sábado, janeiro 28, 2012

O Senai do Rio vai oferecer neste ano mais de seis mil vagas gratuitas para cursos técnicos




O Senai do Rio vai oferecer neste ano mais de seis mil vagas gratuitas para cursos técnicos no estado. São vagas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que tem o objetivo de ampliar e tornar mais fácil o acesso à educação profissional. Poderão se inscrever alunos das escolas estaduais, que estejam cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio.

As inscrições para as 3.795 vagas oferecidas neste primeiro semestre poderão ser feitas de 30 de janeiro a 22 de fevereiro, no site da Secretaria de Estado de Educação (www.rj.gov.br/web/seeduc), que também ficará responsável pela seleção dos candidatos. O processo seletivo levará em conta o desempenho escolar dos candidatos. No segundo semestre, serão oferecidas mais 2.475 vagas.

As oportunidades neste primeiro semestre são para os cursos técnicos em: Administração (Jacarepaguá, Nova Friburgo), Alimentos (Vassouras), Automação Industrial (Benfica, Duque de Caxias, Itaguaí, Jacarepaguá, Macaé, Niterói, Volta Redonda), Comunicação Visual (Maracanã), Design de Móveis (Petrópolis), Edificações (Tijuca), Eletrônica (Barra Mansa, Benfica, Jacarepaguá, Nova Iguaçú), Eletrotécnica (Campos, Jacarepaguá, Petrópolis, Macaé, Niterói, Santa Cruz, Volta Redonda), Informática (Maracanã), Logística (Macaé, Niterói), Manutenção Automotiva (Resende, Tijuca), Mecânica (Barra Mansa, Campos, Itaguaí, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende, Santa Cruz, Volta Redonda), Multimídia (Maracanã), Petróleo e Gás (Benfica, Campos, Macaé), Refrigeração e Climatização (Jacarepaguá), e Segurança do Trabalho (Barra Mansa, Duque de Caxias, Maracanã /Solda, Petrópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Resende, Santa Cruz, Volta Redonda).

As aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite, dependendo do curso e da unidade escolhida. Os cursos técnicos do Senai, com Diploma de Técnico de Nível Médio, oferecem teoria e prática em oficinas e laboratórios que reproduzem o ambiente real das indústrias. De acordo com o estudo Decisão Rio, do Sistema FIRJAN, o Rio de Janeiro vai receber, até 2013, investimentos públicos e privados que somam R$ 181,4 bilhões. Assim, os jovens que optarem pela área técnica terão boas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Fonte: http://diariodovale.uol.com.br/