresa em câmeras digitais, que atualmente geram prejuízo. A Fujifilm, que é a oitava maior fabricante de câmeras digitais do mundo e compete com rivais maiores como a Canon e a Sony, tem como objetivo vender 100 mil unidades do novo modelo em um ano.
Além do anúncio, Fujifilm afirmou que está caminhando para superar sua própria meta de vendas de câmeras digitais para o atual ano financeiro, frente à alta na demanda nos mercados emergentes. De acordo com o vice-presidente da Fujifilm Corp, Takeshi Higuchi, a fabricante japonesa de câmeras e equipamentos para escritório deverá vender mais de nove milhões de câmeras digitais até março de 2010, tendo como meta chegar a 10 milhões. Inicialmente, a empresa estimava vender 8,3 milhões de unidades no atual ano financeiro, contra as 8,2 milhões de unidades vendidas no ano anterior. A Fujifilm Corp é uma subsidiária da Fujifilm Holdings que lida com a fabricação de câmeras, filme fotográfico, equipamentos médicos e componentes eletrônicos.

Fonte: www.g1.com.br

Windows 7 está pronto para ser entregue aos fabricantes de PC


Sistema operacional será enviado a partir do dia 6 de agosto, diz Microsoft.Anúncio é feito três meses antes da data de seu lançamento, 22 de outubro
O Windows 7 acaba de ser liberado para os fabricantes de PC, que nos próximos dias já deverão receber o código RTM (sigla em inglês para Release to Manufacturing, ou Liberado para Produção, em português). A informação foi divulgada em post no blog dedicado ao novo sistema operacional da Microsoft, nesta quarta-feira (22).

O anúncio acontece exatamente três meses antes da data prevista para o lançamento do Windows 7 - marcado para 22 de outubro, e é um grande passo para a manutenção do cronograma de seu lançamento, de acordo com o site "Engadget". "O código RTM será entregue nos próximos dias aos nossos parceiros, que vão então começar a se preparar para entregar alguns novos produtos surpreendentes alinhados com a data em que o Windows 7 estará disponível a todos, em 22 outubro. Como sempre, os clientes atuais do Windows Volume License, assinantes MSDN e TechNet serão os primeiros a receberem o acesso ao Windows 7, em 6 (MSDN/TechNet) e 7 de agosto (VL), e ao Windows Server 2008 R2, na segunda metade de agosto", informou o presidente da Divisão Windows, Steven Sinofsky, no blog da companhia.

A medida significa que Hewlett-Packard, Dell, Acer e outras fabricantes poderão começar a desenvolver novos PCs e computadores portáteis com o sistema operacional, sucessor do impopular Vista. Tanto a Microsoft quanto os fabricantes esperam que o lançamento do Windows 7 ajude a levantar as vendas de PCs, que ficaram empacadas devido à crise econômica mundial, informou a Reuters. "É claro, a liberação de hoje é também o resultado de uma quantidade incrível de respostas que recebemos das milhares de pessoas que testaram o Windows 7 - do Beta ao RC. Mais de 10 milhões de pessoas optaram por participar do Programa de Melhoria de Experiência do Usuário [CEIP, na sigla em inglês]. Isso é um monte de gente que optou por nos ajudar a fazer do Windows 7 um lançamento sólido", disse Sinofsky.

Cérebro humano artificial 'pode ser construído em 10 anos' , diz cientista

Projeto busca construir simulação computadorizada do cérebro de mamíferos.
Um cérebro humano artificial pode ser construído dentro dos próximos 10 anos, segundo Henry Markram, um proeminente cientista sul-africano.
"Não é impossível construir um cérebro humano e podemos fazer isso em 10 anos", disse Markram, diretor do Blue Brain Project (BBP), à conferência acadêmica global TED na cidade de Oxford, na Inglaterra.
O BBP é um projeto científico internacional, financiado pelo governo suíço e doações de indivíduos, cujo objetivo é construir uma simulação computadorizada do cérebro de mamíferos.
Markram já construiu elementos do cérebro de um camundongo. A equipe do cientista se concentra especificamente na coluna neocortical, conhecida como neocortex.

'10 mil laptops'
O projeto atualmente tem um modelo de software de dezenas de milhares de neurônios, cada um deles diferente, que os ajudou a construir, artificialmente, uma coluna neocortical.
A equipe coloca os dados gerados pelos modelos junto com alguns algoritimos - uma sequência de instruções para solucionar um problema - em um supercomputador.
"Você precisa de um laptop para fazer todos os cálculos para um neurônio", disse ele. "Portanto você precisa de 10 mil laptops", afirmou. Em vez disso, a equipe usa um supercomputador com 10 mil processadores.
As simulações já começaram a fornecer pistas aos pesquisadores sobre o funcionamento do cérebro. Elas podem, por exemplo, mostrar ao cérebro uma imagem, como uma flor, e seguir a atividade elétrica da máquina, ou seja, como é feita a representação da imagem.
"Você estimula o sistema e ele cria sua própria representação", disse ele.
O objetivo é extrair esta representação e projetá-la, permitindo que os pesquisadores vejam diretamente como o cérebro funciona.
Segundo Markram, além de ajudar na compreensão dos mecanismos do cérebro, o projeto pode oferecer novos caminhos para se entender os problemas mentais.
"Cerca de dois bilhões de pessoas no planeta sofrem de distúrbios mentais", disse o cientista, reforçando os benefícios em potencial do projeto.

Fonte: www.g1.com.br

Latino-americano prefere SMS a falar no celular, diz estudo

Uma pesquisa da Nokia feita no Brasil, Argentina, México e Venezuela mostra que donos de celulares preferem enviar mensagens de texto a fazer ligações telefônicas. Segundo o estudo, 89% dos entrevistados haviam enviado SMS nos últimos trinta dias.
O estudo mostra ainda que 81% dos argentinos usam o banheiro como local para enviar mensagens de texto ou e-mails; 64% dos brasileiros enviam SMS em encontros românticos, 57% dos mexicanos enviam mensagens enquanto veem filmes e 48% dos mexicanos e venezuelanos mandam SMS dirigindo.
Apesar da popularidade das mensagens de texto, o segundo serviço mais popular no celular na América Latina é ouvir músicas (77% das respostas), seguido por assistir vídeos (66%). O envio de mensagens instantâneas é mais popular na Venezuela e no México (com 63% e 42%, respectivamente).
O uso de redes sociais também foi levantado no estudo da Nokia, que indicou o uso desses serviços por mais da metade dos latinoamericanos. O Brasil segue a Venezuela nas redes sociais ¿ com 13% dos usuários informando que terminaram um namoro por rede social e 12% alertando os colegas sobre um novo emprego.
Situações constrangedoras também não escapam dessa situação: 19% dos brasileiros disseram que enviaram mensagens constrangedoras para pessoas erradas pelo celular em redes sociais. O estudo foi feito online pela Braun Research em julho de 2009 com 1003 pessoas na América Latina.

Fonte: www.terra.com.br