terça-feira, outubro 30, 2012

Sub-sea B.O.P. ( blow out preventer )

Subsea BOPs está conectado à plataforma "offshore" acima por um riser de perfuração que proporciona um caminho contínuo para a coluna de perfuração e fluidos emanados do poço da plataformaB.O.P. ( blow out preventer ) È um conjunto de vávulas de segurança  usada para selar, controlar e monitorar os poços de petróleo e gás . Blowout preventer foram desenvolvidos para lidar com pressões extremas e fluxo descontrolado ( kick formação ) provenientes de um reservatório bem durante a perfuração . Kicks pode levar a um evento potencialmente catastrófico conhecido como um estouro .  Além de controlar a pressaõ que ocorre no poço e do fluxo de petróleo e gás, blowout preventers  tambem se destinam a impedir que por exemplo,tubos de perfuração e revestimento do poço , ferramentas e fluido de perfuração de não serem levados para fora do poço ( também conhecido como furo, o buraco que vai até aõ reservatório), quando um desastre ameaça Blowout preventers são fundamentais para a segurança da tripulação e o equipamento utilizado para perfurar um poço . Para meio ambiente é tambem muito importante pois evita a contaminaçaõ das águas .BOPs em plataformas offshore são montados abaixo do convés da plataforma. Subsea  Subsea BOPs está conectado à plataforma "offshore" acima por um riser de perfuração que proporciona um caminho contínuo para a coluna de perfuraçaõ e fluidos emanados do poço da    plataforma .

Entenda o que é um Blow Out

Blowout é um fluxo descontrolado de hidrocarbonetos saindo de um poço de petróleo devido a alguma falha no seu sistema de controle de pressão. Blow-out é o fluxo descontrolado de fluidos da formação para a superfície, devido ao desbalanceamento entre a pressão hidrostática da lama de perfuração ou fluido de completação e a pressão da formação. Para se evitar um blow-out, é necessário realizar um rigoroso controle de pressão hidrostática do poço, para assegurar que ela sempre seja um pouco mais alta do que a pressão no interior da formação, assim, os fluidos da formação não poderão sair descontroladamente. Por outro lado, a pressão no poço não pode ser muito elevada, do que no interior da formação para evitar que o fluido de perfuração entre na formação, danificando a mesma. O controle da pressão no poço é feito através do ajuste da densidade do fluido de perfuração que é injetado no mesmo. Torna-se também necessária a verificação do volume de fluido de perfuração que retorna para os tanques. Caso o volume que retorna seja maior do que o volume de fluido injetado verifica-se que a formação está expulsando fluido do poço, este fenômeno é chamado de kick, que é um aviso da Possibilidade de ocorrer um blow-out. Outra medida preventiva é assegurar que o Blow-out Preventer (BOP) seja mantido em bom estado e em perfeitas condições de operação, para ser utilizado em caso de descontrole do poço. Em caso de blow-out é necessário realizar intervenções para retomar o controle do poço, normalmente isso é feito através do uso de técnicas que permita a injeção de fluidos no poço, de forma que a pressão fique novamente maior do que a pressão da formação, impedindo a saída de seus fluidos. Em poços terrestres, devido ter maior facilidade de acesso à cabeça do poço, a intervenção direta no poço é a técnica mais indicada para o combate aos blow-outs, pois possibilita maior rapidez no controle e, conseqüentemente, menor custo. Já em cenários de poços submarinos em água profunda, a utilização de poços de alívio (kick wells) é a técnica mais confiável para combate de blow-outs. Assim, os Poços Direcionais são perfurados para atingir o poço com blow-out em pontos pré-determinados e permitir a injeção dos fluidos para controlá-lo.

Lucro da Galp avança apoiado em maior produção no Brasil

No terceiro trimestre, petrolífera portuguesa teve lucro líquido de 98 milhões de euros, alta de 58%

Rio de Janeiro (RJ) - A petrolífera portuguesa Galp Energia apurou um ganho de 57 por cento no lucro líquido ajustado dos nove primeiros meses do ano, impulsionado por maior produção de petróleo e gás no Brasil.

Se considerado apenas o terceiro trimestre, o lucro líquido ajustado foi de 98 milhões de euros, alta de 58 por cento, em linha com a previsão de analistas de ganho de 99 milhões de euros, segundo pesquisa da Reuters.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado cresceu 38 por cento no terceiro trimestre, para 306 milhões de euros.

A companhia já havia informado que a produção de petróleo avançou quase 25 por cento, para 25.900 barris por dia (bpd) no trimestre passado.

A Galp detém uma fatia de 10 por cento no campo Lula/Tupi, no Brasil, e também tem operações na Angola. A petrolífera refinou 21,3 milhões de barris de petróleo bruto no terceiro trimestre, crescimento de 2,6 por cento.

A margem de refino aumentou para 4,40 dólares por barril no período, comparada a 0,9 dólar um ano antes.

Fonte: Reuters