quarta-feira, março 23, 2011

Feira promove integração entre empresas do setor petrolífero e estudantes


RIO — Com o objetivo de promover a integração entre empresas do setor petrolífero e estudantes, complementando a formação acadêmica e profissional, a Estácio promove, nesta quarta e quinta-feiras, a II Feira de Petróleo e Gás, no campus Norte Shopping, na Zona Norte do Rio. Entre as participantes confirmadas estão gigantes como a ANP, Petrobras, OGX, Transpetro e Repsol.

A programação inclui mini-cursos, palestras, mesas-redondas, stands de apresentação de empresas e feira de recrutamento. Serão abordados temas como “Desafios e perspectivas para o Pré-Sal” e “Mercado de trabalho para tecnólogos”. A expectativa é que cerca de duas mil pessoas, entre estudantes, profissionais e público em geral, compareçam ao evento. Interessados podem realizar pré-inscrição através do site da feira . Nos dias de evento também haverá inscrição no local.

A novidade desta edição é a preocupação com a sustentabilidade. Os estandes serão feitos de bambu, com o apoio dos alunos de engenharia civil, produção, elétrica, turismo e psicologia. Além disso, no dia 23, às 19h, será ministrado pelo professor Sandro Baptista um mini-curso, ensinando aos participantes como produzir biodiesel a partir do óleo de cozinha já usado. No total, serão 21 empresas: Petrobras, OGX, Transpetro, Repsol, AzkoNobel, Halliburton, National Oiwell Varco, FMC, IBP, Subsea7, Wellstream, CIEE, Grupo Seres, Fundação Mudes, SPE-UFRJ, CTS Firjan, BEX Intercâmbio, Optimum, Mapdata e Mechworks, além de representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A Feira de Petróleo e Gás é uma iniciativa dos estudantes Gleidson Machado, Leonardo Nunes e Breno Lucas, do curso de Engenharia de Petróleo da Estácio. Apoiados pela universidade, eles decidiram trazer a realidade do mercado para mais perto dos estudantes.

— O evento dá uma cara nova para nossa instituição. Trata-se de uma versão diferenciada de engenheiros, formados e preparados para o futuro com base acadêmica e prática — afirma Gleidson.

O diretor no núcleo Nova América, Fernando Gaspar, reforça a importância da ação, afirmando que uma das preocupações da instituição é incentivar o espírito empreendedor de seus estudantes.


Além disso, o diretor também ressalta a importância de projetos na área de petróleo. A primeira edição da Feira de Petróleo e Gás foi em março do ano passado. Foram três dias de evento, 18 empresas envolvidas e mais de 1.100 visitantes.

Fonte: http://extra.globo.com/

Chuvas atrasam início de perfuração da HRT em busca de petróleo no Amazonas


MANAUS - As chuvas atrasaram o início das perfurações em busca de petróleo da HRT na bacia do Solimões, no Amazonas, mas a empresa pretende acelerar os trabalhos para não comprometer muito o começo da produção, informou o presidente da companhia nesta sexta-feira ao comentar os resultados do ano passado.

Segundo Márcio Mello, a frequência de voos para transportar o material necessário para começar os trabalhos de perfuração no município de Tefé, no meio da floresta, caiu de 50 para 23 voos diários por conta das chuvas.

A HRT Participações em Petróleo S.A. (“HRTP”) foi constituída em 2008 e, atualmente, possui duas subsidiárias: a IPEX (Integrated Petroleum Expertise Company Serviços em Petróleo Ltda.) e a HRT O&G Exploração e Produção de Petróleo Ltda.

Por serem localizados no meio da floresta, os 21 blocos que a HRT possui na área em parceria com a Petra, com 55 e 45 por cento respectivamente, recebem os materiais por balsas e helicópteros. Cerca de 60 por cento da carga já foi transportada, disse Mello.

Com o atraso, a previsão de instalar a primeira sonda da empresa em janeiro passou para "final de março, começo de abril", de acordo com Mello. Ele não fez uma nova estimativa para começar a produção, prevista inicialmente para julho deste ano.

"A boa notícia que eu posso dizer é que estou com controle da pluviosidade da área e as chuvas já começaram a ceder, os rios já não estão subindo como estavam subindo, daqui para frente vai ser mamão com açúcar", disse a analistas e jornalistas que participaram da teleconferência sobre os resultados do quarto trimestre do ano passado.

Ele explicou que pretende encurtar o tempo de perfuração de 90 para 60 dias para minimizar o atraso da operação. Ainda sem nenhuma produção, a HRT teve prejuízo de 74 milhões de reais no quarto trimestre do ano passado, contra prejuízo de 13 milhões de reais um ano antes, devido a mais investimentos.

"A segunda sonda já se encontra na nossa base. Vamos iniciar em dez dias o transporte para o Solimões... as outras duas sondas da Queiroz Galvão estão navegando hoje no Atlântico Sul e chegam antes do final de março", informou o executivo.

A expectativa de Mello é de que em maio a campanha do Solimões, uma das grandes apostas da companhia, tenha quatro sondas em operação e, em outubro, sete.

PETROBRAS ANIMA

Mello se disse entusiasmado com a descoberta da Petrobras na mesma bacia , "vizinha" aos blocos da HRT, que poderá revelar uma jazida importante para o país. A HRT já gastou 59 milhões de reais até o momento na exploração na bacia.

"Não resta a menor dúvida que se confirmarem que eles foram ao horizonte devoniano (era paleozóica) será mais um dado extremamente importante para a HRT, o mais importante é que a Petrobras está estendendo para norte e nordeste essas descobertas", explicou, referindo-se à mais recente descoberta da estatal no local e que gerou rumores no mercado de que uma imensa jazida de gás teria sido descoberta.

"Não vou falar mais nada porque essas informações não foram colocadas de maneira clara ainda", esquivou-se.

Além de possibilidade de um imenso volume de gás natural, a região contém petróleo de qualidade bem superior à média brasileira: entre 43 e 47 graus API, contra 24 graus da média brasileira, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O óleo que será retirado no local será vendido à Petrobras para ser refinado na Refinaria de Manaus, informou.

"A HRT chegou no Estado do Amazonas e nossa intenção é sermos parceiros (da Petrobras)", afirmou Mello.

Mais parceiros poderão chegar também à região pelas mãos da HRT, que tem uma opção este ano de adquirir parte da participação da Petra, mas que poderá ser limitada se terceiros quiserem entrar na sociedade e pagarem mais do que a HRT pelo ativo.

"Se nós exercermos a 1,200 mil reais (como está no acordo) e aparecer quem pague mais a gente fica só com um terço do que tem direito e entra mais um sócio", explicou.

Fonte: http://portalamazonia.globo.com/

Petrobras deve aprovar novo plano de negócios até abril


O plano de capacitação de empresas para a cadeia de petróleo e gás no estado ganhou um novo reforço hoje, com a vinda do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, ao Recife. O executivo esteve na tarde desta segunda-feira na capital pernambucana para participar do seminário Desenvolvimento da Cadeia Nacional de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras, promovido pelo governo do estado e Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). Mais de cem convidados marcaram presença no encontro.

Em entrevista coletiva ao final do seminário, Gabrielli afirmou que a Petrobras deverá aprovar, até o fim de abril, seu novo plano de negócios para o período 2011-2015. Segundo o presidente da empresa, estão sendo analisados projetos com investimentos superiores a US$ 25 milhões, gerando milhares de oportunidades de negócios para toda a cadeia de fornecedores. “São mais de 600 projetos envolvendo centenas de técnicos. Pretendemos concluir esse planejamento até o fim de abril”, resumiu o executivo.

O evento faz parte de uma ação que está sendo empreendida em dez estados brasileiros - Pernambuco foi o quarto -, cujo propósito é sensibilizar governos, empreendedores e demais parceiros para a necessidade de capacitar e melhorar a gestão de toda a cadeia produtiva que compõe a rede de petróleo e gás no Brasil. Com isso, a companhia espera aumentar o índice de nacionalização de seus projetos, atualmente em 67%.

Da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/