sexta-feira, março 26, 2010

Celular 4G é lançado nos Estados Unidos pela HTC


O primeiro aparelho com tecnologia Wi-Max e sistema operacional Android foi anunciado nesta terça-feira (23) em Las Vegas durante a CTIA Wireless. O HTC EVO 4G acessa a rede de alta velocidade Wi-Max da operadora Sprint, nos Estados Unidos e é o segundo aparelho da HTC compatível com esse tipo de tecnologia. Segundo a Sprint, o Wi-Max atinge velocidades de download até 10 vezes mais rápidas que um telefone 3G.

O HTC EVO 4G vem com um processador Qualcomm Snapdragon de 1 GHz, duas câmeras integradas (uma frontal de 1,3 megapixel para videochamadas e uma traseira de 8 megapixels com gravação em alta definição), tela sensível ao toque de 4,3 polegadas e um transmissor Wi-Fi que permite que até outros oito dispositivos compartilhem a conexão Wi-Max.

Ainda no vídeo, o aparelho permite upload de vídeos HD para o YouTube ou Facebook, transmissão em tempo real com o aplicativo Qik ou exibi-los na TV por meio de um cabo HDMI opcional.

A versão usada no EVO 4G é o Android 2.1, com acesso aos recursos mais recentes do Google, como o buscador visual Googles e downloads do Android Market. O Wi-Max, usado pela operadora Sprint em 27 regiões dos Estados Unidos, é concorrente do padrão LTE (uma evolução do 3G atual baseado em redes GSM). Ambos levam a nomenclatura "4G". A Sprint disse que vai começar a vender o EVO 4G ainda neste semestre, sem preço definido ainda.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Motorola mostra primeiro Android para Nextel


A Motorola mostra esta semana em Las Vegas o i1, seu primeiro smartphone com Android com tecnologia iDEN, usada pela operadora Sprint nos Estados Unidos e Nextel no Brasil.

O aparelho tem tela sensível ao toque de 3,1 polegadas, conectividade Wi-Fi, acesso aos serviços e aplicativos do Google, câmera de 5 megapixels e uma versão do Opera Mini 5 instalada direto no aparelho. O acesso a dados, nos EUA, será pela rede Nextel National Network e por Wi-Fi. A operadora Sprint, dona da Nextel, abriu um programa de desenvolvedores para integrar aplicativos de Android com as capacidades de comunicação push-to-talk dos aparelhos iDEN.

Segundo a Motorola, o i1 será lançado ainda neste semestre nos Estados Unidos. O preço não foi divulgado.





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Samsung Galaxy S: novo Android quer concorrer com Nexus One


A Samsung anunciou nesta terça-feira o smartphone Galaxy S (GT-I9000), um aparelho com sistema operacional Android 2.1 e tela sensível ao toque de 4 polegadas, maior que a do Nexus One, do Google, que tem uma tela de 3,7 polegadas. Segundo a Samsung, o modelo terá lançamento mundial em breve, mas não há data definida.

O anúncio foi feito na conferência CTIA Wireless, em Las Vegas, Estados Unidos.

O Galaxy S conta com tela sensível ao toque do tipo AMOLED, que promete uma tela 20% mais iluminada do que a dos aparelhos atuais, com resolução de 800 x 480 pontos - ideal para assistir vídeos -, processador de 1 GHz e câmera de 5 megapixels capaz de filmar em qualidade HD (720), além de conectividade 3G, Wi-Fi, Bluetooth e navegação via GPS.

A versão do Android usada no Galaxy S é a 2.1, mais recente e disponível apenas no Nexus One e em atualização do Motorola Droid nos Estados Unidos. Além de acesso aos serviços do Google, o novo smartphone da Samsung terá o aplicativo Layar, um navegador de realidade aumentada, já instalado no aparelho. O preço do Galaxy S não foi divulgado.

O chefe do setor de celulares da empresa, JK Shin, disse em discurso no CTIA, que a Samsung busca parcerias com grandes empresas de mídia para dar aos smartphones acesso a filmes, programas de televisão e livros eletrônicos através de download direto.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

HP desenvolve telas flexíveis e que podem ser enroladas


A HP está trabalhando na criação de telas finas como uma folha de papel e que podem ser enrolados como um pôster. Segundo o site holandês Hardware.Info, a tecnologia já foi demonstrada à imprensa por Phil McKinney, chefe de tecnologia da HP, durante um evento em Barcelona.

As telas são "impressas" em uma base de Mylar (um material plástico), capazes de mostrar imagens a cores e com atualização rápida o suficiente para a exibição de um filme, garante o executivo. Além disso, compartilham uma característica em comum com as telas e-Ink: só precisam de energia elétrica para mudar a imagem exibida, mas não para mantê-la. Com isso, consomem menos energia. Entretanto, em nenhum momento da demonstração as telas foram ligadas.

Apesar da flexibilidade, as telas não foram projetadas para aguentar um "enrola/desenrola" no dia-a-dia. De acordo com McKinney, elas ainda são frágeis e deixariam de funcionar depois de serem enroladas meia dúzia de vezes. Em vez disso, a HP pretende usar a tecnologia para criar portáteis com telas mais finas e formatos inovadores, impossíveis de conseguir com os LCDs tradicionais.

Espera-se que os primeiros produtos baseados nesta tecnologia cheguem ao mercado em dois anos, com produção em larga escala em três anos. As idéias de uso são ambiciosas: além de leitores coloridos para e-books (o uso mais imediato), McKinney imagina, por exemplo, telas integradas ao papel de parede.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Microsoft testa serviço similar ao Twitter


Se chama OfficeTalk o novo serviço de microblogging que está sendo testado pela Microsoft. Muito parecido com o Twitter, é projetado para uso corporativo. Um conceito por enquanto, o OfficeTalk, em sua versão final, poderá ser oferecido como um serviço a ser instalado internamente em qualquer organização, integrado ao SharePoint ou ao conjunto do Office.
No site do laboratório da Microsoft, o Office Labs, encontram-se mais informações sobre a novidade (www.officelabs.com/officetalk). A empresa diz que como o serviço ainda está nas etapas iniciais de criação, é muito similar a outros produtos conhecidos, mas já foi visto por mais de 10 mil visitantes e recebeu centenas de posts diários.

A Microsoft está disponibilizando a novidade para alguns poucos clientes, para um teste, e aceita pedidos externos de empresas que desejam aderir ao programa piloto. Entretanto, como é um projeto de pesquisa, poucas permissões serão dadas.

Como funciona
As pessoas criam perfis que se comunicam em 140 caracteres ou menos. O usuário vê a mensagem das pessoas as quais segue. O OfficeTalk inclui uma funcionalidade de busca para encontrar as pessoas.

O feed da empresa mostra os lugares de todas as pessoas que estão postando. Como no Twitter, você pode ver o perfil da pessoa, o número de menções, posts, seguidores e pessoas que o usuário segue. Também há um serviço de encurtamento de URL.

De acordo com o jornal The New York Times, a Microsoft está chegando atrasada para o mercado com o OfficeTalk. Socialtext, Socialcast, Yammer e uma série de outros serviços já são oferecidos há pelo menos um ano.





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br