terça-feira, dezembro 07, 2010

Perfuração direcional


Perfurar direcional (sabido às vezes como perfurar inclinado fora da indústria de óleo) é a ciência de perfurar non-vertical poços. Perfurar direcional pode ser quebrado para baixo em três grupos principais: Oilfield Perfurar direcional, perfurar direcional da instalação de serviço público (sabido geralmente como perfurar direcional de H.D.D./HorizontalPerfuração direcional) e em-emende perfurar direcional (methane do Coal-Bed).

Benefícios
Os poços direcionais são perfurados para diversas finalidades:

Aumentando o comprimento exposto da seção através do reservatório perfurando através do reservatório em um ângulo
Perfurar no reservatório onde o acesso vertical é difícil ou nao possível. Por exemplo um oilfield sob uma cidade, sob um lago, ou debaixo de um difícil de perfurar a formação
Reservando mais wellheads para ser agrupado junto em uma posição de superfície pode permitir que poucos movimentos do equipamento, menos distúrbio da área de superfície, e fazem mais fácil e mais barato terminar e produzir os poços. Por exemplo, no plataforma do óleo ou o revestimento offshore, até aproximadamente 40 poços pode ser agrupado junto. Os poços ventilarão para fora da plataforma no reservatório abaixo. Este conceito está sendo aplicado aos poços da terra, permitindo que as posições subsuperficiais múltiplas sejam alcançadas de uma almofada, reduzindo o impacto ambiental.
De “poços relevo perfurando” para aliviar a pressão de um poço produzindo sem restraint (um “sopro para fora”). Neste scenario, outros bons podiam ser perfurados começando por uma distância segura longe do sopro para fora, mas cruzando o wellbore incomodado. Então, o líquido pesado (líquido da matança) é bombeado no wellbore do relevo para suprimir a alta pressão no wellbore original que causa o blowout.
A maioria de perfuradores direcionais são dados um trajeto bom a seguir que esteja predeterminado por coordenadores e por geólogos antes que perfurar comece. Quando o perfurador direcional começa o processo perfurando, os exames periódicos estão feitos exame com um instrumento da câmera do downhole (“única câmera do tiro”) para fornecer dados do exame (inclinação e azimuth) do furo bom.

Estes retratos são feitos exame tipicamente em intervalos entre 30-500 pés, com 90 pés comum durante mudanças ativas do ângulo ou do sentido, e em distâncias de 200-300 pés que são típicos quando “perfurando adiante” (não fazendo mudanças ativas ao ângulo e ao sentido)

Durante o ângulo crítico e as mudanças de sentido, especialmente ao usar um motor do downhole, um MWD (Medida ao perfurar) a ferramenta será adicionada ao corda da broca para fornecer as medidas continuamente updated que podem ser usadas para (perto) ajustes real-time.

Estes dados indicam se o poço estiver seguindo o trajeto de planeamento e se a orientação do conjunto perfurando é causar bem para deviate como de planeamento. As correções são feitas regularmente pelas técnicas tão simples como ajustando a velocidade de rotação ou a broca amarre o peso (peso no fundo) e a rigidez, assim como mais complicado e pelo tempo - métodos consumindo, tais como introduzir um motor do downhole.

Tais retratos, ou os exames, são traçados e mantidos como uma engenharia e um registro legal que descrevem o trajeto do furo bom. Os retratos do exame feitos exame ao perfurar são confirmados tipicamente por um exame mais atrasado completamente do borehole, tipicamente usando “multi-dispararam um dispositivo na câmera”.

Multi-disparou em avanços da câmera a película em intervalos do tempo de modo que selando o instrumento da câmera em uma carcaça tubular e deixando cair o conjunto na corda perfurando (para baixo a apenas acima do bocado perfurando), e então retirando a corda da broca em intervalos do tempo, o poço pudesse inteiramente ser examinado em intervalos regulares (aproximadamente cada 90 pés que são comuns, o comprimento típico de 2 ou 3 junções da tubulação de broca, sabidas como um carrinho, desde que a maioria de equipamentos perfurando “estão para trás” a tubulação retirada do furo em tais incrementos, sabido como “estão”.)

Com tecnologia moderna os feats grandes podem ser conseguidos. Visto que 20 anos há de poços perfurados em 60 graus através do reservatório foram conseguidos, perfurar horizontal é agora normal.

Perfurar longe da posição de superfície requer ainda o planeamento e o projeto cuidadosos. Os suportes record atuais controlam poços sobre 10 quilômetros (6 milhas) longe da posição de superfície em uma profundidade de somente 1600-2600 m (5.200-8.500 ft). Estes são poços perfurados de uma posição da terra debaixo do mar (Fazenda de Wytch (BP), costa sul de Inglaterra, ARA (total), costa sul de Argentina (TFE) Dieksand (RWE), costa norte de Germany, Chayvo (ExxonMobil), costa do leste do console de Sakhalin, Rússia, e o mais recentemente Al Shaheen (óleo Qatar COMO), Qatar Offshore de Maersk.[1]

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Tipos de poços



Os poços de óleo vêm em muitas variedades. Pelo líquido produzido, pode haver os poços que produzem o óleo, os poços que produzem o óleo e gás natural, ou poços isso somente gás natural do produto. O gás natural é quase sempre um byproduct de produzir o óleo, desde solução saída do carbono do gás as correntes pequenas, claras porque se submete à redução da pressão do reservatório à superfície, similar a destampar um frasco do PNF da soda onde o dióxido de carbono effervesces. O gás natural não desejado pode ser um problema da eliminação no local bom. Se não houver um mercado para o gás natural perto do wellhead é virtualmente valueless desde que deve ser conduzido à extremidade - usuário. Até recentemente, tal gás não desejado era consumo no wellsite, mas devido aos interesses ambientais esta prática está tornando-se mais menos comum. Frequentemente, gás não desejado (ou “encalhado” sem um mercado) o gás é bombeado para trás no reservatório com uma “injeção” bem para a eliminação ou repressurizing a formação produzindo. Uma outra solução é exportar o gás natural como a líquido. [1]o Gás-à-líquido, (GTL) é uma tecnologia tornando-se que os conversos encalharam o gás natural no combustível sintético da gasolina, do diesel ou de jato com o processo de Fischer-Tropsche desenvolvido na guerra II Germany da palavra. Tais combustíveis podem ser transportados através dos encanamentos e dos tankers convencionais aos usuários. Os combustíveis da reivindicação GTL dos Proponents queimam o líquido de limpeza do que combustíveis comparáveis do petróleo. A maioria de companhias de óleo internacionais principais estão em estágios do desenvolvimento avançado da produção de GTL, com (140.000 tambores/dia) uma planta world-scale de GTL em Qatar programado vir em linha antes de 2010. Nas posições tais como os Estados Unidos com uma demanda elevada do gás natural, os encanamentos são construídos para fazer exame do gás do wellsite ao consumidor da extremidade.

Uma outra maneira óbvia classificar poços de óleo é pela terra ou por poços offshore. Há a diferença muito pequena no poço própria. Um poço offshore alveja um reservatório que aconteça ser debaixo de um oceano. Devido à logística, perfurar um poço offshore é mais caro distante do que um poço onshore. Por muito o tipo o mais comum é o poço onshore. Estes poços pontilham as planícies grandes do sul e centrais, Estados Unidos do sudoeste, e são os mais comuns bem em o Oriente Médio.

Uma outra maneira classificar poços de óleo é por sua finalidade em contribuir ao desenvolvimento de um recurso. Podem ser caracterizados como:

poços da produção estão perfurados primeiramente produzindo o óleo ou o gás, uma vez que a estrutura e as características produzindo são determinadas
poços do appraisal são usados avaliar características (tais como a taxa de fluxo) de uma acumulação provada do hidrocarboneto
poços da exploração são perfurados puramente para (finalidades exploratory do recolhimento da informação) em uma área nova
poços desorganizados são perfurados baseou em um elemento grande da esperança, em uma área da fronteira onde pouco seja sabido sobre a subsuperfície. Nos dias adiantados da exploração de óleo dentro Texas, os wildcats eram comuns porque as áreas produtivas não foram estabelecidas ainda. Em épocas modernas, a exploração de óleo em muitas áreas alcançou uma fase muito madura e as possibilidades de encontrar o óleo simplesmente perfurando em aleatório são muito baixas, e muito mais esforço é colocado em poços da exploração e do appraisal.
Em um local bom produzindo, os poços ativos podem mais mais ser categorizados como:

produtores de óleo produzindo hidrocarbonetos predominantly líquidos, mas na maior parte com algum gás associado.
produtores do gás produzindo hidrocarbonetos quase inteiramente gasosos.
injectores da água injetando a água na formação a manter reservatório a pressão ou para dispôr simplesmente da água produziu com os hidrocarbonetos porque mesmo após o tratamento, seria demasiado oleosa e demasiado saline ser considerada limpa para despejar ao mar, deixou sozinho em uma fonte de água fresca, na caixa de poços onshore. Freqüentemente a injeção da água tem um elemento da gerência do reservatório e da eliminação produzida da água.
produtores do aquifer intencionalmente produzindo reservatório água para que a re-injeção controle a pressão. Isto de fato está movendo a água do reservatório de onde não é como útil a onde é mais útil. Estes poços serão usados geralmente somente se a água produzida dos produtores do óleo ou do gás for insuficiente para finalidades da gerência do reservatório. Usar o aquifer produziu a água melhor que a água de mar é devido ao chemistry.
injectores do gás injetando o gás no reservatório frequentemente como meios da eliminação ou sequestering para a produção mais atrasada, mas para manter também a pressão do reservatório.
Classificação de Lahee [2]

Wildcat novo do campo (NFW) - longe de outros campos produzindo e em uma estrutura que não produzisse previamente.
Wildcat novo do Pool (NPW) - pools novos já em produzir a estrutura.
Teste mais profundo do Pool (DPT) - já em produzir a estrutura e o pool, mas em uma zona de pagamento mais profunda.
Teste mais raso do Pool (SPT) - já em produzir a estrutura e o pool, mas em uma zona de pagamento mais rasa.
Outpost (PARA FORA) - geralmente dois ou mais posições da área produtiva a mais próxima.
Poço do desenvolvimento (Colaborador) - pode estar na extensão de uma zona de pagamento, ou entre poços existentes (Infill).

Custo
O seguinte é uma comparação rápida de custos do poço da média para Reino Unido Prateleira continental (UKCS). Estes custos excluem testar (por exemplo, taxa de fluxo que testa), e são baseados em valores de março 1998. Os preços dobraram desde então[a citação necessitou]:

Os custos bons típicos para UKCS jorram em 1998 Posição boa Custo típico (nos milhões de £)
Do norte Mar norte 8 – 12
Ao oeste de Shetland 5 – 15
Mar norte do sul 7 – 12
Mar Irish 2 – 3

O custo de um poço offshore depende fortemente do remoteness da posição que está sendo perfurada. Daqui o mar Irish (água rasa, perto da costa) é barato na comparação ao ao oeste de Shetland (água profunda, longe da costa e de outras facilidades). O custo 2006 de uma alta pressão central do mar norte, poço da alta temperatura é aproximadamente $35-50 milhões. Os poços de água profundos no golfo de México podem custar sobre $100 milhões.[citação necessitada]

Os poços Onshore podem ser consideravelmente mais baratos, particularmente se o campo está em uma profundidade rasa, onde os custos variem de menos de $1 milhão a $15 milhões para poços profundos e difíceis.[a citação necessitou]


Recifes
Plataformas Offshore, a estrutura suportando do poço, produto recifes artificiais.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

História de Perfurar direcional


Muitos pré-requisitos permitiram este suite das tecnologias de tornar-se produtivo. Provavelmente a primeira exigência era o realization que os poços de óleo (ou os poços de água, mas desde que são mais rasos, a maioria de desenvolvimento estava na indústria de óleo) não são necessariamente verticais. Este realization era completamente lento, e não agarrava realmente a atenção da indústria de óleo até os 1920s atrasados em que havia diversos lawsuits que alegam que os poços perfuraram de um equipamento em uma propriedade tinham cruzado o limite e penetrava um reservatório em uma propriedade adjacente. Inicialmente, a evidência do proxy tal como mudanças da produção em poços pre-existing foi aceitada, mas tais casos abasteceram o desenvolvimento das ferramentas de pequeno diâmetro capazes de examinar poços como (ou durante) seu perfurar.

Medição inclinação de um wellbore (seu desvio do vertical) são as necessidades comparativamente simples-um um o pêndulo de alguma sorte. Mas medição azimuth (sentido com respeito à grade geográfica em que o wellbore está funcionando do vertical) era mais difícil. Em determinadas circunstâncias os campos magnéticos podiam ser usados, mas podiam ser influenciados por wellbores internos usados metalwork, assim como o metalwork usado no equipamento perfurando. O avanço seguinte estava na modificação de compassos gyroscopic pequenos pelo Sperry Corporaçõ, que fazia compassos similares para a navegação aeronáutica. Sperry fêz este sob o contrato a Óleo do sol (quem foram envolvidas em um lawsuit como descritos acima), e uma companhia spin-off “Sol de Sperry“foi dado forma, que o tipo continua a este dia, absorveu em Halliburton.

A experiência prévia com perfurar giratório tinha estabelecido diversos princípios para a configuração do equipamento perfurando fura para baixo (“o conjunto inferior do furo” ou o “BHA”) que seria “furo curvado perfurando prone” (os desvios acidentais iniciais do vertical seriam aumentados). a Contador-experiência tinha dado também aos perfuradores direcionais adiantados (“DD”) os princípios do projeto do BHA e da prática perfurando que ajudariam trazer mais próximo a um furo curvado o vertical.

Combinados, estes examinam as ferramentas e os projetos do BHA feitos perfurar direcional possível, mas foi percebido como arcane. O avanço principal seguinte estava no 1970s, quando motores perfurando do downhole (aka motores da lama, dirigido pelo poder hidráulico da lama perfurando circulou abaixo a corda da broca) tornou-se comum. Estes permitiram que o bocado fosse girado no fundo do furo, quando a maioria da tubulação de broca foi prendida estacionária. Including uma parte de tubulação curvada (“dobrou o submarino”) entre a tubulação de broca estacionária e o alto do motor permitiu que o sentido do wellbore fosse mudado sem necessitar retirar toda a tubulação de broca e colocar um outro whipstock. Acoplado com o desenvolvimento de MWD (se usando telemetria do pulso da lama ou EM a telemetria, que reserva ferramentas fura para baixo para emitir para trás dados direcionais à superfície sem operações perfurando perturbando), perfurar direcional tornou-se mais fácil. Determinados perfis não poderiam ser perfurados sem a corda da broca que gira em todas as vezes.

O avanço principal o mais recente em perfurar direcional foi o desenvolvimento de uma escala das ferramentas Steerable giratórias que permitem o controle tridimensional do bocado sem parar a rotação da corda da broca. Estas ferramentas [Volta] dos serviços perfurando de Weatherford, Bem-Guia de Gyrodata, PowerDrive de Schlumberger, AutoTrak de Padeiro Hughes, Descobridor, GeoPilot & EZ-Piloto de Serviços perfurando de Sperry/Halliburton) tenha quase automatizou o processo de perfurar furos altamente deviated na terra. São perfurar direcional caro, assim mais tradicional continuarão para o futuro foreseeable.

Até a movimentação para reduzir o custo elevado destes dispositivos tem sido conduzido recentemente da parte externa “as três” companhias de serviço grandes do oilfield pelos empreendedores e pelos inventores que trabalham essencialmente sozinho. Com uma aquisição recente por Halliburton, isto está mudando gradualmente e a movimentação para introduzir um sistema Steerable giratório low-cost viable é sobre.

Fonte: http://www.worldlingo.com/