sexta-feira, novembro 13, 2009

Bing incorpora API do Wolfram Alpha


Bing, da Microsoft, agora tem cálculos matemáticos do Wolfram Alpha: recurso deve entrar no ar para todos em breve


O buscador Bing, da Microsoft, anunciou que está provendo acesso aos algoritmos e dados do Wolfram Alpha, por meio de sua API.
Pioneiro na adesão à tecnologia semântica de busca criada pelo cientista Stephen Wolfram, o Bing, nesta primeira etapa, usa as informações para fornecer resultados de cálculos matemáticos que podem ser aplicados no cotidiano do usuário, a exemplo de alimentação e índice de massa córpórea.

Deste modo, os usuários podem pesquisar quais frutas tem mais vitaminas numa simples pesquisa contendo “kiwi” e “laranja”, por exemplo. Ou, então, comparar a quantidade protéica de uma série de alimentos.
Segundo a Microsoft, há também a possibilidade de encontrar atalhos rápidos de informações matemáticas embaixo de outras buscas. Ao pesquisar um poliedro, exemplifica a empresa, nos resultados aparecerá uma série de dados fornecidos pelo Wolfram Alpha, como fórmulas de área e volume e muitos outros.
“Nós aplaudimos a visão da Microsoft e prospectiva em aumentar a sua pesquisa com Wolfram Alpha; estamos ansiosos para cumprir uma parceria produtiva”, disse Schoeller Porter, um dos engenheiros do Wolfram Alpha, em comunicado.
A Microsoft informa que o recurso já está disponível para alguns e deve colocar no ar a função para todos em um futuro próximo.



O Firefox vai aniquilar o Internet Explorer?


Divisão do bolo: em cinco anos, o Firefox conquistou 24% do mercado (fonte: Net Applications)
Há quem diga que o Firefox vai destruir o Internet Explorer.


Mas é pouco provável que isso aconteça.
O Firefox está completando cinco anos. O navegador da Mozilla vem conquistando usuários continuamente e já é responsável por 24% dos acessos à internet segundo a Net Applications. É um número respeitável, sem dúvida. Tenho visto notícias prevendo que a turma da raposa vai acabar com o Internet Explorer. Eu não tenho tanta certeza disso. Se o avanço dos raposinos foi rápido até agora, não há garantia de que vá continuar no mesmo ritmo. Uso tanto o Firefox como o Internet Explorer 8 diariamente e estou convencido de que os dois são suficientemente bons para a maioria das pessoas. Mas há outros fatores, além do bom funcionamento, que podem ajudar ou atrapalhar o avanço do Firefox no mercado. Vejamos alguns deles.

A favor do Firefox

Extensões - As mais de 7 mil extensões disponíveis para o Firefox agradam a quem gosta de personalizar o navegador. Também atraem quem tem necessidades específicas, como programadores e pessoas que gostam de baixar vídeo do YouTube, por exemplo. Embora existam extensões para o Internet Explorer, elas nunca foram realmente populares.
Marketing guerrilheiro - No seu início, o browser se beneficiou da imagem de tropa rebelde lutando contra o grande império. Quem não gostava do Bill Gates usava Firefox. Isso ainda acontece. Mas, nos últimos anos, a Mozilla também conseguiu tornar o Firefox “cool”. O programa está na moda e muitas pessoas se orgulham de usá-lo. Isso permite conquistar um público mais amplo.
Tapetão - Ao menos na Europa, a Microsoft poderá ser obrigada a ajudar a divulgar o Firefox e os outros navegadores. Como já comentei, há um processo movido pela Opera, e a empresa norueguesa está ganhando a briga. Os raposinos também se beneficiam disso.

Contra o Firefox

Chrome - O Google tem ciclos de desenvolvimento velozes, muito dinheiro para gastar e atitude ultracompetitiva. A participação do Chrome no mercado é de menos de 4%, mas ele tem melhorado a cada nova versão e pode conquistar parte dos usuários do Firefox.
Windows 7 - O Internet Explorer 8, incluído no Windows 7, é muito mais atraente do que o tosco Internet Explorer 6, que acompanhava o XP. Com o avanço do Windows 7, as pessoas já não terão tantos motivos para procurar outro navegador.
Smartphones - Dos cinco navegadores mais conhecidos (Safari, Chrome, Opera, Internet Explorer e Firefox), o Firefox é o que tem menor presença em smartphones. O líder desse segmento é o Opera Mini. A tendência é que cada vez mais pessoas usem smartphones para navegar na web. A menos que os raposinos consigam conquistar um espaço maior nesses aparelhos, o crescimento do Firefox no mercado será prejudicado.
E você, o que acha? O Firefox vai atropelar o Internet Explorer ou vai tropeçar pelo caminho? Deixe seu comentário abaixo.



O Gmail comanda seu PC a distancia


Use o serviço de webmail do Google para acessar arquivos e controlar remotamente outro computador.


Se você vive com o Gmail aberto, o Yoics pode funcionar como um gadget para acesso remoto com apenas um clique. Para isso, instale o software, configurando um login e uma senha para o acesso. Depois, acesse o Gmail e clique em Settings. Acesse a guia Labs e habilite a opção Add Any Gadget By URL. Passe à guia Gadgets, digite http://www.yoics.com/gadgets/ YoicsBetaGadget.xml e clique em Add. No gadget do Yoics, tecle seu usuário e senha. É possível acessar arquivos e controlar o desktop remoto, além de visualizar as imagens de uma webcam ligada ao PC. Mas o Gmail precisa estar na versão em inglês para que você acesse essas configurações.



Time Machine, a TV multitarefa da LG


Modelo 42LH40ED sintoniza e grava TV digital e reproduz arquivos em 1.080p



O televisor Time Machine 42LH40ED, da LG, é o equipamento certo para quem não tem muito espaço sobrando na sala. Numa tacada só ele dispensa o conversor externo de TV digital, o player e o gravador de vídeo. Esse modelo de 42 polegadas tem um HD de 160 GB onde grava programas capturados pelo sintonizador embutido e uma porta USB para executar os arquivos em até 1.080p. O preço é compatível com o leque de recursos: 4.499 reais.Nos testes realizados pelo INFOLAB, a televisão rodou clipes em DivX, MPEG-2, MPEG-4 e WMV codificados em 1.080p e mandou muito bem com seriados em XviD com legendas em arquivos .srt. A 42LH40ED também foi destaque nas provas de imagem e de som com Blu-ray. O áudio agradou pelo detalhamento e, principalmente, pela potência, ficando entre os melhores dessa nova geração de TVs.Essa telona LCD full HD possui taxa de contraste dinâmico de 80.000:1, tempo de resposta de 5 milissegundos e brilho de 500 cd/m2. A qualidade das imagens é muito boa, e a TV ainda traz diversos modos de imagem pré-definidos – além dos parâmetros tradicionais, possui um modo Expert, para ajustes finos. A única ressalva fica por conta do modo de exibição em 60 Hz. Seria melhor se fosse em 120 Hz. Nas conexões, a Time Machine traz duas entradas RF, três HDMI, duas vídeo componente e duas vídeo composto, D-Sub, quatro RCA estéreo, P2 estéreo e uma saída de áudio óptica, além da porta USB. Já o design é bonito e discreto, com o corpo todo em preto e bordas transparentes. A base tem acabamento em preto brilhante e gira, o que facilita o acesso às conexões traseiras.



Anatel libera Telefônica para comprar GVT


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) concedeu hoje à noite anuência prévia para que a Telefônica e a Vivendi sigam adiante na tentativa de comprar a GVT.

No caso da Telefônica, no entanto, a autarquia impôs restrições. "A Anatel viu a necessidade de estabelecer essas condicionantes para evitar que haja problemas de competição", afirmou a jornalistas o presidente da agência, Ronaldo Sardenberg.

Pela decisão do órgão regulador, a Telefônica terá de manter estruturas administrativas, comerciais e operacionais independentes por cinco anos se for bem-sucedida na proposta de aquisição da GVT. Além disso, terá que preservar a marca GVT e manter gestões financeiras autônomas durante igual período.
Conforme Sardenberg, a Telefônica poderá, passados dois anos, solicitar a reavaliação das restrições. Três conselheiros da Anatel foram favoráveis à decisão e um quarto que pedia mais análise técnica do caso acabou sendo voto vencido.
"O resultado a que chegamos é um resultado prático, até pragmático no sentido de que permite o andamento da questão", afirmou Sardenberg.
Ainda de acordo com o presidente da Anatel, o colegiado da autarquia não impôs condições à Vivendi porque ela não opera no Brasil. "É uma entrante, então a situação dela é objetivamente diferente da situação da Telefônica", resumiu Sardenberg.
A Telefônica entrou na disputa pela GVT semanas após o grupo francês Vivendi ter manifestado, em meados de setembro, a intenção de realizar uma oferta pública de compra da GVT por 42 reais por ação. A Vivendi não chegou a formalizar a proposta.
A Telefônica, enquanto isso, se dispôs inicialmente a pagar 48 reais por ação da GVT e depois elevou sua própria oferta para 50,50 reais, ou o equivalente a cerca de quase 7 bilhões de reais por toda a companhia.
As ações da GVT encerraram o pregão desta quinta-feira na Bovespa valendo 53 reais, com desvalorização de 0,93 por cento no dia, e acima, portanto, da proposta da Telefônica.
Procuradas pela Reuters, GVT, Vivendi e Telefônica informaram que não iriam se manifestar sobre a decisão da Anatel.
Na quarta-feira, em conversa com um grupo de jornalistas, o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, disse que tinha uma expectativa positiva em relação à análise do negócio envolvendo a GVT pela Anatel. "É uma operação bastante simples, porque as áreas (de atuação) não são coincidentes", disse.
Executivos da Telefônica asseguraram que os investimentos na GVT seriam mantidos e até ampliados, em resposta ao Ministério Público Federal de São Paulo, que na terça-feira abriu consulta pública até dia 17 para debater aspectos concorrenciais e a repercussão na capacidade de investimento na rede e nos serviços.
O leilão de compra das ações da GVT pela Telefônica está marcado para o próximo dia 19.

NASA faz composição inédita da galáxia


A imagem acima é uma composição inédita feita pela NASA em comemoração a Ano Internacional da Astronomia.

Observações em infravermelho, raios-X e comprimentos visíveis próximos ao infravermelho foram usadas pela agência espacial para formar esta imagem que revela a intensa atividade da nossa galáxia. A imagem comemora os 400 anos da primeira observação de Galileu com seu telescópio no espaço, em 1609.

O centro da Via Láctea é a região que aparece em branco, um pouco à direita; já a bolha azul à esquerda revela um sistema duplo que possui uma estrela de nêutrons ou um buraco-negro.
As contribuições de cada telescópio usado no projeto aparecem em uma cor diferentes. O amarelo representa as observações em luz visível, em freqüência quase infravermelha, feitas pelo Hubble. Elas destacam as regiões onde as estrelas estão nascendo e revelam milhares desses sóis no centro galáctico.

Em vermelho estão as radiações e ventos das estrelas, que criam uma poeira brilhante de nuvens em forma de filamentos captada em infra-vermelho pelo Spitzer.

Já o azul e violeta, captados pelo Chandra, representam os raios-X emitidos por gás aquecido a milhões de graus pelas explosões estelares e buracos negros.


Fonte: http://info.abril.com.br/