sábado, março 09, 2013

Depois do BTG, Eike pode buscar ajuda da Petrobras

São Paulo – Depois de anunciar uma parceria estratégica com o BTG Pactual, Eike Batista pode também pedir ajuda para a Petrobras. Segundoo jornal Valor Econômico, o empresário teria se encontrado com a presidente Dilma Rousseff nesta semana e pedido apoio da estatal para alguns de seus projetos.

De acordo com a reportagem, a venda de plataformas já encomendadas à OSX pela OGX, braço petrolífero do grupo EBX, caso a empresa não encontre petróleo, está na lista dos possíveis negócios que podem vir a ser fechados entre a holding de Eike e a estatal. O arrendamento de alguma área no porto de Açu também está entre os pedidos, disse o jornaç

Nesta semana, o grupo EBX decidiu fechar um acordo de cooperação estratégica com o BTG Pactual, de André Esteves. Por meio dele, o BTG fará aconselhamento financeiro, avaliará linhas de crédito e poderá fazer futuros investimentos de capital de longo prazo em projetos do grupo.

Eike chegou a afirma em nota que o acordo entre as duas empresas é uma parceria para o sucesso do Brasil. Já para Esteves, CEO do BTG, a parceria exemplifica a disposição do banco de apoiar projetos únicos do setor real da economia e o empreendedorismo nacional.

Fonte: Exame.com (por Daniela Barbosa)

Secretário municipal de governo propõe que navios carregados de petróleo ancorem em outro litoral

Sem royalties, petróleo passa a ser mau negócio para o Rio.

O Rio de Janeiro começou a se movimentar nesta quinta-feira para reagir às perdas impostas pela aprovação da lei que redistribui os royalties e participações especiais do petróleo. Com a derrubada dos vetos da presidente

O Rio de Janeiro começou a se movimentar nesta quinta-feira para reagir às perdas impostas pela aprovação da lei que redistribui os royalties e participações especiais do petróleo. Com a derrubada dos vetos da presidente Dilma Rousseff pelo Congresso, o governador Sérgio Cabral decidiu não pagar empenhos, repasses ou qualquer outra transferência no estado. O deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ), que é secretário municipal de Governo do Rio de Janeiro, sugeriu a Cabral que ele suspenda todas as licenças ambientais concedidas às atividades petroleiras. Ao site de VEJA, Bethlem diz que a exploração do petróleo, sem a contrapartida financeira, não vale a pena para o estado.

“Quando os royalties são subtraídos, a situação muda. A licença tem que ser revista. Não tem como mitigar eventuais problemas sem a verba. Baseando-se nisso, a bancada federal do estado, com 32 assinaturas, pede que o governador suspenda todas as licenças ambientais”, explica o secretário. A cidade do Rio, de acordo com Bethlem, recebe 100 milhões de reais por ano. Para a cidade, a quantia não é tão significativa quanto para o estado, que perderá 3,1 bilhões de reais em royalties.

“A perda dos royalties para o estado reduz drasticamente as atividades econômicas da cidade. O Rio perde repasse de ICMS, reduz arrecadação de ISS e, provavelmente, cairá a arrecadação de IPTU”, diz Bethlem, que aproveitou para alfinetar o senador Wellington Dias (PT/PI), o criador do texto que modifica a lei de distribuição dos royalties. “Já que outros estados querem os royalties, que fiquem com o petróleo também. Vamos mandar o navio, na hora que sair da plataforma, parar lá no Piauí, na terra do senador autor da proposta”, disse Bethlem.

Fonte: Veja