sexta-feira, dezembro 25, 2009

Um vaso sanitário feito de garrafas PET


Por essa ninguém esperava: alunos de engenharia projetam um vaso sanitário feitos com garrafas PET.


No último ano do curso de Engenharia Mecânica, oito colegas da FEI (Fundação Educacional Inaciana) escolheram trabalhar com um material ainda pouco utilizado para criar um objeto de grande uso no dia-a-dia das pessoas.
“Nenhum de nós trabalha na área, mas queríamos levantar a questão ecológica, que é um grande problema e chama a atenção das pessoas”, diz Bruno Barbosa, um dos integrantes da equipe.
O vaso sanitário é feito de peças desmontáveis, o que permite a troca de partes específicas em caso de problema. A parte interna da cuba foi tratada para se tornar impermeável com uma camada de prime e outra de tinta epóxi.
“Ele não duraria tanto quanto um vaso de cerâmica, porém, além da vantagem ambiental, existe o fato de se poder substituir apenas partes, e não trocá-lo por completo”, diz Barbosa.
Cada vaso sanitário utilizaria cerca de 380 garrafas plásticas moídas para gerar o flake, os grãos de PET que seriam moldados nas formas desejadas. Outra preocupação ambiental foi o desperdício de água e, para combatê-lo, os alunos projetaram o vaso com um sistema de descarga de dupla vazão.
“A caixa acoplada com controle de vazão permite a escolha entre meia vazão (três litros) e vazão total (seis litros)”, explica Barbosa. “Além disso, ela foi projetada seguindo os padrões dos vasos sanitários cerâmicos, o que permite a instalação na tubulação já existente”, diz.
Uma das principais dificuldades do grupo foi encontrar informações a respeito do uso do PET, já que não existe uma vasta literatura sobre o material. Outro problema para os alunos foi conseguir financiamento para montar o vaso sanitário: assim como todo produto, seus custos inicias são caros e incluem, por exemplo, a fabricação de moldes específicos.
Por enquanto, as ideias de Bruno Barbosa e seus colegas Bruno Claudio, Douglas Malia, Fabio Makin, Gabriel Bueno, Luiz Gustavo Balzan, Marcelo Moreira Smith e Raffael Sueza Raffa estão só no papel. Mas, quem sabe, em breve elas não se tornem uma realidade?



Fonte: http://info.abril.com.br/

Sennheiser HDR130, fone sem fio para VIPs



Acessório produz som claro e com graves decentes, mas custa 1.200 reais

O grandalhão Sennheiser HDR130 abraça as orelhas para transmitir um som claro, com bons níveis de grave e volume suficiente para isolar ruídos. Esse fone sem fio tem alcance de 10 metros, bateria recarregável e conchas confortáveis para usar durante um período longo. O acessório só desagrada por produzir algumas interferências e por não ser, digamos, muito acessível: ele custa 1.200 reais.

Durante os testes realizados pelo INFOLAB, notamos a boa qualidade de som que esse fone produz, com graves acima da média para a categoria. Ele não possui isolamento ativo, mas suas conchas eliminam os ruídos externos com eficiência, na maioria dos casos. Apesar disso, quando tocamos músicas em baixo volume num ambiente de escritório com cerca de dez pessoas, foi possível ouvir conversas externas.

O modelo seria um acessório indicado para audiófilos, se não sofresse com a interferência de outros eletrônicos. No laboratório de testes, com vários computadores e aparelhos de som ligados, o fone chiou bastante, mesmo perto da base. Para resolver o problema de estática, o HDR130 trabalha com três frequências diferentes. Mesmo assim, nem sempre o método de chaveamento funciona.

Esse fone do tipo concha cobre toda a orelha e possui um suporte acolchoado para a cabeça. Confortável, ele não incomoda durante uso prolongado e não esquenta muito. Os controles de volume, freqüência, surround e o botão liga/desliga ficam no próprio aparelho. Sua bateria interna é recarregável e dura cerca de oito horas.



Fonte: http://info.abril.com.br/

As maravilhas do cérebro em 2009


Transmissão de sinais via web, ressonâncias que lêem pensamentos e até técnicas para apagar o que você não quer da memória.


Em 2009, as pesquisas apontaram novos rumos para o controle cerebral – e também mostraram algumas curiosidades relacionadas ao funcionamento da mente. Reveja aqui seis matérias que deram o que falar no ano.

1)Cientistas conseguem apagar lembranças ruins Pesquisadores americanos descobriram uma maneira de bloquear lembranças que causam medo, abrindo caminho a novos tratamentos para stress.


2) Voluntários digitam com o poder da mente Ondas cerebrais conseguem digitar letras em número em computador da Mayo Clinic, nos Estados Unidos.


3)Estar em forma ajuda a ter QI mais alto Jovens adultos que estão em forma têm QI mais alto e maior probabilidade de ir à universidade. A afirmação faz parte da conclusão de um estudo realizado com 1,2 milhões de homens suíços


4) Homem amnésia tem cérebro dissecado na web Um dos cérebros mais famosos do mundo está passando por um processo de dissecação e mapeamento, com imagens transmitidas via internet.


5) Sinal telepático é transmitido via internet Pesquisadores da Universidade de Southampton afirmam que é possível fazer duas pessoas se comunicarem pelo poder da mente.


6) Ressonância magnética adivinha pensamentos Pesquisadores dos Estados Unidos estão investindo em uma técnica de observação do cérebro conhecida como ressonância magnética funcional de memória que, até agora, mostrou resultados promissores.



Fonte: http://info.abril.com.br/

´Quero ser promovido em 2010´


Como colocar a almejada promoção em prática? Wagner Piolla, diretor da Search Consultoria em Recursos Humanos, explica.


O segredo é uma junção de fatores. “Prestar atenção na empresa, no mercado, se atualizar... Enfim, tudo está interligado”, diz.
A seguir, veja algumas dicas para quem quer se reposicionar dentro da empresa.


1- Conheça a sua empresa: “Entender o negócio no qual se está inserido, saber qual é a visão do cliente, onde a empresa está posicionada no mercado... Tudo isso fortalece o profissional. Quem conhece consegue emitir opiniões e informações que podem contribuir para o desenvolvimento da empresa”.


2- Se interesse pelo trabalho dos colegas: “As pessoas são mais produtivas quando têm uma visão de tudo. Já parou para pensar o que acontece depois de você? Qual o impacto se você deixar de fazer algo? O grande segredo é ter o entendimento do negócio e não ser passivo, mostrar interesse e puxar relacionamentos”


3 - Tenha jogo de cintura: “Não é preciso mudar sua personalidade, mas sim se moldar às políticas e situações da empresa: ter adaptabilidade para a cultura da organização e saber que uma personalidade expansiva, por exemplo, pode não funcionar em todo tipo de ambiente. Isso vale para seus conhecimentos técnicos, sua personalidade, sua aparência... É importante se adaptar para não criar um distanciamento do que a empresa precisa e espera de você”.
4- Não se feche em uma bolha: “Melhore o canal de comunicação com o gestor e a empresa. Fique atento a tudo o que se passa dentro e fora do seu local de trabalho. É importante conhecer o mercado, mas também é necessário buscar aprimoramento pessoal, com um curso de línguas, um MBA, um mestrado...”
5- Não seja subaproveitado “Às vezes as pessoas estão fazendo uma tarefa X, mas poderiam contribuir com muito mais – só que, quem acaba recebendo as responsabilidades é outro colega, de mesmo cargo. Essa questão tem dois aspectos, e o primeiro deles é o profissional ter envolvimento com aquele que faz. Ir além, superar expectativas. O segundo é a comunicação. Sente com seu gestor de forma séria e mostre que está comprometido e que poderia fazer mais”.


6- Tenha atitude: “A empresa não vai nos oferecer tudo o que a gente quer, ou espera. Muita gente parte do princípio que a organização tem que saber o que você quer, só que isso não acontece se você não se posicionar. Mas lembre-se que alcançar um próximo degrau não significa apenas maior salário, mas um aumento de responsabilidade também...”


7- Saiba como mostrar interesse em uma vaga “Nunca perca de vista qual é o código da empresa. Alguns lugares têm políticas totalmente abertas, e você pode se candidatar para uma vaga sem falar com seu gestor antes; outros já têm procedimentos formais.”



Fonte: http://info.abril.com.br/

Lula entrega laptops e anuncia internet gratuita no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao participar na manhã desta terça-feira da inauguração de parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos complexo de favelas do Alemão e de Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, entregou dez laptops ao moradores da comunidade beneficiados pelo programa e anunciou que todos os 608 apartamentos terão computador com internet gratuita.
"Pobre não gosta de coisa boa. Gosta de coisa muito boa. Cada apartamento vai ter um computador com internet grátis. As famílias já foram sorteadas e poderão passar o Natal aqui", afirmou o presidente ao entregar os computadores portáteis para as famílias. Lula também ressaltou que as obras são resultado de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. O presidente estava acompanhado da chefe da Casa civil, Dilma Rousseff, do governador do Rio, Sergio Cabral, e do prefeito Eduardo Paes.

As obras do PAC nas comunidades incluem um conjunto residencial com 192 apartamentos para moradores da favela do complexo do Alemão e 416 apartamentos no complexo de Manguinhos.

O projeto do governo não previa a instalação de computadores nas residências e foi um elemento surpresa na cerimônia. Os netbooks são parte de um projeto de pesquisa financiado pela Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Todos os 608 apartamentos entregues terão um computador com acesso à banda larga 3G. Os netbooks modelo Mobo 3G com Processador Intel® Atom N270 de baixo consumo de energia foram subsidiados e fornecidos pela fabricante Positivo Informática.

Os investimentos do PAC nas obras inauguradas somam R$ 990,9 milhões e beneficiarão cerca de 50 mil famílias.



Fonte: www.terra.com.br

Tablet da Apple será anunciado em janeiro, diz jornal

O lançamento de um possível novo dispositivo portátil da Apple voltou à tona hoje, com a informação de que o tablet da companhia será lançado em janeiro, de acordo com informações obtidas pelo jornal Financial Times.

Citando fontes próximas ao assunto, o jornal diz que a Apple vai lançar em 2010 um novo serviço de assinatura de programação de TV pela internet nos Estados Unidos e está discutindo com as emissoras, incluindo a CBS e a Disney. O texto nota a preocupação da remuneração das emissoras em um novo modelo de distribuição de conteúdo online.

Segundo o jornal, o serviço de assinatura de TV será oficializado ao mesmo tempo que o tablet da Apple. O anúncio deve ser feito já em janeiro, com produção iniciada em fevereiro. Segundo o FT, editoras como Condé Nast e Time já prepararam versões digitais das suas revistas para funcionar com novos tablets de fabricantes como a Apple, HP e Samsung.