segunda-feira, junho 11, 2012

Rio terá o primeiro mercado de emissões de carbono do Brasil

Parceria entre o governo fluminense e a Thomson Reuters prevê redução de impactos em empresas como Petrobras e TKS

Rio de Janeiro (RJ) - O Estado do Rio de Janeiro emitiu aproximadamente 72 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e) em 2005, sendo o setor industrial responsável por aproximadamente 32% das emissões totais, segundo o último inventário de gases de efeito estufa. Para minimizar esses impactos, o Rio passará a contar com o primeiro mercado estadual de emissões de carbono do Brasil. Desenvolvido em parceria com a Thomson Reuters Point Carbon, o projeto será anunciado oficialmente nesta quarta-feira (13), com assinatura do decreto do governador Sérgio Cabral, no Pavilhão do Estado, no Parque dos Atletas, um dos locais da Rio+20.
Com início das atividade marcado para 2013, o mercado de carbono do Estado do Rio de Janeiro terá como principal foco os maiores emissores do estado. As empresas afetadas pelo mercado de carbono do Estado do Rio de Janeiro incluem a petrolífera Petrobras e a siderúrgica TKS. Outros setores industriais incluídos no mercado são os de cimento, cerâmicas, químico e petroquímico. O texto do decreto estabelece as regras do mercado, como a meta de redução, a distribuição das cotas de emissão e o uso de créditos de carbono para compensação parcial das emissões.
Segundo informações divulgadas pela Thomson Reuters, a primeira fase da iniciativa ocorrerá entre 2013 e 2015. As fases seguintes, por sua vez, terão duração de cinco anos cada. "O novo mercado estadual de carbono confirma a posição de vanguarda do Rio de Janeiro nas discussões ambientais e dá um passo a mais para que o nosso estado seja um centro de referência em ações em prol do desenvolvimento sustentável", comenta o governador Sergio Cabral.
 A subsecretária estadual de Economia Verde, Suzana Kahn, disse que o governo está em contato com governos de outros estados e também com o governo federal. “O Rio será um piloto e nós queremos engajar outros estados no processo para que, com o tempo, um mercado nacional de carbono possa surgir”, afirmou.
A assinatura contará com a presença dos secretários estaduais do Ambiente, Carlos Minc, e .de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, além do diretor do departamento de consultoria da Thomson Reuters Point Carbon, Nelson Sam.
Da Redação Macaé Offshore com informações da Assessoria do Estado do RJ