terça-feira, agosto 30, 2011

Começam inscrições para bolsas de estudo oferecidas nos Estados Unidos


Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para bolsas de estudo do Programa Ciência sem Fronteiras para graduação-sanduíche (em que os estudantes realizam parte dos estudos em uma instituição parceira no exterior) nos Estados Unidos. O programa de realização de estudos e estágio em Universidades nos Estados Unidos com bolsa do CAPES tem o objetivo de oferecer a oportunidade de estudo a estudantes brasileiros em universidades de excelência.


Os candidatos deverão preencher os seguintes requisitos: ter nacionalidade brasileira, ter completado no mínimo 40% e no máximo 80% do curso no momento do início previsto da viagem, apresentar nota de no mínimo 79 no TOEFL/IBT Test e apresentar perfil de aluno de excelência em desempenho acadêmico, declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo dobro no número de meses em relação àqueles que ficou nos Estados Unidos pelo programa.

Além disso, o candidato deve estar matriculado em curso de bacharelado nas seguintes áreas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências; Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e tecnologias da informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.

Há duas formas de inscrição: por adesão das Instituições de Ensino Superior (IES) e por candidatura individual.

Para adesão mediante as IES, é preciso a Instituição de Ensino:
Firme o Acordo de Adesão até o dia 16 de setembro
Possua pelo menos um curso de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela CAPES no âmbito do Sistema Nacional de Pós-Graduação.
O Acordo de Adesão deve ser assinado pelo reitor, que deverá designar, coordenador-geral, um docente responsável pela implantação e acompanhamento do processo.

As candidaturas individuais deverão ser encaminhadas após o dia 16 de setembro – o mesmo dia que termina o prazo para Acordo de Adesão. O preenchimento do Formulário de Inscrições da CAPES e Formulário de Inscrições do IIE deve ser feito até o dia 30 de setembro.

Além dos requisitos principais do programa, os interessados na candidatura individual devem ter obtido anteriormente ou estar usufruindo de bolsa de iniciação científica do CNPq ou do PIBID da CAPES e ter ingresso na Instituição de Ensino por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) superior a 600 pontos e/ou ter sido premiado nas categorias dos Prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências ou ainda detentor de premiações de mérito acadêmico.

O programa terá duração de 12 meses, sendo 9 ou 10 meses dedicados ao estudo em tempo integral e até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria.

A CAPES arcará com os custos de moradia, taxas escolares, auxílio deslocamento de ida e volta Brasil-EUA e bolsa de US$ 300 para despesas pessoais. O bolsista é responsável pelo visto e passaporte e terá que assinar um Termo de Compromisso.

A divulgação dos resultados e matrícula nas universidades norte-americanas para o primeiro semestre de 2012 aconteceu em novembro/dezembro de 2011.

Para mais informações, acesse o documento de chamada pública no site da CAPES ou faça contato pelo e-mail graduacaosemfronteiras.usa@capes.gov.br

Fonte: http://www.qgdopetroleo.com/

Porto de Paranaguá apresenta novo plano de segurança à Cesportos



O porto de Paranaguá terá um novo sistema de segurança que cobrirá 100% da área portuária. Serão instaladas mais de 300 câmeras de monitoramento e sistemas que garantirão a segurança terrestre e marítima 24 horas por dia. O investimento estimado é de R$ 25 milhões e a previsão é que o sistema entre em funcionamento até abril de 2012.

Este será o primeiro porto brasileiro a ter um projeto de segurança desta amplitude. A medida visa atender exigências da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), Polícia Federal, Receita Federal e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e permitirá a atualização do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) do Porto de Paranaguá.

“O porto de Paranaguá vai voltar a ser referência em segurança, eficiência e modernidade. Nossos técnicos trabalham muito para que isso seja realidade. As melhorias no porto já começam a ser percebidas pela comunidade portuária com o aumento da movimentação de cargas e os anúncios de novos investimentos”, afirma o governador Beto Richa.

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, apresentou o novo plano de segurança do porto à Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos), em busca de sugestões para aprimorar o projeto. “Pretendemos lançar o mais rápido possível a licitação para contratar a empresa que vai executar o projeto”, afirmou.

Para o delegado-chefe da Polícia Federal em Paranaguá, Jorge Luiz Fayad Nazário, coordenador da Cesportos, o projeto da Appa é um grande avanço e precisa ser implantado rapidamente. “A Cesportos fará as vistorias em momento oportuno. Qualquer verificação nossa para aprimoramento do sistema não será impeditivo para que o Porto de Paranaguá dê início à contratação da empresa especializada”, disse Fayad.

O termo de referência para contratação da empresa que vai executar o plano de segurança está pronto. A empresa vencedora da licitação terá 45 dias para apresentar o projeto executivo. A instalação completa do sistema deve ser feita em 270 dias, cumprindo um cronograma de prioridades.

O projeto inclui equipamentos, instalação, integração com os Softwares de Gerenciamento da Appa, projeto executivo, treinamento, operação assistida, manutenção preventiva e corretiva durante o prazo de vigência do contrato (que é de 36 meses) e o prazo de garantia.

Para o inspetor-chefe da Receita Federal, Jackson Corbari, a principal vantagem do novo plano é a visão sistêmica do plano de segurança do porto. “Soluções parciais sempre resultam em algum tipo de problema, em algum momento. Com este projeto, será possível integrar todas as áreas, melhorando o trabalho de todos os atores do sistema”, disse.


Entenda o funcionamento do sistema

O novo sistema prevê a instalação de 300 câmeras para cobrir toda a área portuária. Os equipamentos permitirão identificar o rosto de uma pessoa a uma distância até 200 metros. Serão instaladas câmeras fixas, móveis, com infravermelho e câmeras térmicas, que permitem o monitoramento de áreas molhadas, para fazer a proteção perimetral do Porto e à contrabordo dos navios. As câmeras térmicas identificam o movimento de pessoas durante o dia ou a noite, além de identificarem inclusive vazamentos em navios.

Todas as imagens capturadas pelas câmeras serão armazenadas por 90 dias no banco de dados, conforme exigência da Receita Federal. Numa segunda etapa, uma câmera térmica será instalada na Ilha do Amparo, garantindo o monitoramento de toda a baía de Paranaguá.

O plano de segurança também prevê um Sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), para controlar a entrada de caminhões, vagões e contêineres no terminal portuário. As câmeras localizadas junto às balanças de caminhões e de vagões, no processo de pesagem, farão a captura e registro das imagens das placas de identificação dos veículos, contêineres e caminhões. Estas informações alimentarão o banco de dados do sistema que irá permitir ou bloquear a entrada dos mesmos em áreas restritas.

Três totens serão instalados no pátio de triagem para fazer o pré-cadastro dos motoristas de caminhão, que passarão a ser identificados por um sistema de leitura biométrica da mão para acesso ao porto. “Teremos leitores nas balanças de entrada do porto. O caminhoneiro, já pré-cadastrado, só terá acesso ao cais após a leitura da mão”, explica o engenheiro responsável pelo projeto, Charles Misiec.


Proteção Perimetral

O projeto de segurança prevê ainda a instalação de câmeras para cobrir os cerca de 2,8 mil metros de extensão dos alambrados, muros e paredes que circundam a área portuária. As câmeras desta área terão sensores que identificam qualquer tentativa de transpassar os muros ou tentativas de danificar cercas.

Também serão instalados torniquetes para acesso de pessoas nos portões de acesso de Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs), no Silão, portão principal, pátios de veículos, píer de inflamáveis, terminal de fertilizantes e portão de entrada do Terminal de Contêineres.

Serão instaladas novas catracas na sede administrativa e o acesso ao comando e controle será monitorado por cartões magnéticos.

O acesso de pessoas ao pátio de veículos e no TCP será monitorado por meio de Identificação por Rádio Freqüência (RFID), um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de etiquetas de identificação.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

Inscrições para programa de trainee da ALL terminam nesta sexta-feira


Termina na próxima sexta-feira (02/09) as inscrições o Programa de Trainee da operadora ferroviária América Latina Logística (ALL). Criado em 1997, o programa tem uma média anual de 20 mil inscritos. As inscrições devem ser feitas no site www.alltrainee.com.

Para participar é necessário ser graduado ou pós-graduado em qualquer habilitação nos anos letivos entre dezembro de 2008 e de 2010, possuir inglês fluente, domínio das ferramentas de informática e disponibilidade de mudança para outras cidades.

Além de um salário compatível com o mercado, a ALL oferece um pacote de benefícios que inclui assistência médica e odontológica, vales transporte e alimentação, seguro de vida e participação nos resultados.

Não há limite de vagas, porém, tradicionalmente, o programa seleciona cerca de 20 candidatos. No programa do ano passado, 17 pessoas foram selecionadas dentre 20 mil inscritos.Os trainees poderão atuar em diversas áreas da companhia, como projetos logísticos, operações, comercial, planejamento, marketing, gente, finanças, tecnologia da informação, meio ambiente e jurídico.

As etapas de seleção envolvem provas on-line, dinâmicas de grupo, entrevistas com a área de gente (Recursos Humanos), além da etapa final com o presidente e diretores da empresa.

Com duração de 12 meses, o programa inclui três módulos diferentes: Programa de Integração, Programa de Treinamento on the Job e Programa de Desenvolvimento das Competências Essenciais. Os aprovados conhecem as principais unidades de negócio da empresa, tanto na operação ferroviária como rodoviária e passam a atuar nas áreas com que mais se identificam.

Os novos trainees passam ainda pelo treinamento específico das áreas e por um programa gerencial, que tem como objetivo capacitá-los nas ferramentas empreendedoras. A idéia da companhia é transformar o trainee em líder em doze meses.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/