domingo, dezembro 06, 2009

Twitter apresenta novo site móvel do serviço


O Twitter liberou nesta quinta-feira uma pré-visualização da nova versão móvel do site, que ainda está em desenvolvimento. Com um novo design, mais parecido com a atual página inicial do serviço, a nova versão pretende gerar uma melhor experiência para o usuário que acessa o Twitter a partir de dispositivos móveis.
Leland Rechis, designer de experiência do usuário em plataformas móveis do Twitter, afirma em postagem no blog oficial que apesar de existirem vários aplicativos para acesso via celular, diversas pessoas ainda utilizam a versão móvel do site, que não tinha a cara do Twitter. "A equipe desenvolveu um site web móvel novinho em folha, a partir do zero, usando apenas APIs do Twitter, e gostaríamos de compartilhar com vocês os resultados", declarou Rechis.
De acordo com o site TechCrunch, a nova versão móvel do site traz funcionalidades básicas que já eram encontradas em clientes do Twitter para celulares, mas que não constavam na versão móvel anterior, como a possibilidade de visualizar replies, tweets favoritos e mensagens diretas.
A nova versão pode ser conferida pelo atalho mobile.twitter.com, e será melhor visualizada por celulares Android, iPhone, Nokia S60 e Palm Web OS, de acordo com artigo do site The Next Web. No endereço m.twitter.com ainda consta a versão móvel anterior, que deverá ser descontinuada em breve.Além das novas funcionalidades e do novo design, o site Read Write Web afirm a que a mais recente versão móvel do site também traz a página com a famosa Fail Whale, baleia que aparece quando alguma parte do sistema não pode ser carregada. Na primeira vez pode ser divertido, mas os usuários esperam que isso não aconteça com frequência.



Fonte: www.terra.com.br

Documentário sobre Second Life será lançado em Sundance


O documentário Life 2.0, que mostra o impacto do Second Life sobre os indivíduos, será mostrado pela primeira vez no Festival de Sundance 2010, de 15 a 25 de janeiro nos Estados Unidos. O longa-metragem segue um grupo de pessoas cujas vidas são dramaticamente transformadas pela comunidade virtual.
Em comunicado em seu site, os produtores afirmam que, mais do que um estudo sobre uma tecnologia de última geração, o filme é "um drama sobre pessoas que entram no mundo virtual à procura de algo que está faltando na vida real".

Life 2.0 é a estreia do diretor Jason Spingarn-Koff, após uma década de trabalho em jornalismo e documentários para a televisão. "Havia claramente uma história que precisava ser contada, embora, muitas vezes, parecesse um trabalho impossível, já que muitas pessoas no SL são extremamente reticentes em revelar suas verdadeiras identidades. Demorei mais de seis meses para encontrar os personagens principais, explorando o mundo usando meu avatar com uma câmera de cinema virtual", disse Spingarn-Koff no comunicado.

Entre os personagens, está uma jovem negra de Detroit que trabalha como designer de roupas e construções virtuais, passando vinte horas por dia online no porão de seu pai. E também um homem que criou o avatar de uma menina de onze anos que ele acredita ser a expressão do seu subconsciente, para consternação de sua noiva.

Um dos produtores do filme é a Palmstar Entertainment, responsável pela adaptação para o cinema do livro de Paulo Coelho, "Verônica decide morrer", e pelo filme "The Golden Suicides", com roteiro de Gus Van Sant ("Paranoid Park"), que ainda não estreou. O outro é Andrew Lauren Productions, responsável pelo filme "A Lula e a Baleia", que recebeu boas críticas em seu lançamento em 2005.

De acordo com o site Tech Crunch, especula-se qual será o impacto do documentário sobre o Second Life, que cada vez mais perde usuários, indivíduos e empresas que não têm mais interesse na ferramenta.

O trailer do filme pode ser visto em life2movie.com.



Fonte: www.terra.com.br

Telas eletrônicas viram rótulos animados para embalagens


Foi criada na Europa a primeira empresa especializada na fabricação de telas para impressos, possibilitando a criação dos rótulos animados. A Lumoza nasceu de uma parceria entre a universidade holandesa de Hasselt, o instituto de microeletrônica belga Imec e a empresa Artist Screen.
A tecnologia de impressão de telas eletrônicas combina uma tinta eletroluminescente com um circuito eletrônico que controla a sequência e a temporização das animações. Ela pode ser empregada em virtualmente qualquer tipo de superfície, incluindo as embalagens plásticas usadas na maioria dos produtos.
Segundo o EETimes, os pesquisadores afirmam que a tela é feita de uma combinação de um material à base de fósforo inorgânico e um material orgânico. A composição exata é confidencial, mas não é OLED. O processo atualmente alcança pixels do tamanho de 200 mícrons, que produz uma resolução de 127 pixels por polegada. O conteúdo de animação deve ser armazenado no chip embutido no produto.
A tela ainda tem como importantes características a durabilidade e versatilidade. Depois de impressa, ela pode ser dobrada, enrolada e até mesmo reutilizada como embrulho de outro produto, sem perder a funcionalidade.
Mas a gama de possibilidades de uso das telas impressas é muito maior do que produção de embalagens. Como a tecnologia funciona para impressão em grandes áreas, as telas poderão ser utilizadas em tetos, cartazes, roupas, veículos e outdoors.
"Nesta primeira fase, nosso foco é a indústria de propaganda e de embalagens. A indústria de capas para DVDs também já demonstrou interesse. No longo prazo, pensamos em aplicações mais duráveis, como na indústria da construção", explica Wouter Moons, um dos criadores da empresa emergente, em comunicado no site do Imec.

Material torna janelas autolimpantes


Pode aposentar o balde, os panos e o limpa-vidros: os dias de faxina nas janelas podem estar contados.


Na Universidade de Tel Aviv, pesquisadores desenvolveram uma nova cobertura feita de nanopartículas que repelem a sujeira e a água.
Se aplicada a janelas ou painéis solares, ela evita o acúmulo de sujeira e até mesmo que a água da chuva e seus detritos atinjam a superfície - e torna o objeto autolimpante.
Os cientistas do Departamento de Microbiologia Molecular e Biotecnologia trabalharam em escalas menores que 100 nanômetros (ou um bilionésimo de metro) e encontraram uma nova maneira de controlar os átomos e moléculas de peptídeos para que eles cresçam de uma forma bastante específica, que lembra um gramado.
Essa floresta peptídica é formada por nano tubos auto montáveis (pois os peptídeos se unem sozinhos) resistentes ao calor extremo e à água, fabricados à vácuo em altas temperaturas.
A descoberta também pode beneficiar os sistemas de armazenamento de energia em baterias elétricas, e é tão barata que os pesquisadores comparam seus custos ao da produção de aspartame.

GM vê o futuro do automóvel como um game

A General Motors liberou seus projetistas para que vislumbrassem o carro jovem do futuro - uma maravilha virtual de uma só roda que enfrentaria seu motorista em um duelo de habilidades.
O projeto que a GM inscreveu no concurso de design do salão do automóvel de Los Angeles, neste ano, imagina um aplicativo de software chamado "Car Hero", que lembra os populares videogames da série "Guitar Hero" e tem por objetivo ensinar os jovens a dirigir. À medida que o motorista avança para além do nível inicial, a "arquitetura metamórfica" do veículo faria dele um carro de três rodas, com mais velocidade e manobrabilidade.
No nível final, o carro seria transformado no "desafio de volante final", um veículo de uma roda equipado com "opções exclusivas de atalhos e faixas de rodagem." Para avançar, o motorista teria de demonstrar habilidade superior à do sistema "autônomo" do carro.
A GM mostrou o motorista dessa versão final sentado no centro de um pneu gigantesco, propelido por um foguete. O jogo traz uma advertência informando que sua classificação seria "exclusivo para adolescentes" e que usá-lo poderia causar "emoção, arrepios e perda de controle sobre o aparelho urinário."
"É uma aventura da imaginação", disse Julie Rough, porta-voz do estúdio de design da GM, sobre o conceito, "É uma espécie de ideia interessante para levar os adolescentes a se sentirem mais confortáveis e crescerem em ritmo próprio, na verdade, no que tange à sua educação como motoristas."
O conceito da GM foi um dos seis inscritos no concurso anual, que pedia que as montadoras de automóveis imaginassem o que uma nova geração de motoristas, criados em um mundo de celulares, redes sociais e webcams, exigiriam de seus carros no ano 2030.
A Nissan Motors venceu com seu conceito de um veículo elegante "conectado à rede" que se integrará com às rodovias eletrificadas do futuro.
O concurso de design de Los Angeles costuma atrair, da parte das montadoras, projetos que combinam visão futurista e marketing atual.

Nokia deve reduzir linha de smartphones pela metade

A Nokia pretende lidar com a crescente concorrência no mercado de smartphones cortando sua linha de produtos pela metade no ano que vem, informaram executivos da unidade de telefones móveis inteligentes da companhia.

A empresa finlandesa continua vendendo mais smartphones que qualquer uma de suas rivais, mas perdeu espaço para a Apple, com o iPhone, e a RIM, fabricante do BlackBerry.

"Vemos uma concorrência muito agressiva, especialmente no setor de alto padrão, mas também vemos um crescimento do setor de smartphones de menor porte", disse a nova chefe da unidade de smartphones da Nokia, Jo Harlow. "Defenderemos nossa posição, mas acreditamos que também temos as ferramentas necessárias para jogar tanto no ataque quanto na defesa", disse Harlow.

Ela foi nomeada chefe da nova unidade em outubro, após a empresa divulgar uma forte queda de sua participação no mercado de smartphones. A Nokia, que apresentou cerca de 20 modelos de smartphone em 2009, disse estar cortando seu portfólio pela metade para o ano que vem.

"Cortamos... para que possamos ter uma linha de smartphones mais focada para o ano que vem. Poderemos colocar mais empenho sobre esses produtos", disse o chefe de pesquisa e desenvolvimento da unidade de smartphones da Nokia, Antti Vasara.



Fonte: www.terra.com.br