segunda-feira, dezembro 06, 2010

Avaliação da formação


Em petróleo exploração e desenvolvimento, avaliação da formação é usado determinar a abilidade de um borehole de produzir petróleo. Essencialmente, é o processo de “reconhecer um poço do comercial quando você perfura um”.

Perfurar giratório moderno usa geralmente uma lama pesada como um lubrificante e como os meios de produzir uma pressão confinando de encontro à cara da formação no borehole, impedindo blowouts. Somente em casos raros, catastróficos e em filmes de Hollywood, oleie e em poços de gás vindo dentro com uma fonte do óleo gushing. Na vida real, aquele é a blowout- e geralmente também um disastre financeiro e ambiental. Mas controlar blowouts tem o filtrate da inconveniente-lama embebe na formação em torno do borehole e um bolo de lama emplastra os lados do furo. Estes fatores obscurecem a presença possível do óleo ou do gás em formações muito porosas uniformes. Mais adicional complicar o problema é a ocorrência difundida de quantidades pequenas de petróleo nas rochas de muitos sedimentary províncias. No fato, se uma província sedimentary for absolutamente estéril dos traços do petróleo, um é provavelmente foolish continuar perfurando lá.

O problema da avaliação da formação é uma matéria de responder a duas perguntas:

O que são os limites mais baixos para a porosidade, a permeabilidade e os limites superiores para o saturation da água que permitem a produção rentável de uma zona particular da formação ou de pagamento; em uma área geográfica particular; em um clima econômico particular.
Faça algumas das formações bem abaixo na consideração excedem estes limites mais baixos.
É complicado pelo impossibility diretamente de examinar a formação. É, no short, o problema de olhar a formação indiretamente.
Ferramentas da avaliação da formação
Ferramentas para detectar o óleo e o gás ter evoluído por sobre um século. O mais simples e a maioria ferramenta direta são cortes bons examinação. Alguns oilmen mais velhos moeram os cortes entre seus dentes e provaram-nos para ver se o óleo cru estivesse atual. Hoje, um geólogo do wellsite ou um mudlogger usam um stereoscopic powered ponto baixo microscópio para determinar o lithology da formação que está sendo perfurada e para estimar a porosidade e o óleo possível que mancham. Um portátil ultravioleta a caixa clara da câmara ou do “Spook” é usada examinar os cortes para fluorescence. O Fluorescence pode ser uma indicação do óleo cru que mancha, ou da presença de minerais fluorescentes. Podem ser diferenciados colocando os cortes no watchglass ou prato enchido solvente da ondulação. O solvente é geralmente tetrachlorethane do carbono. O óleo cru dissolve-se e então redeposits como um anel fluorescente quando o solvente evapora. A gravação escrita da carta da tira destas examinações é chamada um registro ou um mudlog da amostra.

A examinação boa dos cortes é uma habilidade instruída. Durante perfurar, as microplaquetas da rocha, geralmente mais menos do que aproximadamente 1/8 de polegada (6 milímetros) transversalmente, são cortadas do fundo do furo pelo bocado. A lama, jorrando fora dos furos no bocado sob a alta pressão, lava os cortes afastado e levanta o furo. Durante seu desengate à superfície podem circular em torno do drillpipe de giro, misturar com os cortes que caem para trás abaixo o furo, misturar com os fragmentos desabando das paredes do furo e misturar com viajar dos cortes mais rápido e mais lento no mesmo sentido ascendente. São selecionados então fora do mudstream pelo shaker do xisto e queda em uma pilha em sua base. Determinar o tipo de rocha que está sendo perfurada a qualquer altura é uma matéria de saber de “o tempo retardação” entre uma microplaqueta que está sendo cortada pelo bocado e o tempo onde alcança a superfície onde é examinado então pelo geólogo do wellsite (ou mudlogger como são chamados às vezes). Uma amostra dos cortes feitos exame em um tempo apropriado conterá os cortes atuais em uma mistura do material previamente perfurado. Reconhecê-los pode ser muito difícil às vezes, por exemplo após “mordeu o desengate” quando um par das milhas da tubulação de broca foi extraído e retornado ao furo a fim substituir um bocado maçante. Em tal hora há uma inundação do material extrangeiro batida das paredes do borehole (cavings), fazendo a tarefa dos mudloggers mais difícil.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Retirar o núcleo


O one-way para começar umas amostras mais detalhadas de uma formação é retirando o núcleo. Duas técnicas usadas geralmente no presente. O primeiro é “o núcleo inteiro”, um cilindro da rocha, geralmente aproximadamente 3” a 4” no diâmetro e até 50 pés a 60 pés long. É cortado com do “um tambor núcleo”, uma tubulação oca derrubada com diamante ring-shaped um bocado microplaqueta-studded que possa cortar um plugue e o trazer à superfície. Frequentemente o plugue quebra ao perfurar, geralmente nos xistos ou as fraturas e os atolamentos do tambor do núcleo, moendo lentamente as rochas na frente dele ao pó. Isto sinaliza o perfurador a dá acima em começar um núcleo cheio do comprimento e puxar para cima a tubulação.

Fazer exame de um núcleo cheio é uma operação cara que geralmente os batentes ou retardem perfurando no mínimo a parte melhor de um dia. Um núcleo cheio pode ser invaluable para uma avaliação mais atrasada do reservatório. Uma vez que uma seção do poço foi perfurada, não há, naturalmente, nenhuma maneira retirar o núcleo d sem perfurar outro bem.

O outro, mais barato, técnica para obter amostras da formação é “Sidewall que retira o núcleo”. Neste método, retirar o núcleo de aço do cilindro-um injetor-tem as balas de aço do oco-ponto montadas ao longo de seus lados e amarradas ao injetor por cabos de aço curtos. O injetor retirando o núcleo é abaixado ao fundo do intervalo do interesse e as balas estão ateadas fogo individualmente enquanto o injetor é puxado para cima o furo. Os cabos da amarração puxam idealmente as balas ocas e o plugue incluido da formação frouxamente e do injetor carrega-os à superfície. As vantagens desta técnica são custo baixo e a abilidade provar a formação depois que foi perfurada. As desvantagens são non-recuperação possível por causa das balas perdidas ou falhadas e uma incerteza ligeira sobre a profundidade da amostra. Os núcleos do Sidewall são disparados frequentemente “no funcionamento” sem parar em cada ponto do núcleo por causa do perigo de furar diferencial. A maioria de pessoal da companhia de serviço é hábil bastante minimizar este problema, mas pode ser significativo se a exatidão da profundidade for importante.

Um problema sério com núcleos é a mudança que se submetem enquanto são trazidos à superfície. Pôde-se parecer que os cortes e os núcleos são amostras muito diretas mas o problema é se a formação na profundidade produzirá o óleo ou o gás. Os núcleos do Sidewall são deformados e comprimidos e fraturados pelo impacto da bala. A maioria de núcleos cheios de toda a profundidade significativa expandem e fraturam enquanto são trazidos à superfície e removidos do tambor do núcleo. Ambos os tipos de núcleo podem ser invadidos ou mesmo nivelado pela lama, fazendo a avaliação de líquidos de formação difícil. O analista da formação tem que recordar que todas as ferramentas dão dados indiretos.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Registrar da lama de perfuração


Registrar da lama (ou a geologia de Wellsite) são a registrar bom processo em que lama perfurando e os cortes do bocado de broca da formação são avaliados durante perfurar e suas propriedades gravadas em uma tira fazem um mapa como uma ferramenta analítica visual e uma respresentação secional transversal stratigraphic do poço. lama perfurando qual é analisado para hidrocarboneto gáses, pelo uso de a chromatograph de gás, contem os cortes do bocado de broca que são avaliados visualmente por um mudlogger e descritos então no registro da lama. O gás total, o registro do chromatograph, a amostra lithological, a pressão do pore, a densidade do xisto, etc. (todos os parâmetros retardados porque são circulados até a superfície do bocado) são traçados junto com os parâmetros de superfície tais como a taxa da penetração (ROP), o peso no bocado (WOB), etc. no mudlog que servem como uma ferramenta para mudlogger, coordenadores perfurando, coordenadores da lama, e o outro pessoal de serviço carregado com perfurar e produzir o poço.

Fonte: http://www.worldlingo.com/