sexta-feira, outubro 07, 2011

BP conclui nos próximos dias perfuração no pré-sal






Poço em Itaipu está sendo perfurado pela sonda Deep Ocean Clarion, que chegou ao Brasil em junho

Depois de ficar por anos praticamente sem ativos no Brasil, a britânica BP concluirá nos próximos dias seu primeiro poço perfurado na área do BM-C-32 (C-M-61), bloco onde foi descoberta a reserva potencial de Itaipu, no pré-sal da Bacia de Campos.

A companhia havia vendido todos os seus ativos, que se concentravam na região da Foz do Amazonas, em 2005, e passou anos sem novas áreas no Brasil. Em meio ao tumulto envolvendo o acidente em sua área exploratória no Golfo do México, no ano passado, a companhia adquiriu ativos da americana Devon, entre eles blocos no Brasil.

Segundo representante da empresa que está participando da OTC no Rio, o poço em Itaipu está sendo perfurado pela sonda Deep Ocean Clarion, que chegou ao Brasil em junho e atingirá a profundidade final de 4,97 mil metros em lâmina d'água de 1,2 mil metros. O objetivo da petroleira com a perfuração é delimitar a descoberta de Itaipu.

Assim que concluir este poço, a sonda será deslocada para o bloco BM-C-34, também na bacia de Campos, onde perfurará um novo poço exploratório em 2012. A sonda Deep Ocean Clarion tem contrato com a BP até 2016. Com a aquisição dos ativos da Devon no Brasil, a BP herdou seis blocos exploratórios em Campos.

A Devon havia mapeado 20 prospectos na área (incluindo Itaipu e Wahoo) na nova fronteira do pré-sal. A empresa estimava que todas as áreas juntas poderiam conter algo entre 2 bilhões e 4 bilhões de barris de petróleo. A BP, porém, não comenta estes números.

Fonte: http://economia.ig.com.br/