sexta-feira, abril 26, 2013

Petrobras vai recorrer à ANP para manter campo em Santos

Em decisão da diretoria na semana passada, a agência determinou que a estatal devolvesse o campo por falta de investimentos na área

Rio de Janeiro (RJ) - A Petrobras vai solicitar que a ANP (Agência Nacional do Petróleo) reveja a decisão que obriga a empresa a devolver o campo de Pirapitanga (BS 500), na bacia de Santos.

Os reservatórios do campo ficam na camada pós-sal da bacia de Santos, que ganhou fama após a descoberta das reservas gigantes no pré-sal.

Em alguns campos de petróleo, principalmente na bacia de Campos, a empresa tem descoberto reservatórios na camada pré-sal, abaixo de antigas descobertas do pós-sal.

Mas desde que a comercialidade de Pirapitanga foi declarada, em 2006, a empresa não desenvolveu o campo para produção.

O campo, por exemplo, não é mencionado no plano 2013-2017 da companhia, divulgado neste ano, que prevê produção de 4,2 milhões de barris de petróleo por dia em 2020.

Segundo a Petrobras, o recurso da empresa contra a decisão da ANP terá como argumento o fato de que os investimentos feitos no campo não apresentaram os resultados esperados. A companhia informou que pretende continuar investindo no campo.

"A Petrobras realizou investimentos conforme o previsto no Plano de Desenvolvimento, visando a implantação de um projeto de produção. Os resultados das atividades realizadas, porém, não corresponderam às expectativas", disse a estatal em nota.

Ainda de acordo com a Petrobras, foram apresentadas alternativas de investimentos à ANP, que não foram aprovadas. Agora, a companhia tentará discutir novamente o assunto para preservar o campo.

Fonte: Folha de SP