domingo, outubro 07, 2012

Os empregos para os quais se pode candidatar numa plataforma petrolífera

Os empregos para os quais se pode candidatar numa plataforma petrolífera, de uma maneira geral dividem-se em 3 áreas, área de perfuração, área de exploração/refinarias e manutenção de serviços. É dentro destas áreas que se revelam diversas oportunidades de emprego. Sendo o seu objectivo trabalhar neste ramo, deve então começar por seleccionar as áreas a que se pensa candidatar, para que assim se torne menos complicado seleccionar as ofertas de emprego a que irá futuramente submeter a sua candidatura.

Para se candidatar a qualquer uma das funções inseridas nas 3 áreas indicadas, você deverá enviar, para além de artigos especificados pela empresa angariadora, o seu Curriculum Vitae (CV) devidamente acompanhado da sua carta de apresentação. É importante que tenha também em atenção, a possível necessidade de ter que conseguir um visto de trabalho no país em que a plataforma está instalada, uma vez que como saberá, a exploração petrolífera estende-se a todo o mundo e as várias empresas do ramo actuam a nível mundial. Para além do já referido, serão ainda necessários alguns documentos, como por exemplo o Bilhete de Identidade e o passaporte. Para trabalhar numa plataforma petrolífera em alto mar, será sempre necessário ter um curso de sobrevivência marítima, mas caso não possua não será uma limitação, pois este curso, tal como outros complementares, são quase sempre assegurados pela empresa empregadora, no entanto caso já o possua poderá ser dada prioridade à sua candidatura.

Não se esqueça que todos os documentos e toda a comunicação com a empresa empregadora deverão ser feitos em inglês.

Perfuradores, Ajudantes de Perfuradores, Operadores de Grua, Trabalhadores de Torre, Ajudantes de Piso e Ajudantes Rotativos, são postos de trabalho que se incluem na área de Perfuração. São normalmente exigidas aos candidatos aos cargos, algumas características técnicas específicas, variando estas características conforme a função a desempenhar e conforme a empresa que se ocupa do processo de recruta. Neste grupo existem ainda outras funções, para as quais as empresas exigem cursos de nível superior para além das características específicas requeridas.

Na Área de Exploração/Refinarias para cada um dos postos de trabalho são normalmente requeridos cursos superiores nas respectivas áreas, existindo no entanto também algumas excepções. Para esta Área há os postos de trabalho são geralmente dirigidos a Biólogos, Químicos, Capitães de Barcaças, Operadores de Máquinas, Mecânicos, Soldadores, Armadores de Ferro, Electricistas, Pintores e Motoristas.

Por ultimo, na área de Manutenção e Serviços, existem postos de trabalho para Empregados de Mesa, Empregados de Quartos e Empregados de Limpeza, estes são na teoria os postos de trabalho mais acessíveis a pessoas sem cursos superior e normalmente não são exigidas características especiais para desempenhar estas funções. Por outro lado, nesta área existem também postos de trabalho para Cozinheiros, Ajudantes de Cozinha, Enfermeiros, Administrativos, Informáticos, Pilotos de Helicóptero e Pessoal de Comunicações, para as quais são exigidos cursos superiores e/ou cursos técnicos nas áreas respectivas.

Normalmente, as empresas empregadoras na área da exploração petrolífera valorizam bastante a experiência dos candidatos, em lugares semelhantes aos que se encontrar a candidatar. Caso esteja interessado em trabalhar numa plataforma petrolífera e possua as competências técnicas necessárias, envie todos os documentos requisitados para as empresas responsáveis pela recruta e candidate-se às oportunidades disponíveis que lhe despertem interesse e para as quais julga ter as competências necessárias.

Plataforma de Petróleo

Conseguir uma vaga numa neste mercado de trabalho não é fácil e só os mais resistentes conseguem triunfar. Numa plataforma petrolífera existem vários trabalhos disponíveis que vão desde a sala do comando até pintores, soldadores, médicos, mecânicos, seguranças entre outros tipos de trabalho.

O trabalho na sala de comando resume-se a três tipos: coordenadores das embarcações, operadores da sala de comando e as CTOC (assistentes que controlam a estabilidade dos equipamentos e fazem transferência líquidas).

Na plataforma, propriamente dita, existem mais tipos de trabalho e um pouco ao gosto de cada um.

Operadores de guindaste cujos os deveres principais incluem operações do guindaste.

O grupo da broca incluem posições tais como roughnecks, pumpman, dereckman e perfuradores. Os Roughnecks e a lama pumpman das tomadas tornam mais pesada e ocupam da maquinaria exigida pela operação particular. O dever principal do Dereckman é a manutenção da maquinaria da bomba de lama. Os perfuradores ocupam uma das posições as mais importantes, pois são os responsáveis pela perfuração no fundo do mar.

O departamento mecânico emprega o maquinista, os mecânicos e os supervisores da manutenção que são responsáveis para todas as operações mecânicas.

O departamento eléctrico incluem posições como o electricista, o técnico electrónico e os supervisores da manutenção que reparam de todo o equipamento eléctrico.

A equipe da restauração é composto por empregados de mesa, do cozinheiro e da saliência do acampamento que são responsável da restauração, da lavandaria e da limpeza.

Antes que você decida começar uma carreira nesta indústria, precisa de determinados critérios como a saúde, a idade, a experiência, a instrução e os interesses. O trabalho exige-o estar em boas condições físicas, e você precisa de passar determinados exames médicos. A experiência em um campo particular irá ajuda-lo a ganhar uma posição e um salário melhor, mas geralmente, nenhuma experiência ou habilidade precedente são exigidas para ser empregadas.