terça-feira, dezembro 08, 2009

Netbook da Ferrari é opção para fãs da escuderia italiana


A Acer, tradicional fabricante de computadores de baixo custo, resolveu acrescentar um toque de glamour à sua gama de portáteis através de uma parceria com a Ferrari. O resultado é o Ferrari One, netbook de 11 polegadas, ultra-leve e com tela LED excelente para visualização de imagens em alta resolução.
Entre os vários detalhes exclusivos do computador está uma tecla especial com o símbolo da Ferrari que abre automaticamente o navegador de internet e conecta com o site www.ferrari.com. Há também o touch pad personalizado com a marca da escuderia, que, segundo a fabricante, oferece funcionalidade multi-gesto permitindo uma navegação mais rápida.

Os alto-falantes com alta qualidade também o tornam uma boa opção para assistir filmes. Todos os modelos vem com Bluetooth, Wi-Fi, Windows 7 instalado e HD com pelo menos 160 GB.

O netbook, que ainda não chegou oficialmente ao mercado brasileiro, custa em torno de US$ 600 e pode ser adquirido por diversas lojas online, entre elas a Amazon.com.



Google mostra resultados em tempo real e outras novidades


O Google anunciou hoje mudanças no modo que os celulares farão buscas na web, envolvendo conceitos de voz, tradução e localização. Além disso, a busca na web passa a ter resultados em tempo real, incluindo notícias e Twitter, por enquanto limitados ao inglês.
"Tivemos 33 inovações em busca apenas nos últimos 67 dias", disse Marissa Meyer, vice-presidente de buscas do Google. Nos celulares, a primeira novidade é o Google Voice Search compatível com o idioma japonês. Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do buscador, demonstrou o uso do serviço em um celular com sistema operacional Android. Primeiro, mostrou a busca por voz em chinês (disponível desde o mês passado) e depois em japonês, com a ajuda de um intérprete. A busca por voz permite trazer, quase com perfeição, resultados de termos ditados pelo usuário no smartphone.
A segunda inovação mostrada pelo Google hoje foi um serviço de tradução no celular com o uso de voz. Gundotra falou algumas frases em inglês, o celular "entendeu" e trouxe um resultado em espanhol instantes depois, lidos por uma voz robótica no telefone.
Na localização, as buscas no celular agora permitem sugestões de informações e locais próximos ao usuário, em um novo recurso chamado "Near Me Now", assim como mostrar lojas na busca de produtos que têm o item em estoque. Finalmente, o executivo mostrou uma nova versão do Google Maps para Android, disponível a partir de hoje no Android Market.
Gundotra também mostrou um aplicativo, ainda parte do Google Labs, que permite pesquisar informações de produtos baseado em fotos, o Google Googles ¿ o exemplo utilizado foi uma garrafa de vinho, e o executivo encontrou informações sobre aquele vinho específico.
Apesar dos lançamentos em celular, o grande anúncio do Google em buscas foi a integração de resultados em tempo real, com notícias e posts publicados no Twitter. "Relevância, relevância, relevância. É a chave para o sucesso em buscas e é o que temos feito até então", disse Amit Singhal, Google Fellow. Apesar de só funcionarem nas buscas em inglês por enquanto, os resultados em tempo real devem ser lançados em outros idiomas no primeiro trimestre de 2010.
No exemplo em tempo real, ele buscou por Obama e as notícias começaram a aparecer instantaneamente na página de resultados. Esse recurso de busca em tempo real já pode ser usado na web e em celulares com sistema operacional Android e iPhone. Além do Twitter, perfis públicos do Facebook e MySpace também serão integrados ao sistema de resultados em tempo real.


Games médicos ajudam em tratamentos de saúde e fisioterapia


Games voltados para o setor da saúde, como auxiliares em tratamentos diversos e em sessões de fisioterapia, vêm ganhando espaço no mercado e se transformando em importante ferramenta para recuperação de pacientes. E jogos produzidos em Santa Catarina já começarão a ser testados em clínicas de Florianópolis a partir desta semana.
Antes considerados verdadeiros "inimigos" para o desenvolvimento das crianças e até mesmo como brinquedos "prejudiciais" à saúde, os games estão conseguindo mostrar sua outra faceta. Os jogos temáticos ou chamados de "sérios" pelos próprios especialistas já começam inclusive a ser produzidos no Brasil. Uma empresa com sede no Polo de Games de Santa Catarina é a primeira do País a desenvolver jogos específicos para a recuperação de vítimas de acidentes ou com limitações físicas nos membros inferiores e superiores.
Os catarinenses desenvolveram uma plataforma específica para a utilização junto a fisioterapeutas. O jogo faz com que os pacientes realizem os movimentos típicos do tratamento de uma maneira mais divertida e lúdica. No desenho, os movimentos realizados para encher um balão ou trabalhar numa máquina de sorvete são reproduzidos através dos joysticks usados pelo Wii. O nível de limitação física do paciente pode ser calibrado antes do jogo ter início.
A Fisiogames, empresa responsável pelos jogos, está localizada dentro de uma incubadora mantida pelo governo do Estado que tem como objetivo desenvolver o segmento de jogos eletrônicos. O grupo conta, além de programadores e designers, com especialistas na área de psicologia e fisioterapia. "Existem games que são adaptados para o uso em terapias médicas", explica o diretor Daniel San Martin. "No nosso caso, estamos produzindo games com a finalidade específica de atender aos profissionais da medicina".
De acordo com o gamedesigner Alessandro Vieira dos Reis, que também é formado em Psicologia, os jogos eletrônicos de qualquer tipo são capazes de elevar a autoestima das pessoas, distrair e oferecer diversão. Por isso, deveriam ser desenvolvidos, com a ajuda de profissionais do setor, para atender as demandas clínicas. "Jogos podem ser usados no contexto clínico como forma de sensibilizar e informar as pessoas sobre as doenças e tratamentos. É uma forma de humanizar o tratamento através da tecnologia", disse. "Isso traz efeitos sensíveis nos aspectos emocionais do paciente, aumenta a aderência ao tratamento e tem um efeito psicológico muito positivo".
Reis conta o caso de pesquisadores americanos que desenvolveram um jogo de tiro para crianças portadoras de câncer. No game, elas entram no corpo humano e destroem as células doentes. "Depois de começarem a usar o jogo, essas crianças começaram a conversar mais sobre o câncer e se sentiram fortes para lutar contra a doença", disse. "Existem exemplos fartamente documentados de como os games podem ser usados para auxiliar tratamentos de saúde".
Os games específicos para a saúde já são utilizados com muita repercussão na América do Norte. A Universidade McGill, no Canadá, lançou pela web três jogos desenvolvidos para trabalhar a autoestima de pacientes. O tema ganhou uma série em emissoras de TV locais.
Em todo o mundo, existem cerca de 300 games desenvolvidos para a utilização por profissionais médicos em várias áreas. Exemplos são o Brain Games, usados para desenvolver a atenção e habilidades psico-motoras e o Exergames, usados inclusive com o WiiFit.


Rodar o Chrome OS está cada vez mais fácil


Experimentar o Chrome OS, o recém-anunciado sistema operacional do Google para netbooks que ainda está em desenvolvimento, está cada vez mais fácil. Se antes era necessário uma máquina virtual ou pendrive de 8 GB, versões "não oficiais" mais recentes rodam bem em pendrives bem menores, e em uma gama cada vez maior de máquinas.
Uma destas versões é o Chrome OS Cherry, criado pelo hacker Hexxeh. Com apenas 300 MB (e rodando a partir de um pendrive de 1 GB), a versão mais recente desta "distribuição" tem suporte a interfaces wireless da Ralink e Broadcom, o que segundo o site Liliputing é suficiente para torná-lo compatível com a maioria dos netbooks disponíveis no mercado.

A Dell também atualizou sua versão do sistema, que agora além do Dell Mini 10v também roda no popular Dell Mini 9 e no Latitude 2010 e é menor, cerca de 300 MB como na criada por Hexxeh. No site Direct2Dell, canal usado pela empresa para comunicação com os usuários, é possível encontrar um vídeo com uma demontração do Chrome OS, link para download e instruções para instalá-lo no disco rígido da máquina. Vale o aviso: tudo de forma experimental, e sem nenhum tipo de suporte técnico por parte de Dell.

O Google Chrome OS deve chegar ao mercado apenas no final de 2010, na forma de netbooks projetados especificamente para rodar o sistema operacional. Não haverá uma versão "para download", pelo menos uma oficial, embora nada impeça que desenvolvedores compilem o código-fonte livremente disponível (como estão fazendo agora) para criar suas próprias versões do sistema. Mais informações sobre o Chrome OS podem ser encontradas no site oficial, em http://www.chromium.org/.




Fotos na web: manipuladas ou reais? Descubra você também


Com a facilidade de se manipular imagens digitalmente hoje, torna-se difícil saber quando uma imagem publicada na internet é verdadeira ou falsa. Uma brincadeira proposta pelo site do jornal australiano The Sydney Morning Herald desafia os leitores a descobrirem se as fotos são reais. Surpreenda-se você também e confira algumas destas fotos.




Casal cria miniesculturas com peças de eletrônicos


Um casal de britânicos se dedica a criar miniesculturas com bonecos feitos com baterias, pilhas e partes de computadores e depois fotografá-las.
Lenny e Meriel Lenfesteys, que vivem na Ilha de Guernsey, ao sul da Grã-Bretanha, começaram a trabalhar juntos nos "bonecos" há alguns anos.

Por causa do tamanho dos bonecos, com aproximadamente entre 3 cm e 4 cm cada, eles precisam de várias horas para montar uma cena.

O trabalho pode ser visto no site Flickr.