segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Produção de petróleo caiu em janeiro, diz Opep

A produção da Opep caiu em 200 mil barris por dia em janeiro, para 30,450 milhões de barris, de acordo com uma pesquisa da agência de preços Platts

Londres - Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziram ainda mais a produção de petróleo em janeiro, para o menor patamar em mais de um ano, na esperança de reduzir a excesso de oferta em mercados mundiais e de sustentar os preços.

A produção da Opep caiu em 200 mil barris por dia em janeiro, para 30,450 milhões de barris, de acordo com uma pesquisa da agência de preços Platts.

Mesmo com as exportações de petróleo iranianas caindo pela metade em relação ao ano passado - por causa de sanções contra o programa nuclear de Teerã - os membros da Opep, liderados pela Arábia Saudita, tiveram de reduzir os níveis de produção em meio a desaceleração da demanda e o aumento da oferta dos não-membros da Opep em todo o mundo, o que ameaça enfraquecer os preços.

A baixa produção saudita nos últimos meses tem sido, principalmente, um resultado da queda sazonal na queima direta do petróleo bruto para produzir eletricidade, afirmou o relatório da Platts.

Da Redação