RIO — Com o objetivo de promover a integração entre empresas do setor petrolífero e estudantes, complementando a formação acadêmica e profissional, a Estácio promove, nesta quarta e quinta-feiras, a II Feira de Petróleo e Gás, no campus Norte Shopping, na Zona Norte do Rio. Entre as participantes confirmadas estão gigantes como a ANP, Petrobras, OGX, Transpetro e Repsol.
A programação inclui mini-cursos, palestras, mesas-redondas, stands de apresentação de empresas e feira de recrutamento. Serão abordados temas como “Desafios e perspectivas para o Pré-Sal” e “Mercado de trabalho para tecnólogos”. A expectativa é que cerca de duas mil pessoas, entre estudantes, profissionais e público em geral, compareçam ao evento. Interessados podem realizar pré-inscrição através do site da feira . Nos dias de evento também haverá inscrição no local.
A novidade desta edição é a preocupação com a sustentabilidade. Os estandes serão feitos de bambu, com o apoio dos alunos de engenharia civil, produção, elétrica, turismo e psicologia. Além disso, no dia 23, às 19h, será ministrado pelo professor Sandro Baptista um mini-curso, ensinando aos participantes como produzir biodiesel a partir do óleo de cozinha já usado. No total, serão 21 empresas: Petrobras, OGX, Transpetro, Repsol, AzkoNobel, Halliburton, National Oiwell Varco, FMC, IBP, Subsea7, Wellstream, CIEE, Grupo Seres, Fundação Mudes, SPE-UFRJ, CTS Firjan, BEX Intercâmbio, Optimum, Mapdata e Mechworks, além de representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
A Feira de Petróleo e Gás é uma iniciativa dos estudantes Gleidson Machado, Leonardo Nunes e Breno Lucas, do curso de Engenharia de Petróleo da Estácio. Apoiados pela universidade, eles decidiram trazer a realidade do mercado para mais perto dos estudantes.
— O evento dá uma cara nova para nossa instituição. Trata-se de uma versão diferenciada de engenheiros, formados e preparados para o futuro com base acadêmica e prática — afirma Gleidson.
O diretor no núcleo Nova América, Fernando Gaspar, reforça a importância da ação, afirmando que uma das preocupações da instituição é incentivar o espírito empreendedor de seus estudantes.
Além disso, o diretor também ressalta a importância de projetos na área de petróleo. A primeira edição da Feira de Petróleo e Gás foi em março do ano passado. Foram três dias de evento, 18 empresas envolvidas e mais de 1.100 visitantes.
Fonte: http://extra.globo.com/