quinta-feira, maio 06, 2010

O que muda na nova busca do Google?


Nova tela de busca do Google: mais refinada, intuitiva e limpa

SÃO PAULO – Se para você, leitor, a página do Google ainda não mudou, tenha calma. Todos os usuários brasileiros terão uma nova e mais personalizada busca pelo site a partir de amanhã, segundo o designer de experiência do usuário da companhia, Jon Wiley.

Hoje, em videoconferência realizada no Googleplex Brasil, em São Paulo, o funcionário americano apresentou as mudanças de refinamento e filtros que devem entrar no site até o final desta semana em 37 idiomas - incluindo o português - para usuários do mundo todo.
A maior das alterações, de acordo com Wiley, acontece na ala esquerda do site de buscas. No canto de afunilamento, o Google passa a dar um destaque especial para as opções de categorias mais populares de pesquisa, a exemplo de “Imagens”, “Livros”, “Blogs”, “Vídeos” e “Notícias”, que costumavam ficar escondidas dentro do campo de busca avançada.

Neste painel lateral que percorre metade da tela, ainda há alguns filtros personalizados que devem variar conforme a busca do usuário. Deste modo, as seleções de sites e pesquisas relacionadas dependerão da classe do termo inserido pelo usuário; exemplificando: se um usuário pesquisar uma marca de tênis, surgirá, além das configurações triviais, uma série de opções cabíveis àquela busca, como “sites com imagens”, “compras”, “cor”, entre outras.

Tal recurso se mostra particularmente útil no caso de busca por determinados assuntos considerados “quentes”. Isso porque, com a separação de conteúdo, são expostas as opções de pesquisa por data de publicação e relevância, o que impede que o usuário busque por fatos recentes sobre um vulcão e caia numa página da Wikipedia, por exemplo.

Outra novidade da barra lateral é a maior importância das “Atualizações”, que servirá basicamente como radar do que está ocorrendo em tempo real, pois agrega todos os resultados de redes sociais, sobretudo do Twitter, com uma série de gráficos e posts rápidos.

Segundo Emmanuel Evita, Gerente de Comunicação e Assuntos Públicos do Google Brasil, a intenção é integrar os variados tipos de busca do site - como blogs, microblogs e notícias – de um modo mais intuitivo ao usuário, dependendo do artigo buscado por ele.

“O erro da busca sempre pode ocorrer, não existe busca perfeita”, diz Evita. “Mas a intenção é acertar as relações dos artigos e aprimorar a ferramenta com o tempo”.
Para os representantes do Google, as mudanças talvez não sejam tão perceptíveis devido à prática da empresa em fazê-las pouco a pouco. “Se parar para pensar em longo prazo, são muitas alterações. Somente em 2009 foram mais de 500 atualizações”, diz Evita.

Logotipo novo, mais simples

Em meio a tantos testes de interface desde 2006, o Google modificou pouco sua aparência. A rigor, foram apenas duas modificações: no logotipo inicial e no ícone de marcação de página.

O símbolo da companhia acaba de perder seu sombreamento a fim de deixar a tela menos poluída, enquanto, no fundo da tela, o famoso ícone de “Goooooooooogle” ganha maior corpo e espaçamento, também com o intuito de limpeza da interface.

“Chegamos até a colocar um background azul na ala esquerda, porém percebemos que contrastaria demais com o que estamos acostumados”, afirma Jon Wiley.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Jogos do Brasil passarão em 3D nos cinemas


SÃO PAULO – Durante a Copa do Mundo de 2010, 25 salas de cinema da Rede Cinemark exibirão jogos do Brasil em 3D, nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Brasília.


A informação foi passada há pouco pela Rede Globo, uma das parceiras do acordo, que ainda conta com a participação da Fifa, organizadora do evento, e a Golden Goal Sports Venture, empresa de gestão esportiva que coordenará o projeto.
A primeira transmissão ocorrerá no dia 15 de junho, quando o Brasil estreará na competição contra a Coréia do Norte. Se a seleção nacional chegar até a final do torneio, serão, ao todo, sete partidas exibidas em três dimensões.

De acordo com o CEO do Grupo Cinemark no Brasil, Marcelo Bertini, é possível que novas cidades façam parte do projeto.

Os primeiros testes dos parceiros com a tecnologia 3D na transmissão de jogos de futebol foram feitos hoje, com uma partida válida pelo Campeonato Francês, segundo a Rede Globo.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Smartphones da MS entram em pré-venda nesta quinta


Os novos smartphones da Microsoft entram em período de pré-venda a partir desta quinta-feira, 06/05. Os aparelhos recebem o nome de Kin One e Kin Two e serão lançados nos Estados Unidos pela operadora Verizon.

A versão One tem formato arredondado, teclado deslizante e compacto, apropriado para usuários que digitam apenas com uma mão. O produto ainda tem memória de 4 GB, câmera de 5 MP e deve custar US$49,99 mediante contrato de dois anos com a operadora.

O Kin Two, tem tela e teclado (também deslizante) maiores, características que facilitam a digitação de mensagens mais longas e visualização de vídeos. O aparelho tem memória de 8 GB, câmera de 8MP e custará US$99,99 com a condição de contrato com a Verizon.

Os smartphones têm como foco jovens adeptos de redes sociais. Os equipamentos ficaram conhecidos ainda no final do ano passado, quando boatos surgiram sobre a nova linha de celulares inteligentes da Microsoft, chamada até então de Project Pink.


A Microsoft informa que os smartphones chegam às lojas no dia 13/05, uma semana após o início da pré-venda.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Celulares-robôs expressam emoções


Ji-Dong Yim apresenta o robô Callo

SÃO PAULO – Um celular que se move, faz caretas e compartilha com você o sentimento de receber uma notícia boa (ou ruim) via SMS.

É o que prometem Ji-Dong Yim e Chris Shaw, cientistas da Universidade Simon Fraser, no Canadá.
Juntos, eles criaram uma família de celulares robôs que podem andar, dançar e expressar emoções humanas.

Seu primeiro protótipo se chamava Cally, e conseguia imitar as expressões básicas humanas. Depois, utilizando tecnologia wireless, interatividade e mensagens de texto, surgiu a o “irmão mais velho de Cally”, um celular chamado Callo.

Com cerca de 16 centímetros, ele é mais emocionalmente sofisticado. Sua tela, por exemplo, mostra os emoticons enviados via mensagem de texto como expressões humanas. Por exemplo, se alguém enviar uma mensagem com um símbolo sorridente =], o Callo vai apitar alertando para a chegada do SMS (como faz um celular comum). No entanto, ao vibrar, ele irá mostrar uma carinha feliz em seu visor, agitando seus braços e sinalizando que, dentro da mensagem, há uma boa notícia. O mesmo vale para mensagens com emoticons tristes, preocupados e etc...

Se duas pessoas estiverem conversando usando Callo, quando uma mover os braços de seu robô, o robô da outra também se moverá, de forma que os dois interlocutores podem compartilhar emoções, expressando-as fisicamente.

Agora, os pesquisadores se empenham para criar serviços que possam ser aplicados no dia a dia. Um deles seria usado em sistemas GPS para que os aparelhos se comunicassem de forma mais interativa com seus usuários. Assim, Yim e Shaw acreditam que seria possível fazer com que as pessoas se sentissem mais à vontade com os gadgets.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Twitter pretende chegar aos smartphones Android


Se você é usuário assíduo do Twitter, mas estava infeliz pelo serviço de microblog não ter chego oficialmente aos smartphones Android, uma novidade está chegando: um publicador oficial para smartphones com Android.

O anúncio foi feito pelo CEO do Twitter, Evan Williams, durante a conferência Twitter's Chirp.

Porém, a maneira como o serviço de microblog chegará aos smartphones ainda não foi divulgada. A proposta pode seguir o exemplo da compra do Tweetie e o microblog adquirir um app existente. Há também a possibilidade de uma parceria com uma fabricante de smartphones, como aconteceu com a ferramenta para Blackberry, ou então desenvolver uma ferramenta própria.

O aplicativo ainda está sem data prevista para lançamento.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/