segunda-feira, outubro 03, 2011

OGX PETROLEO




Rio de Janeiro, 03 de outubro de 2011 - A OGX Petroleo e Gas Participacoes S.A. ("OGX") (Bovespa: OGXP3; OTC: OGXPY.PK), empresa brasileira de oleo e gas natural responsavel pela maior campanha exploratoria privada no Brasil, comunica ao mercado que foi concluido teste de formacao na secao santoniana do poco 1-OGX-11D-SPS, no bloco BM-S-59, em aguas rasas da Bacia de Santos. A OGX detem 100% de participacao no bloco.



"O teste de formacao realizado na acumulacao de Natal foi marcado pelas expressivas vazoes apresentadas e confirmou a existencia de um importante polo de gas e condensado nessa regiao", comentou Paulo Mendonca, Diretor Geral e de Exploracao da OGX.



Em continuidade ao anuncio feito no dia 17 de junho de 2010 onde foi comunicada a descoberta de uma coluna de 180 metros com 75 metros de net pay na secao santoniana da acumulacao de Natal, foi realizado um teste de formacao no poco OGX-11D, ocorrido entre os dias 21 e 27 de setembro de 2011. O teste confirmou presenca de gas e tambem a existencia de condensado de aproximadamente 47 API que deve ser responsavel por mais de 20% do volume de hidrocarbonetos dessa estrutura. Os resultados desse teste apontam para um potencial produtivo de 1 milhao de metros cubicos por dia de gas e 1.200 barris por dia de condensado em poco vertical, podendo atingir ate 5 milhoes de metros cubicos por dia de gas e 6.000 barris por dia de condensado atraves de poco horizontal.



O poco OGX-11D, denominado Natal, localizado no bloco BM-S-59, situa-se a 84 km da costa do estado do Rio de Janeiro, em lamina d'agua de aproximadamente 180 metros.



SOBRE A OGX



Focada na exploracao e producao de oleo e gas natural, a OGX Petroleo e Gas SA e responsavel pela maior campanha exploratoria privada no Brasil. A OGX possui um portfolio diversificado e de alto potencial, composto por 30 blocos exploratorios no Brasil, nas Bacias de Campos, Santos, Espirito Santo, Para-Maranhao e Parnaiba e 5 blocos exploratorios na Colombia, nas Bacias de Cesar-Rancheria, Vale Inferior do Madalena e Vale do Medio Madalena. A area total de extensao dos blocos e de 7.000 km em mar e cerca de 37.000 km em terra, sendo 24.500 km no Brasil e 12.500 km na Colombia. Alem de contar com um quadro de profissionais altamente qualificados, a companhia possui solida posicao financeira, com cerca de US$ 4,5 bilhoes (em junho de 2011) para investimentos em exploracao, producao e novos negocios. Em junho de 2008, a empresa captou recursos na ordem de R$ 6,7 bilhoes em sua oferta publica de acoes, no maior IPO primario da historia da Bovespa ate entao. A OGX e parte do Grupo EBX, conglomerado industrial fundado e liderado pelo empresario brasileiro Eike Batista, que possui um comprovado historico de sucesso no desenvolvimento de novos empreendimentos nos setores de recursos naturais e infraestrutura. Para mais informacoes visite o site: www.ogx.com.br/


Petróleo


O petróleo é um líquido oleoso, cuja cor varia segundo a origem, oscilando do negro ao âmbar. É encontrado no subsolo, em profundidades variáveis (podem haver acumulações tanto a poucos metros da superfície terrestre, quanto a mais de 3 mil metros de profundidade) e é muito rico em hidrocarbonetos (HC).
Um pouco de História

Há muito, os antigos conheciam o petróleo e alguns de seus derivados, como o asfalto e o betume. Contudo, não se sabe exatamente quando eles despertaram a atenção do homem. Na fase pré-histórica da utilização do petróleo, referências esparsas nos levam a crer que era conhecido do homem há 4 mil anos a.C.

Foi descrito por Plínio em sua História Natural e, segundo Heródoto, grande historiador do século V a.C, Nabucodonosor usou o betume como material de liga na construção dos célebres jardins suspensos da Babilônia.

De acordo com a Bíblia, foi usado na Torre de Babel e na Arca de Noé (Gênesis - cap. 6, V. 14) como asfalto, para sua impermeabilização. Além disso, uma descoberta arqueológica, efetuada há alguns anos atrás, revelou indícios do emprego do asfalto, no século IV, como material de construção de cidades.

Na Ásia Menor (Oriente Médio), onde se encontram atualmente as maiores jazidas petrolíferas do mundo, o imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia, numa de suas expedições observou, a presença de chamas surgidas do seio da terra e de uma fonte de combustível que chegava a formar um lago.

Os egípcios utilizavam o petróleo para embalsamento de mortos ilustres e como elemento de liga nas suas seculares pirâmides, ao passo que os romanos e gregos usavam-no para fins bélicos.

Muito antes da descoberta do Novo Mundo, os indígenas das Américas do Norte e Sul, serviam-se do petróleo ou de alguns de seus derivados naturais para inúmeras aplicações - entre elas a pavimentação das estradas do império inca.
(Artigo extraído do "O mundo fabuloso do petróleo" editado pelo Serviço de Relações Públicas - Petróleo Brasileiro S.A.)

1. Origem:

Diversas teorias tentam explicar a origem do petróleo. Atualmente, a mais aceita entre os geólogos é a de que seja oriundo de substâncias de natureza orgânica.

Com base na teoria orgânica da origem do petróleo, o mesmo deverá ser encontrado com maior probabilidade nas áreas em que, no decorrer de diferentes eras geológicas, houve deposição de rochas sedimentares e acumulação de restos orgânicos.Fica então, praticamente excluída a possibilidade da presença de petróleo nas rochas ígneas e metamórficas, porém, a confirmação só é possível com a perfuração.

2. A prospecção:

Antigamente, em certas regiões dos EUA, a presença de água era muito rara e na sua busca foi perfurado o primeiro poço de petróleo (1859). Mas foi apenas na segunda metade do século XIX que o petróleo começou a ser aproveitado industrialmente em Tittusville pelo Coronel Edwin L. Drake. O poço tinha a profundidade de 21 metros e foi perfurado por uma broca que perfurava pelo sistema de bate-estaca. Sua produção era de 19 barrís (3 metro cúbicos/dia).
Uma das primeiras utilizações do petróleo foi como combustível, principalmente na iluminação, substituindo o óleo de baleia.
Como era muito inflamável o petróleo passou a ser refinado em alambiques, obtendo-se assim, o querosene.
Com a invenção dos motores de explosão e a diesel (1887), as frações do petróleo que eram desprezadas, passaram a ter novas aplicações.
Hoje, a exploração do petróleo se processa em bases científicas. A Geologia utiliza-se de ciências auxiliares, como: estudo das rochas no tempo e no espaço de sua origem; estudo dos microorganismos fósseis; estudo minucioso das rochas e mapeamento aéreo fotográfico, além dos métodos geofísicos e geoquímicos. Mais atualmente, estes estudos são facilitados pelo emprego da computação eletrônica.

3. Perfuração:

O primeiro método de perfuração consistia em escavar a terra.Para alcançar maiores profundidades, o método mais rápido de perfuração é o rotativo.
Em geral um poço é perfurado verticalmente. Pelo método rotativo, a coluna de perfuração, tendo na ponta uma broca, vai penetrando no solo. Em determinados intervalos retiram-se amostras que vão sendo analisadas no decorrer da operação. Algumas vezes a perfuração é feita de maneira direcional para debelar um incêncio ou controle de jorro de petróleo.
A 4000 metros de profundidade, em camadas de rochas sedimentares, o poço sofre uma pressão de mais de 400 atmosferas (400 kg por cm2 ).Para equilibrar a pressão interna com a externa é injetada no poço uma mistura especial de lama - argila e água - que vai sendo despejada à medida que a sonda se aprofunda.
A imagem de um poço jorrando explosivamente já é retrato do passado.
Para os trabalhos de perfuração exploratória no mar,são empregadas unidades perfuradoras que podem ser do tipo submersíveis, auto-eleváveis (ambas com apoio no fundo do mar), semi-submersíveis e flutuantes.

Fonte: http://www.algosobre.com.br/